sexta-feira, 4 de março de 2011

FESTITRADIÇÕES: CRÓNICA DE UMA MORTE ANUNCIADA

Intichaski - Grupo Equatoriano que já passou por Penacova

Dizem-me que este ano não haverá Festitradições, a única iniciativa cultural de dimensão internacional que Penacova oferecia aos seus munícipes e turistas.

Dizem-me que a culpa é do habitual organizador que bateu com a porta, não tendo a Câmara Municipal nada a ver com o assunto (?).

Dizem-me que, na Câmara Municipal, a ideia é deixar morrer o Festival, por ser uma marca da gestão de Maurício Marques.

Dizem-me que o Festival ficava muito caro. Tão caro como um concerto do Toy ou do Quinzinho de Portugal.

Dizem-me que Penacova é um concelho turístico.

Dizem-me que devo ser tolerante e ter sentido de humor. E eu rio-me

21 comentários:

Anónimo disse...

E eu digo que esta morte já vem com uns 10 anos de atraso.
Só tenho pena de nao ver as meninas de leste. quanto ao resto,africanos, mexicanos, etc. o que era aquilo?
Dos ranchos portugueses nem vale a pena falar.

Anónimo disse...

Caro António, não "deve" saber mas já existe um festival o da "Lampreia" , só com 3 dias mas pronto o outro tinha 10 dias pronto.
E pronto para o ano está pronto o novo festival e para o ano é que é pronto .... não chego a perceber o que querem , também não tenho que saber pronto.Verdade é que para o ano é que é pronto.Tinham- se esquecido do projeto da tenda pronto , culpam sempre os outros pronto .
Não sei o que acabo de escrever ,mas pronto.
Como eu alguns não sabem o que andam a fazer.PRONTO

Jorge Neves disse...

Será quem ninguem sabe falar Ingles para efectuar os contactos?
Alguem da autarquia pediu ao Amavel para colaborar/ajudar que se realiza-se este ano? Não devia ser organizado de forma profissional?
A cultura não tem cor politica!
Leva-me a pensar que o fim do Festitradições tem mesmo haver por ser um dos orgulhos do Mauricio

Anónimo disse...

Estando certo de que não se consegue agradar a Gregos e Troianos em simultâneo, o Festitradições era um evento cultural do conselho (e não só da Vila de Penacova), pois levava a alegria e a cultura às várias Freguesias e entrava em contacto direto com as populações. Por isso se chamava Festitradições de Povos do Mundo.
Este grande festival de Folclore começou a morrer quando se descobrio que o Dr afinal não era Dr. O Sr Amável ainda conseguiu pegar na organização e em conjunto com os seus colaboradores,carregou a tarefa, e fez um excelente trabalho.
Custa admitir, que com tanta gente competente que entrou na Câmara Municipal, não haja ninguém com capacidade de organização de um tamanho evento cultural, em conjunto com os Ranchos que continuam ativos. É pena que a Festa do Municipio seja reduzida a umas atuações de artistas pimba, mas é o que vamos conseguindo...talvez seja apenas isso que o povo gosta!

Anónimo disse...

Não. Pessoal que saiba falar inglês acho que só há mesmo no ministério da justiça. é só suposições rascas. informem-se e depois falem.

Anónimo disse...

cá pra mim...os unicos revoltados com esta medida politica são os 'meninos' que passavam uma semana a 'mamar' com o dinheiro de todos nós.
para mim cultura, não são 5 autocarros de estrangeiros que apanham uma seca de uma semana com o intuito de 'chegar' a outros palcos de algumas cidades portuguesas.
cultura é apostar nas crianças ( parabens á Rebordosa) é apostar nos séniores, é apostar no coro de Penacova.
...agora dar dinheiro para uns pseudo-intelectuais se 'pavonearem' por aí???...
BASTA...Penacova num novo rumo precisa-se.

Anónimo disse...

pois é! a perfeição faz-se ao longo do tempo! Houve erros! mas tambem houve elogios!como o caso do festival da lampreia...o festitradições... cada ano deve-se melhorar! A morte do festitradições,...é pena! só por alegar... uma desculpa...!concordo que havia ezageros! mas podia haver cortes e acertos! mas corte radical...NÂO! desculparem-se com o passado... não é desculpa! cada ano é um ano!Lá por morrer uma andorinha...não acaba a primavera!

Unknown disse...

Boa noite blogosfera de Penacova, não posso deixar passar em claro o que se passou com a extinção do Festitradições. Um festival de grande valor cultural, com a participação de Países com culturas totalmente diferentes, desculpem o atrevimento “Povos do Mundo”. Um evento em que grande parte da logistica era feita por voluntariado, a esses o nosso muito obrigado, nos tempos que correm já são poucos que ainda trabalham por amor á camisola. Com o decorrer dos anos este evento pouco evoluiu, era sempre mais do mesmo. Desculpem, mas alguem me sabe dizer qual era o numero de espectadores nos seus primeiros anos, em comparação com os ultimos anos? Alguem sabe quem era o público que assistia ao evento? Cidadãos do concelho, os tais turistas que parece terem esqucido de Penacova, qual era o numero de Ranchos com o qual era feito o festival, sim gostava de saber se alguem fez uma estatistica do público que assistia. Teve um bom inicio mas depois,... perdeu algum público, o evento era feito no inicio da época balnear, talvez um público pouco jovem. O concelho de Penacova tem capacidade para fazer melhor. BOA SORTE!

Anónimo disse...

Gostei especialmente de um rancho o ano passado, pomposamente anunciado como vindo de África. Foi-se a ver e moravam quase todos na Cova da Moura em Lisboa. O Festitradições era composto na sua organização por 10% que realmente acreditavam e trabalhavam para aquilo e outros 90% a mamar.

Anónimo disse...

Que pena...
Hei, estamos no sec.xxi

Jorge Neves disse...

Também existem pessoas no executivo da autarquia que diz que não faz mal as estradas que são da sua responsabilidade estarem cheias de buracos e que não se cumpra os prazos das obras, porque antigamente também fazia a barba sem água porque não existia água canalizada onde morava.
Só demonstra o seu olhar abrangente em relação a Penacova.

Anónimo disse...

Tambem para fazer " FESTI..." sempre no mesmo local... Penacova,Lorvão e Chelo...! o resto do concelho era paisagem...! Esperava que este executivo muda-se...mas afinal...!as iniciativas continuam ...ou cortam!
Quando não tem ideias...!.
" O TEMPO VOLTA P´RA TRAS...!"

Anónimo disse...

o Sr. Jorge Neves...desculpe me o atrevimento, mas o sr. será um reacionário péssimista? é que os seus comentários dão a entender que neste concelho são todos péssimos de ideias e carácter!
Bolas...não quer contribuir com algo positivo?ahn?...participe na construção de algo bom, porque para mandar abaixo já chegam os 'senhores' de Lisboa ( ...e da Arrentela-Seixal)que enviam os seus enviados especiais com as cassetes do costume.
ps: não é o seu caso, pois não?

Anónimo disse...

a cassete dele é outra. só ainda nao sabe bem a letra da musica.

Jorge Neves disse...

Caro anónimo das 13:24,não sou Comunista se era isso que queria saber, embora todos nós sejamos um pouco comunistas.
Sou Liberal e até sou autarca mas como independente caso não saiba, mas fui eleito como independente num partido, a qual já não pertenço precisamente por ser comodista de só atacar sem apresentar soluções e por não andar na rua a falar com as pessoas para aprender a viver a realidade, políticos de gabinete está Portugal farto.
O que comento aqui não são favores que faço a outras pessoas nem é nada contra ninguém nem contra partido algum, tanto “malho” esquerda como à direita, como apoio o Mauro como o Humberto. Acha estranho? Basta não acreditar em partidos mas sim em projectos, não tenho problema algum em dizer que nunca apoiaria o pára-quedista do Humberto (pára-quedista foi como ele se definiu a um jornal) não por causa dele mas por causa de quem o amordaça.
Ao anónimo das 17:44, posso lhe dizer que quem marca o ritmo e quem escolhe a musica sou eu.
Já fui convidado pelo PS e PSD tanto para Coimbra e pelo PS para Penacova, não foram convites de dirigentes concelhios mas sim por quadros dos partidos a nível nacional.
Mais lhe posso dizer, apoio o Mauro se ele for o candidato à Câmara Municipal de Penacova, como apoio o Eduardo Ferreira se for candidato à Junta do Lorvão, como apoio o Carlos Cidade se for o candidato do PS à Câmara Municipal de Coimbra, com quem tenho uma excelente relação política e conta com meu apoio e eu com o apoio dele.
Nota: Não sou recenseado em Penacova não voto em Penacova

Anónimo disse...

De que vale alguém tentar fazer alguma coisa por este concelho...ou que seja, só por Penacova?
Basta olhar para estes comentários e perceber, que nesta terra quanto menos se fizer, melhor!
Basta pensar um pouco e reparar, que desde tempos imemoriais, só duas ou três familias, mandaram em Penacova e só o que eles dizem e fazem é que está bem!?
Depois, há mais meia dúzia de alcoólicos que se passeiam pelo terreiro a partir das seis e meia da manhã e tudo se resume a nada.
Em penacova nada tem futuro...Tudo o que abre, fecha em pouco tempo e vão-se aguentando alguns que continuam a lutar contra a maré, mas muito poucos.
Mais vale remetermo-nos ao silêncio das nossas casas e deixar o mundo correr, pode ser que a maior parte desta tralha, acabe por ir embora, para os tais concelhos vizinhos que tanto adoram e nos deixem em paz.
Quanto à água para desfazer a barba, há tanta coisa que ainda há bem pouco anos não havia em Penacova, só que as pessoas esquecem muito rapidamente.
Esta geração "RASCA" e "à rasca" não mexe uma palha, cotinuam a não ter "tomates" para se fazer à vida, não saiem de casa dos papás e depois dá nisto, só o que é bom para eles é que vale a pena!
E todos os outros?
E o bem comum?
Acabem com tudo menos com os grandiosos festejos, este ano a seguir à ExpoAlva...Esse trazem muitos turistas e o povo gosta!!!

Anónimo disse...

Só espero que a bem da nossa boa disposição o Dr. Jorge neves não páre de comentar. Foi convidado por quem?todos nós sejamos um pouco comunistas? fale por si se faz favor.Apoiar um Social-Democrata para a camara e um comunista para a junta? mas afinal o sr. é liberal ou não?Que grande confusão vai nessa cabeça.

Jorge Neves disse...

Não sou Drº nem me faço passar por tal.
Tambem não queria saber quem convidou! A seu tempo saberá.
Não vou perder mais tempo consigo, não costumo dar troco a anonimos, anonimato é "cobardia" tipica dos socialistas da escola Sócrates que até criaram um site para denuncia anónimas.

Anónimo disse...

O que há mais é sites pra denuncias anónimas. E ainda bem. Mas olhe, o seu candidato favorito é especialista nessa matéria sabia? será que o site não é dele? O senhor e os seus novos amigos são tão inocentes que pensam que o site é de uma certa pessoa e não imaginam o quão longe andam da verdade.

Jorge Neves disse...

Caro anónimo das 14:37, só demonstra a sua ignorância sobre o que comenta.
Não fale do que não sabe para fazer favorezinhos a quem não tem coragem de sair da cobardia.
O site que me refiro das denúncias anónimas foi criado por este DESgoverno Socialista, caso não saiba.
Mas deixo ficar aqui o endereço para o elucidar:
https://simp.pgr.pt/dciap/denuncias/
Daqui a uns dias veremos quem é especialista em denuncias anónimas ou sobre pseudónimos.

Anónimo disse...

Coneço este personagem há muitos anos. Tenham cuidado e atençaõ. Acreditem que não anda na blogosfera pelo bem do Concelho nem nada que se pareça.

Related Posts with Thumbnails