sábado, 10 de setembro de 2011

O CONGRESSO DA FITA-COLA


O Partido Socialista está reunido este fim de semana em Braga.
Um congresso que se segue à eleição de António José Seguro para seu Secretário Geral, sucedendo a 7 anos de Sócrates.
A tarefa do PS não é fácil.
Se por um lado, as medidas (duras e impopulares) do governo de coligação se põem a jeito para serem contestadas, por outro, por mais cara feia e dureza nas palavras que Seguro (e Seguro já foi o jovem mais velho de Portugal) imponha no seu discurso  ou nas suas ações de oposição, a pesada herança que meia dúzia de anos de governo de Sócrates deixaram, colocam uma metafórica fita-cola na boca dos socialistas, cuja consciência ainda permanece nos seus níveis de razoabilidade - o cadáver ainda fumega, de resto... - contendo-os no seu palavreado jacobino e revolucionário do costume.
Mas, como é evidente, o tempo passa - e nem precisa ser muito - a política é descarada e raramente tem a vergonha prostrada no seu manual de modus operandi, sendo que de braço dado com o esquecimento é uma fórmula eficaz, traduzida com parcimónia de culinária no alheamento das massas, por um lado, e por outro no arregimentar das bases partidárias para, controladas e em rebanho, espreitarem a oportunidade de mais tarde ou mais cedo voltarem ao pastoreio da pátria, como se à frente delas, abrindo caminho, um braço invisível pintasse de branco as paredes e terreno da história recente.
O país, como quase toda a gente percebe num silêncio de ratos, nunca sai a ganhar, por mais balões e confettis que no domingo, em Braga, sejam largados no céu...

8 comentários:

Anónimo disse...

Isto é comentário político à Jorge Algeroz. Será que ele e senhor o A. Luís são a mesma pessoa?

Anónimo disse...

E o que é que o Senhor A. Luís espera que saia do congresso... ??? Um cheque em branco?

Anónimo disse...

Gosto mais da fita-cola utilizada agora pelos militantes do PSD. Essa é muito mais bonita.

Anónimo disse...

O PSD é realmente um grande partido, qualquer texto que saia nos blogs, lá vêm logo implicar com os militantes laranjas. Vão mas é "retratar-se", vocês nem sabem o que é ser socialista, comunista ou social democrata quanto mais respeitar as pessoas que não se metem convosco.

Anónimo disse...

Eu diria mesmo que é uma coisa muito grande, agora partido??? Principalmente a concelhia de Penacova. Essa então é duma qualidade de bradar aos céus! A começar do seu "líder"!!!!!

Anónimo disse...

E por acaso, v. exa, saberá o que é ser social -democrata? é que os seus actos não se coadunam nada com esse "estado de espirito".
abracinhos sociais democratas.

Anónimo disse...

Não se cansem que já percebemos de quem são os comentários anónimos que por aqui passam. São pessoas que têm um apelido enorme.

Anónimo disse...

Terá esse apelido alguma coisa a ver com o trabalho em madeira? ou com bilhetes da sorte grande?

Related Posts with Thumbnails