quarta-feira, 24 de outubro de 2012

JOSÉ SANFONA CANTA PENACOVA

Oh meu lindo Terreiro
Oh querido desenvolvimento,
Está Penacova em primeiro
nas vilas deste momento!

O granito do chão da vila
É rocha da nossa terra,
Foi trabalho em forte fila
Que desceu abaixo da serra!

Oh Presidente Humberto
Que obras maravilhosas,
Penacova vale por certo
Umas duas mil pampilhosas!

Oh senhor presidente Coimbra
Sois político com P grande,
Pois se lhe conhece a fi(m)bra
Consigo não nos falta quem mande!

*****

Poesia popular livre da autoria de José Sanfona, do Capitorno.



17 comentários:

Anónimo disse...

Só não está mais desenvolvida porque somos como o Relvas que diz que é um gosto e orgulho "exportar" cientistas e pintores. Que portugal não exporta só jogadores de futebol. Cá por Penacova "exportamos" o(s)nosso(s)génio(s) para a Madeira.

Anónimo disse...

Tu nem sabes onde fica o Capitorno!!!!!!

Anónimo disse...

O Eng.º Humberto Oliveira fez uma excelente obra no terreiro, que deixa todos os penacovenses orgulhosos!... E só não conseguiu fazer mais devido ao aperto financeiro em que este governo nos colocou, à situação económica da câmara (que estava longe de ser a por ai anunciada nas bocas do povo...) e ao ambiente hostil que teve de enfrentar no seio da sua própria equipa (com boys estrategicamente colocados para controlar e passar a informação)!...

Mas com o tempo o Humberto Oliveira foi virando as costas ou fazendo ouvidos moucos a estas politiquices…, e mostrou que sem ele a vitória do PS nas próximas eleições autárquicas é uma mera miragem!...

António Luís disse...

Para os dois primeiros anónimos, com todo o respeito que é possível ter por quem não tem coragem nem rosto, uma palavra simples: Bardamerda!

Anónimo disse...

Pessoas que nunca fizeram nada pela terra e que estão tão longe da realidade de Penacova…, virem para aqui satirizar, ironizar e ridicularizarem o trabalho de outras que todos os dias dão o melhor de si em prol do desenvolvimento e da projecção do concelho para outro patamar…é de dar dó! Tenham vergonha e deixem trabalhar quem quer o melhor para este lugar.

Anónimo disse...

Sim, sim...estão tão longe da realidade estes taberneiros!

Carlos G. disse...

É engraçado que certas pessoas que dizem fazer imensas coisas por Penacova, não são capazes de dar a cara pelo que fazem. Nem tem coragem para tal. Pensam que são donos de Penacova, alguns deles estariam desempregados se não fosse o carreirismo político e a militância obediente nas jotas. São todos uns cobardes que vem para aqui descarregar as frustrações em alguém que, ao contrário deles tem pelo menos sentido de humor. Quem não tem sentido de humor, enfim... coitados.
Força A. Luís, não te deixes abater!

Anónimo disse...

E o sr. Carlos G é? Bardamerda para quem se identifica.

Anónimo disse...

Eu vou mas devias ir comigo, assim dividiamos.... então o sentido de humor!!??
Então voçês não se identificavam e agora criticam quem não se identifica??? Engraçado.....
Porque é que permitem que as pessoas escrevam em anónimo??? Não deviam permitir e assim viamos quem tem coragem de escrever.... Quem queria escrever tinha que se identificar, enquanto isso não for possivel vou continuar a escrever em anonimo...

António Luís disse...

Ora bem, a questão é simples: há um individuo que escreve, como nome e rosto e indivíduos que seguramente me conhecem - porque me tratam por tu - e que se permitem, na sua legitimidade, destratar-me. Enfim, só lhes fica mal.
Lamento que, sendo homens/mulheres que se reclamam donos de obra pública na sua terra, que não é só deles, se escondam desta forma. Mas então não tem orgulho no que fazem?
Depois dizem que estar fora, ser "exportado" é uma sub-condição que, na sua ótica, limita ou até castra a "legitimidade" para falar da sua terra. Suponho então que as centenas de emigrantes que Penacova tem pelo mundo estejam, por isso, impedidos de opinar sobre o que se passa na terra que tiveram que deixar por circunstâncias respeitáveis.
De facto, nem todos conseguem atividades que lhes permitam ficar na sua terra. Mas daí até serem "proibidos" de dar opiniões, vai uma enorme distância.
Cumprimentos.

Anónimo disse...

Opinião? O exmo Calhau com olhos dá opinião?
É uma nova abordagem à palavra. Anos em que andou a falar mal de tudo e todos (sem excepção) como anónimo. Insulta gratuitamente pessoas do Concelho, à sombra de palavras caras que pensa que a maioria não vai entender. Ataca a seriedade de pessoas que a si não devem nada, só pelo puro prazer da maldicência. Já assisti a situações em que esteve cara a cara com essas pessoas. Nem abriu a boca. De facto, o escrever identificado a milhares de kilometros de distância é como o vinho: não dá força, mas dá uma coragem do caraças.

Carlos G. disse...

Desista António Luís, esta gente anónima não tem emenda porque lhes falta algo que não se compra: coragem!
Já agora, sou Carlos Gonçalves, leitor de Coimbra com família em Penacova. Não o conheço a si e pergunto ao anónimo que se interrogou sobre a minha identidade se por acaso me conhece, mesmo eu referindo o meu nome como faço... Se conhecer, que o diga e já agora que se identifique como eu faço.
Já agora faz assim tanta diferença assinar Cargos G.?
Repare que alguém aqui escreveu: "Bardamerda para quem se identifica!" Penso que com esta frase está tudo dito.
Lamentável.

Anónimo disse...

Nota-se que neste blog há uma perseguição sem tréguas ao A. Luís. Basta reparar que os posts dele são quase sempre os mais comentados. E no que toca a insultos a ele nem se fala. Mas neste texto sinceramente não sei o que leva a que o ataquem tanto e nem sei como ele aguenta e ainda não deixou o homem das tabernas...

Anónimo disse...

Tadinho do A. luís e os seus textos inocentes e sem ofensas a ninguém.

José Ramos, leitor de Aveiro com familia na Riba de Baixo

Gilberto disse...

Se por um lado também defendo que este blog não devia aceitar comentários de anónimos, por outro lado até gosto de ler essas alarvidades que escrevem (embora sejam um tanto ao quanto repetitivos).
No fim prefiro nem saber quem são, do que pôr um nome em cima de certas ideias/bacoradas…
Até porque isso de anónimos na rede é muito fácil, mesmo criando um perfil /conta nunca se pode ter, assim a primeira vista, a certeza da veracidade da coisa.
“Viver e deixar viver” e “carpe diem” [i]my friends[/i]…
De um emigante teclando de Lx… ;)))))

Anónimo disse...

Será que todas estas mensagens não fazem pensar o senhor A. Luís?
Eu a ele sei bem o que fazia...
Sempre me disseram que entre dizer ou escrever asneiras e estar calado mais vale estar calado!
Pense nisso.

Anónimo disse...

Pelo teor dos comentários colocados, imagino o daqueles que não o foram. Os expostos só denotam que o caro amigo António Luís tocou no cerne da questão e o poder reagiu (como era de esperar).
António Luís que nunca te falte a coragem para dizer (com inteligência, sagacidade e humor) o que se vai passando por penacova, portugal e o mundo.
Abraço

Related Posts with Thumbnails