quinta-feira, 18 de novembro de 2010

CNO DE PENACOVA É UMA EXCEPÇÃO NO PAÍS


Já começa a ser repetitivo dizer que a nossa Taberna recebe clientes de todos os cantos do país e do mundo, ainda que, sejamos honestos, são essencialmente os penacovenses que nos alimentam o negócio.

Estavam há dias dois clientes do Casalito, três de Boas Eiras e um do Cunhedo ao balcão que, pela conversa que foram desenvolvendo, deu para perceber que são alunos que frequentam o Centro Novas Oportunidades (CNO) de Penacova.

É claro que não ouvi tudo o que disseram, primeiro por ser uma pessoa educada e depois porque o estabelecimento estava composto e a Marlene tinha metido baixa nesse dia. Mas, do que fui ouvindo, surpreenderam-me sobretudo os elogios que os homens fizeram à forma como funciona o dito Centro que, confesso, não conheço.

Pelo que percebi da conversa, os cavalheiros em questão estarão já a concluir o processo que lhes dará o equivalente ao 12º ano e, ao contrário do que pensavam à partida, aprenderam mesmo muita coisa e sairão de lá com conhecimentos e ferramentas para as suas aspirações profissionais. Fartaram-se de gabar a coordenadora do Centro e as diferentes técnicas que os foram acompanhando (com alguns piropos à mistura), enaltecendo a sua competência e paciência. Quanto aos formadores, parece que são todos muito habilitados e trabalhadores e chegam mesmo a transmitir conhecimentos aos adultos que por lá passam.

Resumindo, e sabendo nós aqui na Taberna como (não) funciona o programa Novas Oportunidades por esse país fora (uma espécie de estrutura de distribuição de diplomas), é bom saber que, pelo menos na nossa terra, os adultos que por lá passam aprendem mesmo alguma coisa.

Os meus parabéns.

9 comentários:

Anónimo disse...

Eu estou a fazer o secundário no CNO em Penacova e só posso sublinnar o que diz o autor do texto. As meninas são inexcedíveis e os formadores sempre disponíves. É um Centro onde, se trabalharmos, aprendemos mesmo. Quantos aos outros CNOS não conheço mas tenho ouvido cada história....

Ronqueira disse...

Aqui está uma prova que no homem das tabernas não se fala só mal.
É para ver se alguns invejosos que pensam que são donos de tudo nesta terra se vêem ao espelho de uma vez por todas e aprendem.
Grandes taberneiros!
Obrigado.

Anónimo disse...

Apenas algumas correcções;
Os formados não são alunos e não vão aprender (como na escola), os formados terão de validar conhecimentos já adquiridos isto é:
Valoriza o que aprendeu, em diferentes contextos (formais, não formais e informais), ao longo da vida, e reconhece as competências que foi adquirindo, atribuindo-lhe uma certificação escolar e/ou profissional. O processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC)
Há assuntos que deveriam investigar mais ……

Anónimo disse...

Para o último anónimo,

Eu frequento o CNO e aprendo mesmo porque temos sessões de formação em algumas áreas. Não é só, como diz, validar o já se sabe.

Investigue que melhor que concordará comigo.

Jorge Neves disse...

Se este CNO é bom como dizem, eu tambem o confirmo,está na hora de irem fazer as inscrições porque tem falta de alunos.

ToneDaTasca disse...

e, e, e...eghhh uuup e ooohhh Sr. Zé, faz favor de botar um copo de tinto aqui ao Tone...gluuupgluuup, gluuupgluuup, aaaahhhh...olhe, isto vai de mal a pior. Na agricultura, num há quem dê de fazer a um Homem. Dantes ainda aparecia este e aquele com um trabalhito, mas agora, nada, nadinha...olhe, inté já pensei em ir a essa coisa das novas oportunidades oferecer-me pa ensinar a esse pessoal algumas coisas de agricultura (sempre era algum quintrava), e, e, e...eghhh uuup e podia ser que começassem a amanhar essas leiras todas por ai fora, que é uma vergonha ver por ai tudo nesse estado...gluuupgluuup, gluuupgluuup, aaaahhhh...olhe, noitro dia, enquanto brincava com o meu Rui (filho da minha Madalena), dei por mim atento ao que o Sr. Dr. Marinho&Pinto dizia num debate lá dos adbogados. Sabe Sr. Zé, são precisas pessoas assim pa mandar umas pedradas no charco...intão o Homem só diz verdades e, e, e...eghhh uuup e é uma necessidade haver pessoas assim em cargos importantes...um pobre rouba um pão pa matar a fome aos filhos e é perseguido de forma desumana pela justiça e, e, e...eghhh uuup e os grandes crimes (de todas as espécies) passam imaculados (ou quase) pela justiça...sabe, são dois pesos e duas medidas, uma pós ricos e oitra pós pobres...oooohhhh menina Natasha, encha aqui o copo faz favor...gluuupgluuup, gluuupgluuup, aaaahhhhh...olhe, que nunca doa a língua ao Sr. Dr. Marinho&Pinto pa continuar a lutar contra os grandes interesses instalados. Poraqui o Tone, enquanto Deus lhe der vida e saúde (já num é muuuta, mas prontos), vai fazendo oivir a sua voz...se gostam, muuuto bem, se num gostam, é só escolherem entre esses mudos que estão ai pelas mesas a laurear-a-pevide...gluuupgluuup, gluuupgluuup, aaaaahhhh...

Anónimo disse...

A nível da formação dada aos adultos e à disponibilidade (quase 24 horas/dia), pelo menos no meu tempo (fui dos primeiros a certificar-me no CNO de Penacova), tanto técnicas como formadores foram do melhor. Assim outras instituições de penacova trabalhassem tão bem, a começar pela CMP.

Anónimo disse...

Eu sou contra as Novas Oportunidades. Que trabalhem e estudem à noite. Os meus pais para que os filhos tirassem um curso superior trabalharam muito. E andamos nós agora a pagar para aqueles que (e muitos deles não foi por falta de possibilidade dos pais),desisitiram, chegarem ao 9.º e ao 12.º ano num só ano e ainda receberem bolsas.Como é que este país pode desenvolver-se. Enfim...dói, porque sei os sacrifícios que os meus progenitores fizeram.

Anónimo disse...

O que doi é saber que nuns centros a certificação é praticamente oferecida e noutros (como parece ser o de Penacova) os adultos têm formação e desenvolvem trabalho para atingir tanto o 9º como o 12º. Eu fiz o 9º ano aqui no nosso CNO e não foi assim tão fácil como possa parecer. Aprendi muito e isso já foi bom.

Related Posts with Thumbnails