segunda-feira, 29 de abril de 2013

O CDS e as eleições em Penacova



Durante o PREC e nas intensas campanhas eleitorais da segunda metade da década de setenta, o CDS criou e fez circular uma quadra que rezava mais ou menos assim:

No trabalho sou PC,
Com os amigos PS,
Em casa sou PPD,
Mas voto no CDS.

Queriam os centristas, com o slogan, fazer passar a ideia de que, apesar das públicas manifestações de simpatia pelos diferentes partidos, na hora da verdade o povo votaria, afinal, no partido conservador e mais desfasado com os revolucionários ventos que ainda sopravam.

Vem este episódio a propósito da entrada do CDS na corrida eleitoral ao Município de Penacova, em coligação com o maior partido da oposição. Estava a vitória socialista (mais voto menos voto) completamente assegurada, quando, surpreendentemente, PSD e CDS decidem baralhar um pouco as contas e formar uma aliança que tentará equilibrar um bocadinho mais os pratos da balança. Quando falta conhecer ainda o candidato comunista (que poderá alterar ainda mais a equação), de repente, umas eleições que pareciam não ter história (o mandato socialista foi de permanente ostentação e de propaganda até mais não) podem, afinal, obrigar o poder instalado a uma luta com que não contariam.

Depois de, nas últimas eleições, se ter aliado ao PS/Penacova (a candidatura dos centristas foi na altura preparada pelo quartel-general socialista numa cave bem conhecida de Penacova para roubar votos ao PSD) o CDS aparece novamente determinado a influenciar os resultados das autárquicas em Penacova. Falta saber quanto e até que ponto.

1 comentário:

Anónimo disse...

As politiquices e a ambição pelo poder!...........

Não deixem de ler também o "Campeão das Provincias"...carjeking e afins.

Tudo se insere nos mesmos meandros tenebrosos..........que nos confundem a alma.

Related Posts with Thumbnails