O Dr. Carlos Fonseca é um famoso biólogo português (nascido e criado no nosso concelho) com uma vasta obra científica publicada, apesar da sua tenra idade.
Os mais atentos saberão até que Carlos Fonseca já brindou o nosso concelho com alguns estudos na área da biologia local, existindo mesmo obra publicada com o seu nome nas edições da Câmara Municipal.
E se agora falo dele é porque soube, em primeira mão, que o distinto investigador se prepara para publicar mais um estudo inédito e revolucionário sobre Penacova, nomeadamente sobre a política concelhia.
Defende Carlos Fonseca que os Paços do Concelho padecem daquilo que ele apelida de um típico caso de Amensalismo Político. Explica o biólogo que “tal como no mundo da botânica, em que existem plantas que produzem substâncias com a finalidade de inibir/eliminar plantas competidoras para assim ficarem com área livre para se desenvolverem sozinhas (veja-se o caso do eucalipto), também na política concelhia se verifica um fenómeno similar. Há sinais evidentes de que os actuais governantes concelhios estão a criar um monohabitat (termo que eu inventei) onde nada mais poderá florescer que não seja de fácies rosada, desde o mais simples cantoneiro até o próprio presidente da Câmara, que será a última vítima, a menos que tenha capacidade de adaptação, ou seja que se filie no partido socialista."
Vamos tentar que o Dr. Carlos Fonseca venha apresentar o seu estudo aqui mesmo na taberna, ainda que, segundo nos contou, ainda faltem alguns meses para que a investigação termine, tal é a complexidade do mundo em que se meteu.
3 comentários:
Este texto é talvez um dos melhores que tenho lido aqui na taberna. Parabéns Zé Tó por este mmento literário.
um dos melhores???? isto tá é cada vez mais fraquinho.
Esta do amensalismo político só mesmo dos nossos taberneiros. Bem pensada sim senhor, ainda que eu optasse por lhe chamar parasitismo do concelho.
Seja como for, o Dr. Carlos Fonseca é um insigne cientista do concelho que devemos elogiar.
Enviar um comentário