segunda-feira, 1 de abril de 2013

O ambiente político penacovense está a ficar abafado…


(C) theworld-ilivein.blogspot.com

…não só nas Assembleias Municipais (como apontou muito bem o sociólogo da Taberna Jorge Algeroz) como noutros fóruns de participação cívica.

Há por aí preocupantes sinais de intolerância. E se esta, até há pouco, se limitava à triste utilização dos habituais idiotas úteis em manobras de difamação, hoje já começa a resvalar para uma confrontação mais violenta,  coisa estranha numa terra que sempre foi de brandos e polidos costumes.

Até saltitar pelo moderno e maravilhoso mundo internauta se tornou um exercício perigoso e de consequências sempre próximas da ofensa gratuita, dominando e fazendo escola a politiquice (não confundir com política que é coisa nobre) de baixíssima qualidade em horário de expediente.

Nunca Penacova (pelo menos durante a sua recente história de participação local) tinha assistido a uma tão pesada atmosfera, em que tudo o que é (legitimamente) criticado, tem como consequência pavloviana um chorrilho de ataques pessoais, que se não incomodam pela fraqueza de conteúdo e de argumentação, pelo menos afligem quem vela pela sanidade do debate político.

Há mais empenho na fiscalização do que se vai dizendo/publicando sobre as grandes realizações do poder do que com a sua realização propriamente dita, o que, não fazendo por si só um estado-novo, significa pelo menos um novo estado de coisas.

Esta Penacova Senhorial (PS) bem instalada, que faz gala do seu histórico direito ao território concelhio e que é hábil no entreter de absortas plateias, tornou-se palco pouco recomendável ao exercício da cidadania.

2 comentários:

Anónimo disse...

É pena que quem devia ler estes artigos não os leia. O povo de Penacova não vai em leituras e muito menos de blogs, vai votar direitinho em quem lhe mostra a melhor pintura, mesmo que os pintores sejam burros, engravatados e vestidos com umas calças.
Duarte, tens toda a razão assim como o Algeroz!

Anónimo disse...

O último anónimo tem toda a razão. Pelo menos foi o que aconteceu até 2009, segundo dizem.

Related Posts with Thumbnails