quinta-feira, 28 de outubro de 2010

JORGE ALGEROZ FAZ BALANÇO DE UM ANO PS/HUMBERTO OLIVEIRA NA CÂMARA DE PENACOVA

O sagaz sociólogo aqui da Taberna, Jorge Algeroz, não se esquivou a comentar a passagem de um ano sobre a mudança de cor e inquilino na Câmara Municipal de Penacova. Uma análise mais encriptada, digamos, do que a popular, feita aqui por Augusto Borralho há uns dias.
Por isso, segue de imediato a sua análise, como sempre destravada e sem amarras:
"Neste 1º ano de mudança, há um problema de base, isto é, os pilares deste poder estão com uma sustentação pouco clara. Por um lado, não se sabe se foi Humberto Oliveira que ganhou as eleições, se o PS. O primeiro continua amarrado à sua condição de independente - como diria o meu semi-homónimo Jorge Coelho - sempre muito imprevisíveis, o segundo está no nítido plano do erro, não erro em si, mas erro de análise/avaliação, ou seja, por um lado afirma que o mérito da vitória é seu, pese embora não deva menosprezar Humberto Oliveira e o seu potencial "independente", mas por outro também não sabe se ganhou por "retirada" dos adversários, sobretudo o PSD. Portanto, o PS está num limbo psico-identitário, o que não deixa de ser preocupante para um partido no poder.
Seja como for, é mais ou menos consensual que Humberto Oliveira foi um erro de casting político, que recebeu nos braços um bebé cuja fralda não sabe mudar, pese embora possa aprender. E é isso que o PS-Penacova teme, mesmo que diga o contrário.
Portanto, convém ao PS não hostilizar Humberto Oliveira, mas também não lhe convém colar-se demasiado em caso de algo poder correr mal. E também na justa medida da quantidade de queijo que os penacovenses venham a comer nestes 4 anos...
Concretizando e do estrito ponto de vista prático, o mandato é claro. Toda a gente fala em mudança, mas o que é facto é que as coisas têm seguido o seu rumo errático, mais ou menos habitual. Não revela nada de substantivo. Continua o mesmo ritmo de anos, devidamente cristalizado pelo PSD, sendo a mais visível diferença o facto de finalmente e ao fim de muitos anos, o senhor Presidente da Câmara Municipal de Penacova não ter bigode!"

1 comentário:

Ronqueira disse...

Para quem duvidava os senhores da taberna não andam a fazer fretes aos poderes.
Agora até o PSD leva. Os senhores do PS que não se queixem sozinhos e trabalhem no interesse de Penacova.

Related Posts with Thumbnails