sexta-feira, 19 de agosto de 2011

LUÍS ADELINO QUER ELEVAÇÃO DE S. P. D’ALVA A CONCELHO

Na passada Terça-feira, quando tudo apontava para uma tranquila comemoração dos 20 anos da Vila de São Pedro D’Alva, Luís Adelino (Presidente da Junta de Freguesia) provocou o embaraço entre as insignes figuras do Concelho de Penacova presentes na Cerimónia.

Quando foi a sua vez de usar da palavra (e depois do ritual discurso de circunstância) Luís Adelino deixou cair o politicamente correcto e tornou público aquilo que já vinha confidenciando aos seus colaboradores mais próximos: São Pedro D’Alva quer ser sede de concelho.

O Homem das Tabernas estava lá e registou as exactas palavras que prometem agitar o Verão penacovense: “Penacova é um concelho muito extenso, com muitas freguesias, o que o torna quase ingovernável. As freguesias da parte Leste, mais interiores, são muitas vezes discriminadas, esquecidas e prejudicadas. A única solução para este problema é a formação de um novo concelho a partir da nossa freguesia (S. P. D’Alva), mas que poderá incluir também as freguesias de Paradela, Travanca do Mondego, Friumes, Oliveira do Mondego e São Paio do Mondego”.

Numa altura em que os ventos sopram no sentido da concentração administrativa, as palavras de Luís Adelino caíram como granizo sobre telhados pouco habituados a intempéries.

(Foto: Penacovaonline)

11 comentários:

Anónimo disse...

Realmente Luís Adelino fez tremer telhados, não com a tentativa de elevação de São Pedro de Alva a concelho mas com abordagem de assunto sensíveis a alguns presentes, tais como os correios, a escola, desenvolvimento, etc.
O discurso do Luís Adelino foi de facto um discurso de um bom presidente.

Anónimo disse...

Lindo vai ser quando começar a luta pelo poder entre ele e o Mauro. Aí é que se vão a ficar a saber muitas histórias.

Anónimo disse...

De todas as juntas de freguesia do concelho, esta será sem dúvida a que menos se pode queixar! Enquanto as outras todas, ou quase todas, andaram dezenas de anos sem investimentos ou obras, esta foi das que recebeu os "investimentos" quase na totalidade!

Anónimo disse...

Foi uma cerimónia muito digna. Mas impressionou-me a disputa entre os Presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal. Este não deixa de se comportar sempre como se fosse o Presidente da Câmara (e secalhar é). Houvi algumas pessoas perguntarem umas para as outras qual deles é o Presidente?

Anónimo disse...

Que o discurso foi bom e que o homem é bom presidente acho que ninguem tem duvidas, mas tambem é verdade o que diz o anonimo das 10:15. Ao longo deste anos todos a freguesia de S. Pedro de Alva foi a única que teve algo de progresso! O investimento foi todo canalizado para lá e tudo o resto apenas se tentava aproveitar de algumas migalhas que camara deixava.

Anónimo disse...

Aqui está um valor seguro do nosso concelho, que não precisa de padrinho ou recomendações (apenas obra e amor à terra…) para fazer ouvir a sua voz e impor a sua visão. Uma lufada de ar fresco na oposição, que muito preocupa o status quo político vigente!...

Anónimo disse...

O que vi foi uma intervenção mais do que fraca do Presidente da Câmara, que ainda não aprendeu a comportar-se à altura dos grandes momentos como o que se viveu em S. Pedro d' Alva. Fez alusão a coisas completamente a despropósito. O mesmo já tinha acontecido no feriado Municipal. Muito fraquinho mesmo!
O Pedro Coimbra colocou-o a um cantinho... Ele sim tem pose e estatura!!! O Humberto não está à altuira do lugar!!
Ainda por cima não tem mão na Câmara. Cada vereador faz o que quer... Mandam mais os familiares dos vereadores do que ele. Uma Câmara muito reles. Ainda ha uns tampos a vereadora dita da cultura deu uma entrevista onde se auto promovia e vangloreava da sua capacidade de iniciativa... Ao menos que veja o que se passa pela cultura nos Municípios à volta a ver se aprende, depois em vez que promover os Centros de enventos existentes no Concelho, como a quinta da Nora, a de Vale pousado ou a dos Loureiros, apresenta-se numa entrevista onde fala como vereadora a promover o seu próprio negócio ... um Centro de Eventos localizado, imagine-se, fora do Concelho... Ou seja cada um faz o que lhe apetece e o Humberto como se nada fosse com ele ... O PS que ponha é o Pedro!

Anónimo disse...

Comentários para todos os gostos. Infelizmente, na maioria ridiculos. Quanto áquele que diz que as pessoas perguntavam quem era na realidade o presidente é normal. São os mesmos que votam sem saber em quem.
Quanto ao Luís, vai-lhe acontecer o que já aconteceu a outros. O padrinho vai escolher o seu sucessor e não vai ser ele de certeza. Vai ser uma escolha "pequenina".

Anónimo disse...

Anda tanta gente enganada. Tenham calma que na altura própria virá, quem há-de repor a normalidade nesta Câmara. Ninguém sabe quem faz o quê, metem-se nos pelouros uns dos outros, o Presidente, "bom rapaz mas não passa disso".Quanto ao Luís Adelino, ainda se vai falar muito dele por boas e más razões. A arrogância não vai longe mas se ganhar o que perdeu em tempos "humildade" ainda se vai safar!

Anónimo disse...

Repor a normalidade?
Se acha que os anteriores mandatos foram de normalidade, força.
Tenho impressão é que confunde normalidade com passividade.
Só lhe dou razão numa coisa. Anigamente ninguem se metia nos assuntos de ninguem. até porque era o poder de um homem só. E mais uma vez, se quer isso outra vez pró concelho , força.

Anónimo disse...

A procissão ainda só vai no adro... e os sucias... estão a ficar exaltados!... e mau sinal!

Related Posts with Thumbnails