sábado, 23 de abril de 2011

REFLEXÕES DE UM TABERNEIRO NA ABA DO BALCÃO (III)

Este espaço é, por norma, para levar a sério em doses moderadas. Contudo, mesmo nos textos mais satíricos, há um fio de verdade ou, pelo menos de razoabilidade que desperta a atenção e que propicia o pensamento crítico.
Contudo, tanto eu como o José António Duarte temos o nosso pensamento suficientemente estruturado para emitir os nossos juízos, estejam eles ou não embrulhados em doses de humor, ironia ou de absoluta seriedade.
Posto isto e ciente que a "elite pensante de Penacova" me vai cair em cima, sobretudo aquela que dificilmente separa progresso do betão - que têm sido gémeos siameses desde os tempos de Cavaco em S. Bento - quando, sem medos ou papas na língua, me manifestarei, aqui e agora, absolutamente contra a construção de um parque de estacionamento no centro da vila de Penacova. Os nomes que me venham a chamar serão apenas música para os meus ouvidos. Não sou de rebanhos e, portanto, penso pela minha cabeça, bem ou mal, sendo que concedo apenas ao tempo o poder de me julgar provando estar certo ou errado.
Desculpem-me o termo, mas a decisão, já anunciada em parangonas de manual, é de um provincianismo atroz e revela de forma cristalina de que é feita grande parte da massa dos autarcas deste país.
O problema, muito para além de outros contornos que a ligeireza não carrega para não espantar o populismo, para além de físico e estrutural é, manifestamente cultural.
A cultura instalada assenta na primazia e no domínio do automóvel sobre todas as coisas.   Os exemplos são mil e pelo menos um bate todos: existem já duas auto-estradas a ligar o Porto e Lisboa e pensa-se já numa terceira. 
Toda a actividade humana assenta na velocidade e, portanto, há que reduzir os tempos de acesso aos serviços, sejamos francos, a qualquer preço, mesmo que as distâncias, neste caso, sejam ridículas.
Ora numa vila de dimensões reduzidas como Penacova, o que justifica a construção de um parque de estacionamento no centro da vila? Nada. Apenas a vaidade das "elites" que mandam e decidem nesta terra.
O centro da vila de Penacova é uma pequena área que - com toda a ironia possível - mal dá para um campo de futebol.
Há, ao redor do "centro", espaços para os gloriosos 83 lugares de estacionamento, que se querem agora construir numa espécie de "obra do regime". Espaços na zona das escolas e noutras em que a vaidade não passeia e a preguiça não recomenda "caminhadas aos elementos.
A vila não se tem pensado a  si mesma, com uma ou outra excepção. Vive ao sabor arrastado da presença dos poderes, todos eles acomodados, entalados nos seus horários e, quando a política - no que tem de mais deplorável - decide mostrar toda a sua mediocridade, é sempre de temer o pior, a começar pelos cofres de quem paga.  Para "amaciar" a coisa, eufemismos como subsídios europeus e quejandos servem  ante a boa  ignorância popular! Basta assistir às assembleias municipais e percebe-se sem esforço de que é feito tudo isto e de como o interesse do cidadão é pouco mais que papel higiénico que se usa no afã da necessidade.
O balcão está deserto. A taberna fechada. O aparelho das moscas, com a sua luz roxa, trata de as atrair e eliminar num estremecimento eléctrico. O Bagaço anda pela rua, as mesas estão mudas e quietas, as cadeiras encostadas, as máquinas repousam para o fim de semana de Páscoa que aí vem. O silêncio impera e os vidros limpos deixam espreitar para a rua deserta.
Por mim, olhando uma televisão sem som, não escondo uma enorme frustração por ver que o dito "sangue novo" que ocupou a Câmara Municipal em Outubro de 2009, encabeçado por gente nova, da minha geração, com quem partilhei recreio de escola há mais de trinta anos, está todo ele agarrado aos cânones mais bafientos da política, sem estremecimentos que rompam o pensamento e a acção, apenas ao sabor do interesse de uma pseudo-elite.
Gente vestida de nova, mas cujo pensamento e acção são velhos como algumas cadeiras que, mais cedo ou mais tarde, deixam quebrar as pernas que lhes aguentam a dignidade que ainda lhes resta.
Como sempre faço, deixo a taberna e sou perseguido por vozes e sombras, todas elas a sussurrar: António! Desiste! Vozes de burro não chegam ao céu! Não faltará quem te faça actor/protagonista de anedotas!
Calmamente, sempre lhes vou dizendo em pensamento: "Pelo menos durmo descansado!"

Boa Páscoa para todos os leitores e amigos d' O Homem das Tabernas!

14 comentários:

Anónimo disse...

Pois eu, que tambem andei na escola com muita dessa malta sou totalmente a favor do estacionamento. É o bom que isto(democracia) tem. Tudo o que se faça para libertar o terreiro de estacionamentos na maior parte das vezes por puro ócio, é na minha opinião bem vindo.

Jorge Neves disse...

Não sei, se a noticia já chegou ao balcão, mas anda um Socialista de Penacova, não sei se é dirigente do PS local ou não, mas que é um fervoroso defensor do PS, que gosta de navegar pelo Facebook, gosta de comentar aqui por vezes para não dizer a maioria de vezes como anónimo, a festejar mais um acto de vandalismo por parte e alguém, muito provavelmente do clube a que esse socialista pertence, contra a casa do FC do Porto em Coimbra.
Esse tipo de comportamento fica muito mal a um socialista que ainda por cima aparece identificado com símbolo do PS no Facebook.

António Luís disse...

Meu caro anónimo!

Em nenhum ponto do meu texto defendo a continuação dos carros no terreiro. Apenas estou contra a construção de um parque demasiado perto dele quando, penso eu, poderiam existir outras, melhores e mais ambiciosas alternativas...
Só isso!

Cumprimentos.

Anónimo disse...

O problema já vem de longe....quando as construções, ou instituições importantes ficaram todas na zona do centro histórico. Quanto a isso já não há nada a fazer. O ideal seria um parque de estacionamento no Largo d. Amélia, mas.........

Anónimo disse...

Ó Neves, que é que isso tem a ver com este post?
Mas queres um lenço para limpar as lágrimas, é?
Remete-te ao teu canto, 'tás agora a misturar futebol com cores políticas para quê! Vais-me dizer que no teu clube e no(s) teu(s) partido(s) é só santinhos???

Jorge Neves disse...

Aqui não se mistura futebol com cores políticas, aqui está em causa não uma exteriorização de um cidadão utilizador do Facebook mas sim um elemento de um Partido político identificado com o símbolo e slogan desse partido a enaltecer um acto de vandalismo.

Anónimo disse...

Ora aqui está o segredo do sucesso deste blog!!! O caro amigo A. Luís não facilita, e põe o dedo na ferida...Excelente posta, a relembrar o melhor do Homem das Tabernas...
Pelo que conheço do caro amigo A. Luís e até que as vozes e sombras o continuem a perseguir, estas jamais o demoverão do seu caminho...e fique já a saber, que terá aqui um amigo que andará sempre por aqui...Forte Abraço

Anónimo disse...

Pois, então não está mesmo a misturar...
E, como já lhe tinham dito antes: "Vais-me dizer que no teu clube e no(s) teu(s) partido(s) é só santinhos???"

Anónimo disse...

Não sou contra a construção de um edifício para estacionamento! Mas sou sim contra a localização escolhida para a sua implantação! Não conheço de todo o projecto, mas...localizar um edifício de estacioanmento, que obriga a passagem do trafego automóvel em frente das escolas e a sua saída para o "Terreiro", é de facto uma péssima opção. Haveria e há localizações mais favoráveis! Para já não falar em favorecimentos ....
por aqui me fico!

Anónimo disse...

Façam sugestões. Não digam só que não é o sítio ideal. Tenho a certeza que se comunicarem ao Município, o Presidente fará análise dos locais e verificará a viabilidade.
Não se esqueçam da localização de Penacova, quem não conhece, até pensa que existem dezenas de locais onde podem ser construídos parques de estacionamento.
O mal não vem só dos estacionamentos, vem isso sim, da mentalidade das pessoas, que só não entram com os carros dentro dos edifícios porque não é possível. Há pessoas que têm o carro diariamente em locais de pagamento e nunca o fazem...assim é possível?

Anónimo disse...

este anónimo que fala em favorecimentos devia investigar muitas das estradas que foram abertas sem nexo nenhum por todo o concelho para perceber o que são realmente favorecimentos. E como ele diz, por aqui me fico.

Anónimo disse...

Assim de repente lembro-me de uma que liga S. Mamede á EN 110 logo a seguir á Rebordosa!

Anónimo disse...

E outra do Rôxo ao Caneiro e à estrada 110.
E outra de Vale de Sapos para a Senhora do Montalto.
É bem melhor agora, que não abrem nenhuma e em lado nenhum!
E têm a de Carvalho conforme está...se fosse há um tempo atrás, iam atirar pedras para cima da secretária do Presidente e da secretária do mesmo.
Mete nojo...esta conversa.

Anónimo disse...

Metes, metes...
Tudo estradas novas com uma utilidade fora do normal!
Na altura que foram feitas, se se tivessem preocupado em arranjar as já existentes...
Temos um concelho enorme para andar a abrir estradas por todo lado!

Related Posts with Thumbnails