segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Sobre a prosperidade (reconfortante) da filosofia



Em seis anos, o Partido Socialista escavacou o país, sob o olhar impávido (e muitas vezes sereno) de Cavaco Silva.

Duplicámos, nesse período, a nossa dívida pública, enquanto o ilusionista/malabarista/propagandista se passeava pelo país e pelo Mundo, usando (literalmente) a comunicação social como uma espécie de caldo que servia, preparado, diariamente. O produto (ou sopa, se quiserem) foi de tal forma ajeitado que ainda hoje se encontram muitos agarrados, embora a maioria esteja apenas atordoada e ressacada.

Enfim, chegou a inevitável ajuda dos agiotas, quando finalmente lhe fizeram ver que estávamos falidos. E o povo, nas eleições, lá teve que eleger a comissão liquidatária.

Era a oportunidade esperada pela direita. Por causa de dívidas contraídas para pagar aeroportos em montes alentejanos que funcionam uma vez por semana e em nome de dívidas contraídas para nacionalizar as trafulhices no BPN, o PSD e o CDS têm agora o caminho feito para implementar o seu programa de sonho, em nome de uma provisória austeridade que todos sabemos que será definitiva.

É assim mesmo!” – diziam alguns ignorantes (e privados) trabalhadores, quando se falou em cortar os subsídios e os salários na função pública, desconhecendo que o pretexto estava criado para que também eles apanhassem por tabela. E agora já são eles que dizem na rua: “Os patrões é que sabem se devem ou não cortar nos nossos salários. A troika que vá mandar para a terra deles!”.
Por alguma razão não somos gregos e a nossa mesquinhez será sempre campo fértil para quem nos quer mansinhos e recatados.

E pronto, é nisto que estamos. A filosofia lá vai continuando, próspera, intocável, bem acolchoada e almofadada.

P.S. - Apesar de ter sido recusada por duas vezes a entrada de Sócrates na Sorbonne (por falta de currículo, pois claro), o amigo diplomata Seixas da Costa lá o livrou do vexame e resolveu a situação.

5 comentários:

Anónimo disse...

Realmente a dívida pode ter sido duplicada neste período, mas de trás já vinha tanta dupicação, ou triplicação ou outra coisa qualquer! O Cavaco que o diga, e ainda bem que referes aí o BPN (falta só a SLN), mais os montes alentejanos bem "subsidiados" em finais dos anos 80 e inicío dos anos 90!

Anónimo disse...

A cãozoada socialista, que vem enterrando o país de há muitos anos para cá ladra que se farta... Só falam do Cavaco e dos anos do PSD/CDS. Deles, nada. Caladinhos que nem ratos. Não têm vergonha! Falam como se tudo não tenha um pingo de responsabilidade sua.
Por isso e muito por eles é que as coisas chegaram aqui.

Anónimo disse...

Não viste bem o primeiro comentário? Começa desta maneira "Realmente a dívida pode ter sido duplicada neste período". Calados andam agora os da coligação! Ou não falas de tudo o que vão surripar aos bolsos dos tristes trabalhadores? E não é pouco!

Anónimo disse...

Vamos a falar do presente!
...e do futuro!
TRABALHAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Trabalhar? ás 12.58 o sr devia estar em período de pré-almoço.

Related Posts with Thumbnails