quinta-feira, 21 de abril de 2011

O CONGRESSO DO PS VISTO POR JORGE ALGEROZ

Jorge Algeroz foi o enviado "secreto" do Homem das Tabernas ao congresso socialista que, praticamente, "santificou" Sócrates.
Como sempre, tratou de nos escrever uma clara e absolutamente esmagadora análise ao sucedido e que nos apressamos a partilhar.

«O congresso do PS foi um mero exercício de adoração ao líder. Quase como se toda aquela gente tivesse sido devidamente esvaziada de cérebro  ou, pelo menos, limitada a  um mero exercício de levantar rabo para bater palmas, a mecanização dos braços, abrir a boca para reproduzir o discurso oficial do líder e do partido, que são uma e a mesma pessoa.
O que foi mais incrível é que toda aquela gente, incluindo os socialistas de Penacova presentes, se limitou a ouvir, comer  e calar, sem qualquer rasgo de pensamento ou atitude autónoma. Se Gustave Le Bon estivesse vivo, certamente que aproveitaria este congresso para introduzir novas variáveis de análise à "Psicologia das Multidões", estabelecendo novos paradigmas de pensamento ausente, isto é, uma espécie de vazio construtivo de uma ilusão sobre a qual assenta todo um modus operandi.
O líder, por definição, não se contesta, adora-se e tudo naquele congresso foi estudado e previsto ao milímetro e mais uma vez ressalta uma frase de Le Bon que refere que "não são os factos em si que impressionam as pessoas, mas o modo como lhes são apresentados."
Já era sabido que o PS e Sócrates nada mais têm a dizer ao país, por isso, assentaram o seu congresso numa imagem puramente plástica, fantasiosa, de que se fala, sobretudo nas mediocridades militantes, aquelas que se limitam a impressionar-se com o espectáculo em si, eliminando o conteúdo da mensagem que apenas paira residual nos mentores, não que eles acreditem nela, mas apenas no efeito desviante que provocou ou não nas pessoas.
Depois, perante o espectáculo e a encenação vetustos e até faustosos, e para o observador que  não se deixa manipular, resta sempre a interrogação sobre o alcance da coisa, não importando o efeito sociológico que a comparação entre a crise e as dificuldades do povo e todo o clima apoteótico absolutamente vergonhoso que se fez ao redor de um homem que conduziu a nação ao estado em que ela se encontra.
O PS-Penacova, como todos os outros PS-locais estão, como é óbvio, devidamente amestrados. Sabem bater palmas, levantar o rabo das cadeiras para aplaudir de pé quem manda, ladrar às oposições, auto-ilibar-se de responsabilidades e dizer, sem vergonha na cara que, se não foi o mundo que mudou, foram as suas terras.»

__________________________________________________________________________________

Nota futeboleira inevitável: Como era facílimo de prever, o FCPorto foi ao Estádio da Luz, colocar na ordem o SLBenfica e arrumou-o da final da Taça de Portugal, conforme eu vaticinei há algumas semanas. Para que conste das actas e para que os adeptos do SLBenfica percebam que não há arbitragens, por mais escandalosas que sejam que desmintam um 12-4 no total dos jogos efectuados entre FCPorto e SLBenfica esta época.
E deixo um conselho amigo: deixem-se eliminar pelo SCBraga na liga Europa para não sofrerem nova humilhação frente ao FCPorto na final da mesma, em Dublin!
E Tu, José António Duarte, trata de arranjar as seis garrafinhas da aposta que me deves e não te esqueças dos comprimidos para a azia...

5 comentários:

Jorge Neves disse...

No post ""TABERNEIROS FAZEM APOSTA "MORTAL", pelos vistos o meu comentário não estava muito longe da verdade, aliás ainda correu melhor do que eu esperava.
O FCP ganhou na Luz para o campeonato e fez lá a festa, na taça não foi preciso o prolongamento para lhes aumentar a azia e na Liga Europa a final não vai ser contra o Dinamo de Kiev mas vai ser contra o Braga.
Tive pena de não terem apagado ontem a luz assim todos os portistas evitavam de ver os jogadores, tecnicos e adeptos a chorar de frustação. Carrega Benfica

Anónimo disse...

O caro amigo A. Luís antecipa já a vitória do FCP sobre o SLB (2-1) na final da Liga Europa...Oxalá não se engane, que era bom para o orgulho Nacional haver duas equipas portuguesas na final...

António Luís disse...

Sim, mas o Braga também pode ir à final e é, também, uma equipa portuguesa...
Tudo isto é para poupar o ego (ou o que resta dele) do SLBenfica... Já são humilhações a mais...

Cumprimentos.

Anónimo disse...

"SEM TITULO"...Boa!
O futebol, ao menos da-nos alguma... alegria.
porque no (des)gorverno estamos fartos de tristezas e mentiras. FANTUCHADA!,DRAMATISMO!,VITIMISMO!.
BASTA!
è tempo de mudar!

ToneDaTasca disse...

e, e, e oooohhhh Sr. Zé bote praqui três jarros de tinto faz favor, que, que, que temos de afogar as mágoas...gluuupgluuup, gluuupgluuup, aaaahhhhh...Olhe Sr. Zé, fui trabalhar pó Abílio Triste, numa terra que ele tem ali no Golpilhal, mas aqui o Tone hoje num tinha força pa nada. Intão odespois daquela desgrácia de onte à noite, aiii jassuuuusss que a minha alma ainda chora de dor com aqueles três secos, quem é que fez alguma coisa de jeito (isto hoje foi um dia perdido pó País e, e, e...eghhh uuup e logo numa altura de crise como esta...). Odespois de ver a luz ser apagada por, por, por...aqueles andrades e árbitro (vá lá...fica por aqui em respeito às meninas...). Intão aqui o Tone começou a época a pensar na champions e, e, e será que me tenho de contentar com umas carlsbergs...Ai Deus nos acuda, ooohhhh Jesus...! gluuupgluuup, gluuupgluuup, aaaahhhhh...Sabe o que mais me custou, Sr. António? Foi ver, na nossa luz (pátria da nação), a adoração ao presidente desses andrades...já adoram homens, andam perdidos...ooohhh gente de pouca fé. ooohhhh menina Natasha, por favor...oooohhhh menina Marlene, vamos lá ver...gluuupgluuup, gluuupgluuup, aaaahhhhh...num venham pracá desencaminhar este homem que, que, que ele hoje tá muuuuto fraco...eu, eu, eu bem sei que as meninas me querem arrebitar, mas é uma época de travessia do deserto e, e, e...eghhh uuup e este homem tá muuuto em baixo...gluuupgluuup, gluuupgluuup, aaaahhhhh...vou inté casa curtir as mágoas com a minha Ofélia (ela bebe um copo e eu oitro, e proai adiante...olhem, ò menos só se estraga uma casa...), intéamanhã Sr. António, intéamanhã meninas...

Related Posts with Thumbnails