segunda-feira, 2 de maio de 2011

PENACOVA: ONDE A NATUREZA (SOBRE)VIVE

 Rio Mondego (Reconquinho)


Rio Mondego (vista sobre a ponte-açude)


Lançado o desafio aos nossos leitores (recordar aqui) começam a chegar algumas fotografias à nossa caixa do correio que demonstram que, infelizmente, a natureza em Penacova é cada vez menos natural.

Estas fotos, tiradas por Catarina Santos tentam evidenciar, segundo a própria, uma tendência para a formação de um tapete verde nas águas do Mondego. De ano para ano, diz a nossa leitora, “ o nosso Mondego vai deixando de ser aquele bonito curso de águas límpidas e de limpos areais, estando a transformar-se num canal sujo e entupido de lixo e de plantas invasoras”.

Aproveitamos, mais uma vez, para apelar à vossa participação para o endereço segurafonte@gmail.com

4 comentários:

Anónimo disse...

O problema destas plantas é que consomem oxigénio da água (eutrofização) e diminuem a biodiversidade vegetal e aninal do rio.

Rosado disse...

Ena! Agora temos por aqui especialistas em bilogia! Não me digam que agora o estado do Mondego tb é culpa da Câmara!

Anónimo disse...

é pois...foram eles que as lá foram plantar. ahahahah.
Tanto drama....nada que uma bela descarga e uma máquina a funcionar não resolva. Não convém é ser já, senão chega o verão e aquilo está na mesma.

ToneDaTasca disse...

e, e, e oooohhhh Sr. Zé e bote um tinto no balcão faz favor...gluuupgluuup, gluuupgluuup, aaaahhhhh...olhe Sr. Zé, sabe porque é que isto anda tudo pelas ruas da amargura? Porque esta malta hoje in dia é tudo pelo mais fácil...num tão pa se chatear cum nada e odespois é a miséria que prai se vê na agricultura, empresas e câmaras...olhe, aqui este homem andou ali com o Victor Toucinho, da Ronqueira, a botar abaixo uns choupos e uns salgueiros (pós palitos cá da terra num há melhor...) e, e, eghhh uuup e teve o cuidado de estilhaçar aquela rama toda pa produzir adubo pás terras de cultivo de regadio (pa fertilizar a milharada, pois intão!...). Oitros andam prai a trabalhar e qualquer resto disto ou daquilo tá de botar pró rio e, e, eghhh uuup e odespois é a desgrácia que se vê ai por esse Mondego abaixo...gluuupgluuup, gluuupgluuup, aaaahhhh...agora só falta essa mini-hídrica do Caneiro pa acabar cum o resto! Enfim, uma desgrácia nunca vêm só...olhe, aqui ao Tone ninguém vem ensinar a fazer um serviço bem feito, aqui estas mãos onde caem põem tudo em pratos limpos e aproveitam tudo...agora essa malta nova fala tanto de agricultura biológica, mas odespois na prática num se vê nada, nadinha...oooohhhh menina Alzira bote praqui mais um tintinho e uma sandes de toucinho (desse mesmo que, que , que a menina coze na sopa...)...gluuupgluuup, gluuupgluuup, aaaaahhhhh...vou andando que ainda tenho de ir arrancar um saco de batatas do cedo com a minha Ofélia...não, não, não meninas...num vai mais nada! Intéamanhã Sr. Zé...

Related Posts with Thumbnails