quinta-feira, 20 de outubro de 2011

20 ANOS EXPLICADOS EM 20 LINHAS

Estar aqui exilado no "Calhau", segundo os pensadores profissionais de Penacova, retira-me autoridade e até capacidade de análise sobre a realidade.
Mas eu, como tenho a mania que sou criativo, gosto sempre de ultrapassar desafios e por isso, numa das minhas tardes passadas numa cadeira a pensar enquanto olho para o mar, elaborei uma tese que considero brilhante, genial e que, quase por pena, partilharei com os clientes deste estabelecimento, sendo que ela dissipará as dúvidas que existem, ainda, sobre a minha imensa capacidade para delirar...
Cá vai, então, a explicação para pelo menos 20 anos de "não desenvolvimento" em Penacova, sendo que, para gáudio dos socialistas, o PSD também é apanhado na maior fatia da culpa.
Agora sim, cá vai:

Há 21 anos que foi inaugurado o troço do IP3 que atravessa Penacova e que, exclamava-se, que iria trazer Desenvolvimento, indústria, riqueza, gente/turistas, enfim.
Ora, debruçando-me sobre o "Desenvolvimento", porque é que ele nunca chegou?
Simples.
Ele entra num carro, ali algures em Trouxemil, um veículo potente, cheio de toques tuning, vindo de Lisboa via A1. Os vidros são negros e o carro dispara rapidamente no traçado do IP3 e ao passar pela zona da Alagoa, onde hoje nasce uma arejada zona industrial, solta uma gargalhada ao estilo de Ming, o impiedoso e manda o carro de vidros negros acelerar ainda mais.
Entretanto a GNR é alertada para um carro a circular a alta velocidade, montando de imediato uma forte barricada antes da saída para Penacova, em plena descida, de modo a encaminhar o veículo para a vila para ser devidamente autuado.
Contudo, o carro com o "Desenvolvimento" no seu interior acelera a pedalada nitro, levando à frente a barricada constituída por um jipe e dois agentes.
Os dois agentes, mal refeitos do susto, conseguiram, ainda assim, encontrar um pequeno papel que viram ser lançado de uma das janelas de trás do potente veículo...
O que é que era?
Segundo um dos agentes, o papel terá sido escrito e lançado, alegadamente, por alguém que circulava naquele automóvel e nele constava o seguinte: "Parar em Penacova? Não pá! Só se for para beber água!... Mas agora não tenho sede. Tchau aí!
___
Políticos, de que é que estão à espera para me contratar como criativo para as vossas campanhas?
___
Nota: Parece que  o Homem das Tabernas chegou à imprensa escrita, nomeadamente ao jornal "Frontal". Agradecemos a preferência e da minha parte, como colaborador, desejo paciência ao seu Diretor!

33 comentários:

Anónimo disse...

Aproveitando o seu trajecto e quando voltar ao contenente, veja bem se o parque da alagoa já tem água e luz que nao estava comtemplada no projeco inicial. Na sua terra aproveite para andar a pé em segurança nos passeios que lá foram feitos, depois continue e passe em Lorvão para ver a nova escola, continuando até Penacova veja toda a zona envolvente ao centro educativo e cultural que alguem igualmente se esqueceu de candidatar ao QREN. Visite a escola comos seus quadros inter-activos ao contrário dos de ardósia previstos no caderno de encargos bem como a zona dos recreios exteriores. Não sei se já verá a zona central do terreiro como estava habituado. Aproveite e vá ao reconquinho, já pode estacionar lá em baixo. Se vier no verão e se não gostar de rio, aproveite que as piscinas estão abertas. Há noite pode voltar ao centro cultural para um dos muitos eventos que lá tem decorrido, visto que abomina as festas de julho. Passe tambem em carrazedos para relembrar as artes e oficios da sua terra , na antiga escola.Junto ao Parque Verde?!?!?! e se for adepto, tambem lá tem um parque para auto-caravanas. Se for á Espinheira e for dia de feira não se preocupe, já tem uma estrada alternativa. Aproveite e vá tambem a travanca do mondego e veja as diferenças. Em s.p.alva, e se for em ano de eleições, visite a expoalva que tem crescido, da mesma forma como o subsidio que a câmara deu, cresceu para apoiar o evento. E mais não digo que a noite já vai longa. Realmente muito pouco tem sido feito por esta cambada de xuxalistas.E veja bem que já passaram dois anos. ou só passaram 2 anos?

abraço do contenente e continue a escrever o que lhe vai na alma.

Anónimo disse...

O que são estas obras...algumas nem são da Câmara, comparadas com o que foi prometido.

PROPOSTA DO PS DE PENACOVA EM 2007

"25 Medidas para Penacova"


1 - Criação de um espaço único que possibilite a integração dos diferentes Serviços Públicos (incluindo Serviços Camarários). Deve ser combinado com o desenvolvimento de novas zonas de implantação de Serviços Públicos, nomeadamente a Loja do Cidadão.

2 – Casa Municipal da Cultura e da Juventude (incluindo Centro de Congressos).

3 – Recuperação de todo o património do Mosteiro de Lorvão.

4 – Reabilitação das zonas históricas das vilas de Penacova e Lorvão, incluindo a requalificação paisagística e urbanística do Largo do Terreiro

5 – Recuperação dos aglomerados de Moinhos de Vento e de Água, para fins turísticos.

A cada dia sairão mais medidas do PS para Penacova, para que se possa fazer comparação.

Anónimo disse...

Aí vão mais cinco!

PROPOSTA DO PS DE PENACOVA EM 2007

"25 Medidas para Penacova"


6 – Reabilitação das zonas ribeirinhas do concelho, dotando-as de condições de lazer e desportivas.

7 – Promoção do aproveitamento turístico das Albufeiras do Concelho.

8 – Parque Desportivo Concelhio com campo de futebol relvado e pavilhão gimnodesportivo com dimensões ajustadas às exigências oficiais

9 – Criação de Parque Desportivo e de Lazer, com Piscina e Pavilhão Multi-Usos, nas Vilas de S. Pedro de Alva e Lorvão.

10 – Palácio da Justiça.

Ainda faltam 15. E assim se ganham eleições. O pior é o resto, cumprir!

Anónimo disse...

E você que fazer os outros de estupidos se acha que isso é um programa para 4 anos.
Além disso essa proposta era de 2007. Foram tomadas algumas decisões entretanto e erradas que mataram logo à partida algumas dessas. E por muito que lhe custe, e embora não sabendo, muitas dessas 15 que enumerou já estão em marcha. Anda distraído você.
Se em 20 anos tivesses feito metade dessas 15 não tinhas perdido as eleições. Mas queres que as façam em 2. É justo. Continua a assobiar pró ar que a tua concelhia faz-te a folha.

E por falar em ganhar eleições. Passos Coelho, Passos Coelho, Passos Coelho.

Anónimo disse...

Realmente o que vale é a política. os comentários a este texto não existem. os politiqueiros aproveitam tudo para se mostrar, defender os seus partidos e porque é que não comentam os textos e o que eles dizem?

Anónimo disse...

1- Que eu saiba as eleições ganham-se e só se pode garantir obras para quatro anos, porque ao fim desses quatro anos, há eleições outra vez e ganha-se ou não!

2- Estas medidas por acaso, até seriam para seis anos, conforme está na acta, 2007/2013, só que foram ditas quando outros estavam no poder.
Claro que estando do outro lado, é mais fácil falar.

3- Quanto a estas medidas não se podiam fazer nos vinte anos que passaram, nem nos próximos vinte que virão.

Amanhã levas com mais cinco. Pensas que és esperto mas de nada te vale isso. Quanto a concelhias, cuidado que a Sandra Ralha anda por aí e o Manuel Pereira ainda não acabou.

Anónimo disse...

Essa do "estando do outro lado, é mais fácil de falar" nunca fez tanto sentido!
IHIHIHIHIHIHIH

Anónimo disse...

Ora então, ao contrário de outros, continuo a cumprir o prometido.

PROPOSTA DO PS DE PENACOVA EM 2007

"25 Medidas para Penacova"


11 – Construção de Centros Educativos (tendo em vista responder à reestruturação de toda a Rede Escolar do Concelho.

12 – Construção de Novo Mercado Municipal, em novo Centro Urbano a criar e desenvolver.

13 – Construção do Centro Coordenador de Transportes, integrado com o desenvolvimento de uma Rede de Transportes de Passageiros no Concelho, em novo Centro Urbano a criar e desenvolver.

14 – Parque de Exposições Multi-Usos na Freguesia de Sazes, incluindo criação de acessibilidades, no lugar de Espinheira, para a realização da feira mensal e outros eventos.

15 – Desenvolvimento, com a respectiva infra-estruturação de novas zonas urbanísticas que permitam a construção de habitação a preços controlados e que fomentem a fixação de famílias.

Mas há mais...esperem para ver, ainda faltam dez medidas!

Anónimo disse...

1 - Qualquer pessoa minimamente inteligente sabe que quando se lança um programa é para o fazer sem contar com as condicionantes interiores e exteriores.

2 - Quanto ao ser mais fácil falar, não seja hipócrita e olhe para si, e para o seu próprio partido. Que belo exemplo.

3 - è um facto que nunca as fariam em 20 anos como já está mais que provado. Tenham outros esse tempo e veremos.


Amanhã até posso levar com mais 20 ou 30. O facto aqui é o que não foi feito em 20. O que se poderão fazer daqui prá frente nem você nem ninguém poderá dizer. Só vendo. E é isso que lhe custa. Quantos não nomes que avançou: sem comentários até porque era a situação que mais lhe interessava não era?Não pense numa coisa dessas que lhe faz mal à saúde.

Anónimo disse...

Incrivel. Hoje, junto ao quiosque palmeira, 3 conhecidos militantes do PSD penacova desfolhavam o Frontal quando um deles se sai com esta brilhante afirmação: Já viram isto? que vergonha, Penacova vai ter policia municipal.
Para mim ficou muita coisa tão clara. Estou sem adjectivos para descrever tamanha sapiência e perspicácia.

Lorvanense disse...

Daqui do Zimbório vos saúdo!
Ele há cada um...

Anónimo disse...

O prometido é devido.Aqui vão mais cinco promessas.

PROPOSTA DO PS DE PENACOVA EM 2007

"25 Medidas para Penacova"


16 – Construção de Rede de Saneamento com as respectivas ETAR’S em todos os aglomerados urbanos que o justifiquem

17 – Construção de via rodoviária variante a Penacova, com ligação às freguesias de Lorvão (Chelo), Figueira de Lorvão (Sernelha) e Sazes de Lorvão (Nó Rodoviário de Espinheira), em que se incluem os troços há muito programados de passagem pela Albarqueira e Serra do Viso.

18 – Construção da Variante às povoações de Miro e Friúmes (Sabem que neste momento se encontra em fase de concurso, o que não quer dizer que não possa vir a ser encontrado um programa de financiamento

19 – Criação de ligação com bom nível de serviço entre Lorvão e Coimbra, com construção de um novo traçado entre Lorvão e Aveleira

20 – Desenvolvimento de projectos no sector de actividade das energias renováveis, em especial no âmbito da energia eólica, biomassa e produção / utilização de hidrogénio, embora a Câmara Municipal não tenha vocação para isso, deve criar condições e candidatar algumas matérias, para que estes investimentos possam surgir.

Anónimo disse...

E você não tem pena de ser assim? olhe, em relação á última medida parece que vai mesmo avançar. Uma de muitas que você não vai ter o privilégio de saber antecipadamente. Vão ser só mais uns sapinhos que vai ter que engolir.
Quanto ao ponto 18 vir você falar de financiamento só pode ser piada. Os homens que perderam os financiamentos dos relvados e dos arranjos exteriores do centro educativo e centro cultural. Você é de facto um case-study.
E noutro post aqui acima diz que trabalha? isso é que foi hein? foi chegar, ligar o computador e começar a trabalhar aqui no Homem das Tabernas. Ó homem, você é de facto um exemplo.

Anónimo disse...

Desculpem lá mas tinha-me esquecido do resto das medidas. Elas eram tantas que...Aqui estão as últimas cinco!

PROPOSTA DO PS DE PENACOVA EM 2007

"25 Medidas para Penacova"


21 – Construção de Zonas Industriais, devidamente infra-estruturadas prevendo-se numa delas um Parque com Incubadoras de Empresas, alimentado parcerias com agentes económicos e universidades/escolas politécnicas a exemplo do que aconteceu em Cantanhede com a Biocant.

22 – Promoção do desenvolvimento de um “Cluster” em actividade a identificar através de estudo de mercado e cientifico.

23 – Promoção da agricultura biológica, em conjunto com as Escolas do Concelho, Escola Superior Agrária de Coimbra e parceiros privados.

24 – Promoção da construção de habitação social, destinada a famílias mais carenciadas.

25 – Promoção de investimentos na área social e na área da saúde, em parceria com as IPSS (Unidades de Cuidados Intensivos, Lares Residenciais para Jovens, Creches, Jardins de Infância, lares de Idosos, Centros de Dia, Apoio Domiciliário, Centros de Convívio, Centros de Formação Profissional e de Competências.

Vamos ver o que eles conseguem!

Anónimo disse...

Mais ou menos o que tu e os teus conseguiram durante mais de 20 anos? Espero bem que não. Aí continuaria tudo na mesma! Infelizmente para certas visões mais turvas, o saneamento básico não é uma prioridade e no entanto está a ser feito, e como na sua terrinha já existe, há outras onde ele ainda é necessário fazer!

Anónimo disse...

Que falta de argumentos. Vocês só são bons é "asneirar" a dizer "bacoradas" a insultar, a insinuar, de resto são iguais a tantos outros, mas como mais manias.Lembre-se quem começou a comentar este post e depois cale-se, é muito melhor.

Anónimo disse...

Já tu és bom a???????? já agora esclareça os leitores.

Anónimo disse...

Não sei quem falou no saneamento básico, nem onde foram buscar a ideia que era um argumento válido! Vejam bem se isso importa para alguma coisa? É uma "asneira" e uma "bacorada" como nunca se viu, e um "insulto" da pior espécie! Bonito era Estoirar dinheiro no Festitradições, agora fazer o saneamento!

Anónimo disse...

AOS ANOS QUE SE FAZ SANEAMENTO EM PENACOVA.
QUEREM VER QUE VOCÊS DESCOBRIRAM A PÓLVORA.
QUANTO AO FESTITRADIÇÕES NEM VALE A PENA COMENTAR. SÃO MILHARES DE TURISTAS QUE TÊM VINDO A PENACOVA DESDE QUE VOCÊS ESTÃO NO POLEIRO.
JÁ AGORA, PORQUE NÃO FALAM NO HOTEL AGORA?
ATEND, "TU VAS TOMBÉ".

Anónimo disse...

No Hotel? Mas és burro ou quê? Ainda te lembras quem é que o accionista maioritário do hotel? Não será a Santa Casa de Misericórdia? E a percentagem que a câmara tem? Ainda te lembras quem é que quis enterrar lá dinheiro? Não precisas de responder, porque vais tentar, mas sem conseguir, dar a volta à situação! Fala com o teu camarada Santana Lopes, agora que é provedor da Santa Casa, pode ser que te meta lá, se o teu tacho não chegar!

Anónimo disse...

Quem descobriu a pólvora penso que foi o Dr. Artur que começou o saneamento. Pois, quanto ao Festi não vale a pena falar não.....ou vai falar de quê? dos milhares de turistas que vinham de Chelo, Galiana, Cahínho, Casal, Ribela , Espinheira?
Tombe? tu é que já tombaste há uns anos e ainda não interiorizaste o facto. Mas vai-te habituando à ideia de mais uns valentes anos sem poleiro ó Tó.

Anónimo disse...

O município de Penacova, só vive de Fachada!
Aparecem na comunicação social, por tudo e por nada...
Os compartes da freguesia de Sazes do Lorvão, Carvalho e Penacova, chegaram a acordo com a EDP, para uma eventual exploração de Parque Eólico na serra do Bussaco.
O municipio de Penacova, ja estão a preparar uma MEGA publicidade, na comunicação social, para ficarem com " OS LOUROS", deste ACORDO!!!!!
Mas o acordo é com os compartes intervenientes e não com o municipio!!!!!

Anónimo disse...

O acordo não passa pelo municiípio?Nem foi a camara que entrou em contacto com a EDP nem nada. E não sei que mega operação falas quando isso até já saiu no jornal com a presença do Presidente da Junta de Sazes. E o municipio não tem terrenos tambem onde as torres vão ser instaladas? Ele há de facto cada um. Anda-te a doer tanto não anda?Estavas tão bem emigrado na Turquia.

Anónimo disse...

Na Turquia? Diria mais Afeganistão, Iraque, ou Líbia! Diz que a viva por esses sítios é como por Lisboa!
IHIHIHIHIHIHIH

Anónimo disse...

Esse acordo que fala! foi para a Serra da Atalhada (Friumes)! meu amigo! Não sei por que razão, alguem quis que o presidente da junta de Sazes fica-se na Foto do protocolo!
...e não o presidente da junta da area (serra da atalhada)da Freguesia de Friumes!
...COMPREENDO!!!! é de cor diferente! mas os Penacovenses, já estão a começar a ver... a equipa que este municipio, afinal tem....!

Anónimo disse...

Em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Falo do Presidente de Sazes porque um anónimo falou em "Os compartes da freguesia de Sazes do Lorvão, Carvalho e Penacova", e vem agora você falar do presidente de friíumes????mas agora a serra da atalhada pertence á serra do bussaco? o vosso desespero é cada vez maior. É com cada bacorada. No inicio pensaram: bem, isto foi só para mudar. Daqui a 4 anos somos nós os donos outra vez de Penacova. Como já estão a ver que não vai ser bem assim nem sabem o que hão-de dizer. Se alguma vez o Presidente Gilberto ia aparecer a assinar um protocolo para a serra da atalhada?!?!?!?! é com cada Xico-esperto que aqui aparece.

Anónimo disse...

O presidente de Sazes apareceu na foto porque o acordo era prá zona da portela da oliveira/serra do bussaco. O que é que a atalhada tem a ver com a serra do bussaco? você não andará a beber uns tintos valentes aqui na taberna?

Anónimo disse...

Olhe que o estudo não é só para a Atalhada, também há serra na zona de Sazes!

Anónimo disse...

Mas afinal, não estou a falar em copos, nem estou com os copos!
A verdade é que aparece nas fotos da comunicação social, o acordo para eventual Parque Eólico na Serra da atalhada (FRIUMES), e aparecem os intervenientes do acordo, no meio deles tá o presidente de Sazes!...porquê!? a serra é em Friumes!
Ate o presidente de Sazes, comentou,que se quis levantar da mesa antes da "FOTO", e alguem disse a ele "...ficas tambem!".


Perguntem ao Gilberto!!!!!
Ta a disse-lo a boca cheia, por ai....!!!!!!!

Anónimo disse...

Mas porque é que os taberneiros deixam publicar todo o tipo de mentiras sem o minimo cuidado e que põem outras pessoas e a sua seriedade em causa? O acordo foi assinado para a portela da oliveira e tambem para a serra da atalhada.Mas tu queres confundir as pessoas de qualquer forma não é? Porque é que pões palavras na boca do Presidente de Sazes que ele não disse?E porque é que não dizes que o anterior processo andou a arrastar-se desde 1996 até 2004 e que desde essa data não houve mais avanços nenhuns? não tens vergonha? não consegues mesmo fazer politica de forma séria pois não?

E já agora colo aqui um Post de 2008 onde os taberneiros já nessa altura brincavam com o tema que pelos vistos agora e finalmente vai ser uma realidade
PENACOVA INOVA NO CAMPO DAS RENOVÁVEIS 31-12-08 "O concelho de Penacova vai ser pioneiro na construção de um revolucionário parque eólico. As serras da Gavinhos, Portela e Atalhada vão acolher uma espécie de cluster eólico, com a particularidade de os aerogeradores (torres eólicas) possuírem um sistema único de reaproveitamento do ar.

Segundo apurámos junto da empresa responsável pela montagem do sistema, cada aerogerador vai ter a capacidade de, ao mover as pás para a produção de energia, direccionar o ar utilizado para os outros aerogeradores, fazendo com que a mesma porção de ar possa ser reutilizada vezes sem conta, desperdiçando o mínimo possível.

Ou seja, na prática, o ar usado para mover as pás de uma torre da Atalhada será recambiado, por exemplo, para uma outra na serra de Gavinhos, o que permitirá que a atmosfera não seja sujeita a uma pressão desnecessária"

Anónimo disse...

Como é que já se fala em realidades, se só estamos a falar de estudos?
Eles já foram feitos uma vez e por sinal na altura a empresa entendeu que não havia condições.
Será desta?
Isto quer dizer que uns querem e outros não?
Ninguém entende nada disto... Pelo menos eu não!

Anónimo disse...

As mudanças climatéricas podem trazer novos ventos!

Anónimo disse...

O anónimo das 9.19 confunde estudos com assinatura de acordos. É de facto mau de mais para ser verdade. Mas se calhar era a isso que estava habituado. Uma assinatura serviria para mais que uma coisa.

Related Posts with Thumbnails