sexta-feira, 15 de julho de 2011

FÃS PRONUNCIAM-SE SOBRE FIM DO FESTITRADIÇÕES

Tal como prometido, e porque nem todos os nossos clientes têm facebook, damos hoje conta do andamento de uma votação no nosso Clube de Fãs sobre o fim do Festitradições.

Pois bem, a esmagadora maioria considera que o Festival já não se realiza este ano por não poder contar com a colaboração de Amável Ferreira (foto tirada daqui).

O Homem das Tabernas, sabendo a razão que levou ao afastamento do director do festival, não compreende como pode um município desperdiçar tamanho capital adquirido, deitando para trás das costas anos e anos de afirmação de algo que já tinha conquistado um lastro cultural/etnográfico de significativa envergadura.

A ligação do evento à anterior gestão camarária como causa directa para a sua morte, a ser verdade, deve pedir reflexão séria dos penacovenses.

Nota: Os organizadores/gestores do nosso Clube de Fãs no Facebook solicitam que quem ainda não passou por lá o faça e se torne membro de pleno direito, bastando, para isso, carregar em "gosto". Mais, uma vez, os taberneiros não podem deixar de mostrar-se orgulhosos e envaidecidos por tamanha atenção e aproveitamos para agradecer a dedicação.

16 comentários:

Anónimo disse...

Esse festival(???) já ia em que edições? 11ª, 12ª? Se assim era, já acabou com 11 ou 12 anos de atraso!
Uns gostam de rancho, outros de feijoada, outros de chanfana, e por aí em diante!

Anónimo disse...

É claro que sim. Para quem é tão ignorante sobre o que é, e o que representa o Folclore, pode dizer-se que este anónimo tem razão.
Mas se pensar que poucas, mas mesmo muito poucas, são as associações, sejam culturais, desportivas ou socio-caritativas, que levaram o nome de Penacova tão longem, como os Ranchos Folclóricos e Etnográficos do nosso concelho, é uma perda de tamanho inigualável para a nosso terra.
Diga-nos qual é o evento cultural de carácter internacional que agora existe por aqui?
Não venha dizer que são as festas no Município, e as actuações de "músicos pimba"!!!

Anónimo disse...

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades. O actual executivo entende que a matriz do festitradições não se coaduna com a realidade sócio-cultural do munícipio, pelo que, está de canalizar verbas para a ExpoAlva, essa sim, uma festa mais próxima da realidade do concelho, e que ganhando outro élan pode ficar desde já associada à administração socialista do munícipio (tal e qual as festas do concelho)!...

Anónimo disse...

50 pessoas, um autocarro, no farnel pastéis de bacalhau, rissóis e vinho tinto. Começa a actuação e é vê-los todos a dançar da mesma maneira e a estalarem os dedinhos com as mãos no ar. Num canto, acordeons e vozes esganiçadas entoam por todo o lado. Espera, isto é cultura, não é nada Pimba.

Quanto ao evento internacional deve estar a referir-se ao rancho de Angola que foi-se a ver e eram todos da Cova da Moura.

levaram o nome de Penacova tão longe ponto e vírgula, foram passear tão longe quer você dizer. Ou consegue-me dizer quantos "rancheiros" estrangeiros voltaram a penacova depois de terem participado no Festi? com o poder económico de grupos de guatemala, colômbia, ucrânia, angola(cova da moura), etc, é de esperar que todos regressem um dia. IHIHIHIHHI

Anónimo disse...

Bom dia a todos:
Fui uma das vozes críticas acerca da inércia do anterior executivo. O Festitradições era um dos poucos acontecimentos culturais de que podíamos disfrutar. Os gostos não se discutem, mas, com algumas excepções, a qualidade dos grupos e a dinâmica que trazia a Penacova, era de inigualável valor. Penso que se podia criticar pelo que não se fazia, agora criticar pelo que se faz, traduz bem a atitudes de uma grande parte de pessoas de Penacova.

Anónimo disse...

Mas será que ainda não se percebeu que é tudo uma questão de gostos? Cada um defende a sua convicção! Como disse o 1º anónimo, e bem, na última frase, uns gostam de umas coisas outros gostam de coisas totalmente diferentes!
E o anónimo das 19h21 também tem razão no que diz em relação ao regresso desses grupos, ou elementos que os acompanhavam nas devidas alturas, a Penacova, que devem ser pouco mais de zero, senão mesmo esse número redondinho!

Anónimo disse...

Caro anónimo (15 de Julho de 2011 19:21):
Não é meu hábito responder deste modo, mas sabe o que você é? Um "asno"!
O ditado é muito antigo: "para colher, é preciso semear!"
Se você não tem conhecimento de causa, não fale! Tem por ideia de quantas pessoas que foram visitadas pelos ranchos de Pencaova, vieram à posteriori vizitá-la? Não sabe, informe-se junto dos membros desses ranchos! Na minha própria casa, alberguei seis franceses e quatro espanhóis. Isso porque o Hotel de Penacova, ora fechado, ora aberto, nunca se poderia dar a certeza do seu atendimento.
O que fez você para representar esta terra?
Gostos não se discutem é certo!
Os angolanos por residirem em Portugal, não perderam o gosto pela sua cultura, o que acontece consigo e com muitos penacovenses, que têm vergonha das suas origens de povo pobre e trabalhador, mas como demonstram as suas danças a cantares: eram pobres mas alegres e honrados!

Anónimo disse...

Seis franceses e quatro espanhóis?!? Meu Deus!!!
Aí está um número bastante considerável de retorno turístico, já para não falar de retorno cultural!

Anónimo disse...

10 pessoas. Sim senhor. os meus sinceros parabéns. E o "asno" sou eu?
IHIHIHIHI

PS: 6 Franceses e 4 Espanhóis seriam tão snobs assim que não pudessem ficar na Pensão Avenida o na Residencial da Espinheira? ou não seriam pobres e alegres?

PS2: o qe fiz para representar esta terra? com toda a certeza e para não parecer imodesto no mínimo fiz tanto como o senhor.Por isso se não tem conhecimento de causa abstenha-se também de falar.

PS3: Tudo "sentidinho" por acabarem uma coisa. Opções. Sabe o que isso é? Se ás vezes, nem para nós próprios tomamos as opções mais certas quem somos nós para criticar ou por em causa a dos outros?

Anónimo disse...

Para a gerência da Taberna que pelos vistos só tem esta frase para quando lhe dá jeito: Todos os comentários são aceites (desde que não se traduzam em ofensas gratuitas ou ataques pessoais) e publicados logo que possível.

é só olhar aqui para cima.

Acácio disse...

Só anónimos, tudo gente com a coragem de uma toupeira. E ofendem-se e não sei quê,asnos, sei lá.
Já agora, o anónimo do HIHIHI, cheira-me ao macho das adegas. Como ninguém vai ao blog dele, vem para aqui botar lérias.

Anónimo disse...

Escrever como "Acácio" também confere uma coragem do outro mundo. Deve ser o antigo ciclista, Acácio da Silva, e nesse caso já todos o conhecem!

Anónimo disse...

O A de acácio é de certeza. O verdadeiro nome todos sabemos há muito tempo quem é. Funciona por fases. Anda caladinho que nem um rato e depois zás. Lá vem léria. Pena, pena é nem os do teu partido já te levarem a sério ó Acácio.
E agora vou pôr AHAHAHAHA, para não me confundirem com ninguém. macho das adegas? se me quiser explicar o que isso é eu agradeço.

Anónimo disse...

Enquanto havia verbas, no municipio, dava para tudo...!
Agora, há desculpas... para tudo,para não se fazer!...há falta de dinheiro!... competencia e organização!

Anónimo disse...

Hoje soube finalmente o porquê de não haver Festitradições. Afinal a Câmara até nem teve nada a ver com o assunto. O mal, mais uma vez, foram os compadrios e invejas que vão pululando pelo concelho. Mas como alguém costuma dizer; a verdade virá ao de cima.

Anónimo disse...

Olá, eu que não sou estudado, mas tenho o que meus pais me deram educação, vocês são mais pimbas que a musica. Tudo que se faça em prol da comunidade devia ser com carinho e com agrado acolhido por todos. Infelizmente querem parecer tão cultos e só sabem deitar para baixo, por essa razão o País está como se vê.Parem de fazer guerrinhas e lutem pelo bem estar do conselho.

Related Posts with Thumbnails