terça-feira, 14 de junho de 2011

A SITUAÇÃO POLÍTICA EM PENACOVA VISTA AO BALCÃO DA TABERNA

Anacleto Martelo é um carpinteiro de Monte Redondo  e tido como um "doutorado" em ciência política.
Quando vem à taberna, encosta a barriga ao balcão, pede um copo e uma garrafa de Cabriz 2005 - Reserva, bebe metade e depois começa a desbobinar. Mandei a Alzira buscar o gravador digital, que colocou na sua "prateleira", sem o Anacleto ver, e a conversa é reproduzida aqui:
«Ora bem, o maior cientista da política de Penacova sou eu. Esses imberbes que andam para aí a servir o presidente da Câmara, a Assembleia Municipal e o partido não percebem nada do que fazem. E mesmo esse Algeroz que aqui vem às vezes também é só lérias e palha. Só querem os cargos e passear as gravatas nas festas, comer croquetes, chamuças, delícias do mar e beber vinho para meninos.
A realidade é só uma! O PS-Penacova estará ainda a digerir o resultado eleitoral de 5 de Junho. Já lemos um comunicado num site de notícias que é uma pérola de política e que revela bem o dilema que vai no reino socialista penacovense.
Ora bem, a coisa é "simples".
O PSD ganhou em Penacova, embora o PS tenha tido um resultado superior ao nacional o que torna a coisa em meia derrota. Um "método" parecido com os ensinamentos da escola comunista em que a dialéctica de análise nunca admite maus resultados porque o ângulo de apreciação dos mesmos pode sempre ser dúplice, isto é um ângulo mesmo sendo agudo, medido exteriormente poderá ser obtuso... Sendo o PS-Penacova bem dotado de engenheiros, é bem provável que esta Matemática/Geometria seja bem explorada...Eu sei isto porque estudo e só tenho o nono ano, pá!
Depois, o PSD elegeu o primeiro deputado da nação, justamente o ex-presidente de Câmara Municipal, Engº Maurício Marques. Mau porque é do PSD, bom porque é de Penacova, mau porque pertence a um partido que não é da mesma cor que o que está na Câmara, bom porque o PS-Penacova poderá sempre desculpar-se que não vem dinheiro para Penacova porque a Câmara não é da mesma cor do governo, bom porque sendo o Engº Maurício uma pessoa de bem, poderá conseguir algumas coisas boas para Penacova, mau porque sendo do PSD poderá querer capitalizar as suas conquistas para o seu partido...
Ou seja, reina um tremendo dilema nos socialistas penacovenses que, mais uma vez, estão a ser submetidos a uma prova de fogo que pode muito bem ditar o seu futuro autárquico.
Cá para mim, aquilo ainda vai dar para o torto. Mas não faz mal, as coisas nesta terra nunca correm muito direitas!
Agora vou pedir aqui à menina que me traga outra garrafa que fiquei com a boca seca de tanto falar!»

9 comentários:

Anónimo disse...

A. Luís, os penacovenses não entendem os seus textos...
Escreva de forma mais simples e deixe-se de palavras caras.

Anónimo disse...

Palavras caras... ou talvez que alguem esteja com insonias!
Socrates, ultimamente acordava com passos... e com portas... abater em casa!
Os sucias em Penacova... estao a a ficar tambem com insonias...! com alguem, que se riram...e agora vão ter se ajoelhar...

Anónimo disse...

A. Luis, continue a escrever assim que os penacovenses percebem-no muito bem, eu diria bem demais e sabe porquê? porque não somos estúpidos nem analfabetos como alguns "meninos" pensam. O tempo da inteligência estar só do lado dos mais favorecidos acabou, hoje está tudo muito evoluído e ainda bem ...senão ainda acreditaríamos que nas assembleias de voto existem câmaras ocultas que permitem ver em quem votamos. Por isso, os penacovenses votaram em 5 de junho sem medo. Parabéns A. Luis presenteie-nos com textos eruditos porque todos os entendemos.

Anónimo disse...

sonhar é tão lindo. Basta olhar para o psd local para ver que deve ser de facto de tirar o sono. Principalmente aos militantes do próprio partido. IHIHIHI

Anónimo disse...

Eh lá! Essa de ajoelhar, cuidado!!! Já lá vai o tempo da monarquia em Portugal, ou então terá outra coisa mais preversa em mente!

Anónimo disse...

Só o Alpoim é que ri assim! IHIHIHIHIHIHIHIHI.
O PS local, é que anda a perder o sono e já nem sonham. A coisa está a ficar complicada.Pode ser que agora não olhem tão de alto cá para baixo.

Anónimo disse...

O PSD local vai-te tirar o sono daqui por dois anos. Nem vai ser preciso, vocês vão cair de maduros.

ToneDaTasca disse...

e, e, e oooohhhh Sr. António e deite aqui um jarro de tinto e uma sandes de chouriço pra mesa faz favor...gluuupgluuup, gluuupgluuup, aaaaaahhhhh...venho arrasado, andei ali a cortar umas paveias pá Alice Maravilha, da Rebordosa, e danei lá as costas cum o foição nas mãos...gluuupgluuup, gluuupgluuup, aaaaaahhhh...sabe, esqueci-me da bucha e do palhinhas pendurados na porta da cozinha e odespois sem sustento (já são 68 anos...), o corpo começou a ceder...gluuupgluuup, gluuupgluuup, aaaaahhhh...mas agora já refeito, tou aqui cum peito que mete respeito...ai jaasssusss, quando estou assim num há nada que, que, que me pare...porque medo foi coisa que eu nunca tive!...Olhe, no intender deste velho bêbado e acabado, a quem só insinaram a trabalhar a terra no duro, estas eleições nada têm a ver cum as oitras aqui pá câmara e pás juntas, uma coisa são nabos e oitras são coives...gluuupgluuup, gluuupgluuup, aaaaahhhh...são culturas diferentes e o Povo num é parvo, e na altura certa vai saber desafrençar as coisas. Uma é politica piquena, de proximidade e centrada nas caras que vão à frente (nalguns casos, tá claro...), e oitra é uma politica grande, centrada mais nas ideias dos partidos a, b, c ou d...portanto, num se pode tirar uma conclusão e dizer que, que, que se assim foi agora, nas próximas, aqui pá terra, vai ser na mesma...nada disso! Olhe é de loivar é termos o primeiro deputado da nação de Penacova...sim senhor, o Sr. Inginheiro lá conseguiu (tanta vez o cântaro vai à fonte, que alguma há-de partir...)...odespois da derrota de à quaise dois anos, foi uma nova vida pó concelho, que agora terá (e num duvidem disso, sejam de que cor forem...) uma voz lá pela capital...gluuupgluuup, gluuupgluuup, aaaaaahhhh...

Aníbal Costa disse...

Meus amigos de Penacova e arredores: poucos de vós sabem que Barra da Costa, um penacovense ilustre mas à margem do compadrio e da máfia local, escreveu em tempo no extinto Jornal de Penacova. E muito poucos sabem também que foi expulso do Jornal porque teve a coragem de chamar nas páginas do dito de terrorista a um antigo cacique, que permitiu que deitassem abaixo uma espectacular fábrica de tijolo, com chaminé de 50 metros, para lá construirem um mamarracho só porque passou a dar lucro à Câmara. Coisas do PS, que deviam ser da PSP, embora lá só exista GNR. Enfim, uma homem de tomates que muitas famílias do antigamente não gostavam de ver falar de peito feito. Fiquem bem. Aníbal Costa.

Related Posts with Thumbnails