segunda-feira, 25 de junho de 2012

Pontapé na Atmosfera VIII – futebol e economia no velho continente


O campeonato europeu de futebol tem-se mostrado incrivelmente parecido com a realidade político-económica do continente que lhe serve de palco, sendo que, à medida que a competição avança e se torna mais implacável, as semelhanças vão sendo cada vez mais evidentes. Se não vejamos:

- A competência alemã, de tão ostensiva que é, chega a ser arrogante. Na recente partida contra os gregos, foi cruel e imperturbável em campo, como que dizendo “Se vocês tivessem a nossa eficácia competitiva não passariam por tantas dificuldades”. 

- Portugal e Espanha vão ter, quarta-feira, um duelo equilibrado, ainda que a Espanha seja (na economia e no futebol) mais forte do que nós. Mas, enquanto Portugal já admitiu e assumiu (na economia e no futebol) as suas fragilidades, os espanhóis parecem apostados em mostrar ao mundo que nada têm a ver connosco. E isso pode jogar a nosso favor…

- Assim, o final da competição irá trazer-nos, muito provavelmente, um duelo norte/sul. E se, na economia, o resultado seria facilmente previsível, já no futebol, o perfume mediterrânico pode sempre inebriar e confundir os frios sentidos que emanam das negras florestas europeias.

P.S. – Pedro Proença, árbitro português, mostrou competência quase irrepreensível nos jogos que apitou no europeu, o que nos faz interrogar sobre as causas da sua recorrente incompetência quando atua em Portugal.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails