segunda-feira, 16 de maio de 2011

TRAMBOLHÃO NO IDH (POR CAUSA DE UM TRAMBOLHO)

Foto: FP-World

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) foi criado pela ONU, não só para medir a riqueza de um país, mas também aferir a situação relativa à escolaridade e à saúde dos diferentes povos. Varia entre 0 e 1, sendo que os países mais desenvolvidos, pois claro, apresentam valores muito próximos do 1. Não existem indicadores completos ou infalíveis, mas este é um dos que melhor nos permite atestar a evolução do bem-estar e da qualidade de vida nos diferentes países.

E como se tem portado Portugal? Tirem as vossas conclusões: Em 2005 estávamos na 27ª posição no ranking internacional com um valor de 0,904 e em 2010 caímos para a 40ª posição com um valor de 0,795.

E o que tem Sócrates a ver com isto? Apenas a coincidência de nos ter governado durante esse período.

2 comentários:

Carmen Rojais disse...

Acho curioso ninguém ter comentado este post!A explicação talvez esteja no facto da maioria não saber o que é o IDH, ou o que representa.Para quem sabe e percebe do assunto, sabe o que significa esta descida abrupta. Um país cada vez mais pobre, onde a população perde a cada dia que passa e com cada vez mais dificuldades em satisfazer as suas necessidades básicas.

ToneDaTasca disse...

e, e, e oooohhhh menina Marlene, e bote praqui um jarro de tinto ao Tone faz favor...gluuupgluuup, gluuupgluuup, aaaahhhhh...olhe Sr. Zé, fui ali ao Carlos Pêras, da Riba de Cima, cavar umas mantas de terra pra prantar umas árvores de fruto e, e, e...eghhh uuup e danei-me lá pra dar conta do recado...apanhei prali uma manada de raizes junto às videiras e foi o cabo dos trabalhos pa fazer o serviço...gluuupgluuup, gluuupgluuup, aaaaahhhhh...mas ficou ali uma leira que, que, que dá gosto olhar pra ela...e, e, e...eghhh uuup e olhe que se essa malta nova quiser aprender, aqui o Tone ainda é homem pa ensinar a trabalhar a terra, mas isto hoje in dia quem é que quer trabalhar na lavoura...tá quieto que faz calos! Odespois é ver essa malta por ai nos cafés no fumo, no álcool, nesses vícios modernos e no sexo (parece que o sexo é todo praeles...), enfim uma desgrácia...olhe, sabe o que faz falta, é iducação sexual e doitras coisas nas escolas, pois a desgrácia de muuuta dessa malta nova começa ai (é verdade é meninas, num querem oivir este velho zonzo, mas é verdade...), odespois como é que podem tornar-se em bons pais e mães de família, num dá certo!!! Aqui o Tone ainda gostava de ver, nesses debates lá dos políticos, ser discutida a introdução da iducação sexual nas escolas e o nosso insino de profissional (hoje só saem doutores e enginheiros da faculdade e muuutos logo pó desemprego...), pois um homem quer encontrar um técnico de qualquer coisa e tá quieto...gluuupgluuup, gluuupgluuup, aaaahhhhh...sabe Sr. Zé, isto hoje in dia é só teoria e como diz o Povo, quando vires um burro carregado de libros, chama-lhe doutor...gluuupgluuup, gluuupgluuup, aaaahhhh...

Related Posts with Thumbnails