sábado, 3 de setembro de 2011

OS CIENTISTAS DA BOLA


Não escondo de quem me conhece que cresce galopante o meu desprezo pelo futebol. 
Cá tenho as minhas públicas preferências, mas elas ficam apenas pelo emblema e respetivas cores.
Esse desprezo não se consubstancia tanto no jogo em si, que continua aliciante desde que jogado no relvado e gritado das bancadas de forma genuína, mas pelas suas lateralizações apessoadas nos chamados "comentadores desportivos".
Desconheço se existe nas finanças essa categoria de "trabalhadores", se passam recibo, enfim. Mas o que é facto é que nas rádios, televisões e jornais, proliferam esses encartados da bola, que discorrem sobre a metafísica do futebol, impregnados de uma linguagem técnica absolutamente pavorosa, metafórica e, por isso, quase delirante, sendo que alguns se acabam por embrulhar nas suas próprias metáforas e preciosismos técnicos, só não tendo o discernimento de mostrar o cartão vermelho a si mesmos para se calarem.
Eu não consigo perceber o tecnicismo das suas análises porque nas suas cabeças surgem esquemas completamente intrincados e que, pelo menos a mim, não elucidam um átomo sobre o jogo em si e penso que nem eles entenderão...
É como se o futebol fosse um amontoado de fórmulas físico-quimicas, de geometria pouco descritiva ou de matemática analítica que só por alguns é alcançável.
Desculpem-me os leitores encartados na bola, mas para mim o futebol (ainda) consiste num desporto que visa a introdução da bola numa baliza e que sai vencedor quem mais vezes o fizer num jogo.
O resto é palha que, com o tempo, apodrece e nem os burros a querem para refeição!

4 comentários:

Anónimo disse...

É certo sim sr.!
Tem toda a razão no que diz relativamente ao jogo da bola! Mas não é menos incorrecto o que normalmente utiliza nos seus textos, as semelhantes metáforas sobre tudo e mais alguma coisa, as palavras "caras" que só se encontram em restaurantes gourmet e não na taberna mais próxima, nada mais que o seu próprio "veneno", metamorforicamente falando!
A inteligência que o assiste é mais do que suficiente para escrever o que todos os frequentadores da taberna possam entender, não queira restringir a compreensão dos seus textos do mais comum dos mortais, porque qualquer dia apenas Zeus, Apolo, Afrodite, e outros que tal do Olimpo, o conseguirão fazer!

António Luís disse...

Chiça!
Muito obrigado!
Sobretudo na parte em que me considera "inteligente"!
Contudo, discordo da curta lista de Deuses que enumerou. Faltou referir, pelos menos, Poseidon e Baco, sobretudo este último por razões óbvias!

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Mão tem de agradecer.
Não estava a ser irónico quando falei da inteligência que o assiste! Por aquilo que escreve aqui, e que escrevia antes num jornal local, considero que tem muitas qualidades enquanto "comunicador". De resto não posso dizer porque não faz parte do meu rol de conhecimentos.
Na parte dos deuses, a lista é curta mas reparou que estava referido "e outros que tal do Olimpo"!
Enunciar os que referiu e os demais em falta seria exaustivo e poderia não haver espaço na caixa dos comentários!

Cumprimentos

Anónimo disse...

Por isso uns percebem de bola, outros de futebol( que não é o caso da maioria dos comentadores desportivos) e ainda outros de aviação com ou sem motor. eheheh.
É a beleza da "coisa".

Related Posts with Thumbnails