segunda-feira, 14 de março de 2011

MANIF DE 12 DE MARÇO: RESSACAS DE UM TABERNEIRO ENRASCADO

Imagem tirada daqui

Gosto muito de ver o povo na rua. E aqui não há ponta de humor ou de ironia. Gosto mesmo. Daí ter ficado bem impressionado com o que se passou no passado sábado, 12 de Março.

Ainda assim, teria ficado bem mais satisfeito se:

- Uma grande parte daquela gente não tivesse votado em Sócrates há pouco mais de um ano. Ou seja, muitos daqueles que vi na rua são responsáveis pela sua própria situação e, numa interpretação mais rebuscada, manifestavam-se contra si próprios!;

- A maioria dos presentes não se tivesse demitido da sua responsabilidade de votar nas últimas legislativas;

- Muitos dos manifestantes fossem consequentes e rasgassem o cartão do seu sindicado afecto à UGT, a tal central sindical que há dias deu o aval ao governo para piorar  a situação dos que gritaram na rua tantas palavras de ordem.

Mas pronto. Estiveram na rua, o que já não foi mau.

21 comentários:

Anónimo disse...

Alguem que me diga uma, só uma medida que já ouviram da boca do Pedro Passos Coelho para nos tirar da crise.
Vá, sem demagogias. Tem todas as razões pra crticar o Sócrates, mas quero ouvir uma medida que o PSD tenha já proposto para nos tirar do buraco.

descontente disse...

Vivo a vida a sorrir
Não gosto de me quiexar
Com o Sócrates a mentir
Onde é que isto vai parar

Para a politica não ligo
Nem gosto de opinar
Todos gostam de arranjar tacho
Para o povo estão se a c...r

O Passos será melhor?
Eu gostava de saber
Mas para isso é preciso
O povo o eleger

Jorge Neves disse...

Na minha hora de almoço.
Não votei Sócrates nem nunca votarei nele, tambem não voto Coelho, preferia Rui Rio.
Hoje aderiram ao Protesto cerca de 1000 pessoas das mais diversas idades na Praça da Republica, foi uma vitória da cidadania e pelo presente e futuro de Portugal.
Não sou da Geração À Rascas, mas estou também à rasca devido às políticas que tem destruído Portugal nestes últimos 35 anos.
Sou da geração “Rasca “ como disse um senhor, não gostei dessa expressão dele à uns anos, mas nada fiz para a contestar, quem cala consente, eu e muitos milhares como eu consentimos infelizmente, mas esta nova geração teve a coragem e a rebeldia de se manifestar. Parabéns merecem um presente e um futuro bem melhor do que aquele que vos deixamos.
A culpa é nossa, não votamos ou votamos sempre na alternância PS-PSD.

Jorge Neves disse...

Ainda em hora de almoço, e continuo a não votar Sócrates nem Passos Coelho.
Após a concentração de ontem na Praça da Republica em Coimbra, que depois acabou em manifestação em direcção à baixa da cidade com término no Governo Civil, levou-me a algumas conclusões;


- Embora seja um Movimento laico e apartidário, notasse muito bem que tem mãozinha de gente do Bloco e do PCP que estão “infiltrados” nas Associações de Estudantes, Movimentos de Jovens e nas Juventudes dos respectivos partidos, isso ficou bem visível em Coimbra.


- A reunião que está marcada para a próxima terça-feira no Centro Cultural Dinis aberta a todos, já tem mãozinha política, eu próprio já recebi mensagem no facebook para confirmar a presença, convite feito por um elemento de um partido.


- Este Movimento tem “pernas” para andar desde que a continuidade seja assegurada por pessoas com mais experiencia neste tipo de “lutas”, o futuro do Movimento, quer se queira quer não, vai ter de ter um cariz politico e partidário, mas deve ser o mais abrangente possível não se deve deixar apoderar por certas ideologias que depois começam a manipular a essência que esteve por origem deste grito de revolta. Na minha opinião deve assentar em pessoas que estejam na política com um espírito abrangente e de forma independente dos aparelhos partidários que têm destruído a democracia deste país.

Anónimo disse...

Parabéns ao taberneiro pelo seu texto e pela sua visão correcta.
Para o descontente anterior, há a dizer que o caminho não é pela direita. Pela direita viemos ter a este beco sem saída. Ou melhor, com saída apenas para os mais ricos dos ricos.
O caminho é pela esquerda! Pela esquerda, esquerda a sério, é que vamos na direcção da justiça social, de maior poder de compra para o povo, de impostos para a banca e outros que estão habituados a não pagar e a sugar o bem público.
Experimente virar à esquerda nas próximas eleições e até lá venha também para a rua manifestar-se por o terem enganado.
Quanto a propostas, dê ouvidos a outros protagonistas da política, aqueles que são diferentes - porque de iguais estamos nós fartos - e veja se eles não têm propostas concretas para nos tirar do buraco.
Cumprimentos.
O descontentíssimo.

Anónimo disse...

Tenho que concordar com a 1ª opinião. Ainda não ouvi nenhuma proposta do lado laranja para sairmos da crise. E as duas que mais perto andaram disso não podem deixar ninguem descansado. Acabarem com o Serviço Nacional de Saude e contratos de trabalho orais?????

Anónimo disse...

Mas acham que Passos Coelho ia dar cartas ao Socrates...!? para sair da crise!
ja é tarde demais!
Socrates ja fez asneiras a mais!
Que va enganar outro!

Anónimo disse...

Dar cartas? e ainda chamam o Sócrates de mentiroso. Propostas do Passos iguais a ZERO. Esperem pela pancada e depois queixem-se. Já sei,a campaha do PSD vai ser algo do género: meus amigos, o Sócrates deu cabo disto. Ideias? não temos, mas por favor ponham-nos lá outra vez e depois logo se vê.
Triste povo este que se esquece da crise que o Cavaco provocou no país nos anos 80 á custa do alcatrão. Isto andou bem pior no tempo do Cavaco e "amigos" que ainda hoje dão ordens ao Pedrinho Coelho. A malta é que é nova e já não se lembra desse tempo.

Anónimo disse...

A malta que é nova ainda não andava cá por essa altura, mas são aqueles que vão de bandeira em punho para a rua gritar pelo salvador, ou messias se assim o preferirem!
Que gozo!

Anónimo disse...

O que as p+essoas são capazes de dizer, só para atirarem as culpas para cima de outros. No tempo do Cavaco, Portugal teve o maior empolgamento de sempre e os senhores diziam que assim era fácil, porque se recebia muito dinheiro da UE. O crédito praticamente não existia para ninguém. Depois veio o senhor Guterres que abriu o crédito, as fronteiras, gastou à tripa fora, não sabia fazer as contas e começamos a vir por aí abaixo e agora a culpa é do Cavaco.
Não se esqueçam, que até em 2009 a crise já tinha acabado, segundo o Engº Sócrates e aumentou-se as pessoas, criou-se ilusões e daí para cá ainda fomos mais ao fundo. Não gozem com a inteligência dos outros e "o seu a seu dono". Houve muitas coisas que ajudaram a ficarmos como estamos, crise internacional e outras...mas a grande culpa é de quem nos governa há 16 anos, com um pequeno interregno de 2 anos e meio.
Ouçam as críticas dos vossos próprios militantes e com um estatuto enorme e façam uma reflexão profunda.
Quanto à qual é a melhor política, também não sei mas de "PS" estamos fartos.
Novas pessoas, novas ideias podem ser que resultem e até nos creditem em termos europeus...
Assim já chega...!

Anónimo disse...

Com o Cavaco , Portugal teve o melhor empolgamento de sempre?
LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL.
Se acha que uns atiram areia prós olhos dos outros, essa frase que acabou de escrever é um autêntico deserto do Sahara a voar das suas mãos.
O Guterres abriu o crédito e as fronteiras? LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL
Shengen diz-lhe alguma coisa?
se calhar não.....

Anónimo disse...

Desde a trapalhada do "ENG." ou não ser "ENG."... ficou o Soscates sem cabeça...fez "TILT".

Anónimo disse...

Como sempre não entendem...
É difícil, não há dúvida, perceber que não falei nas fronteiras pelo acordo de "shengem".
Falei porque se fizeram dez estádios de futebol, com mão de obra do leste e de África, porque se emprestou dinheiro com toda a facilidade a toda a gente,porque se deu dinheiro em demasia às próprias Câmaras Municipais, que serviu essencialmente para andarem a fazer rotundas, cada uma mais cara do que outra.
Porque se construiu uma auto-estrada ao lado de outra que já estava feita...Tanta coisa meus senhores!

Anónimo disse...

pois claro. Voltou a sapiência. Você é que escreve e depois dá outro sentido quando não lhe interessa. Essa mão de obra veio para cá porquê? não foi devido á abertura das fronteiras?
Acordo de shengem assinado por quem em 92? vá, diga lá? quer uma ajuda?
E quais são as câmaras, pelo menos aqui ao redor especialistas em rotundas quais são? e de que cor são esses presidentes que se especializaram em rotundas? quer mais uma ajuda?
Quanto aos estádios só mesmo quem andou desatento não percebeu que o retorno foi 3 vezes maior que o investimento feito. Agora que me diga que os estádios municipais foram entregues a gestões ruinosas dou-lhe toda a razão. Mas mais uma vez quer que lhe diga a cor da gestão da maioria desses estádios? quer mais uma ajuda?
por acaso sabia que a mais notória subida da inflação em cerca de , veja bem, 25%, foi entre os anos de 84 a 89? e quer mais uma dica sobre o nome do 1º ministro dessa altura? e tambem saberá que a facilidade ao crédito a privados teve o seu expoente máximo nos anos de 87 a 92?lembra-se que nessa altura os depósitos a prazo rendiam 6 a 8& de juros? pois é. E quem é que fez grandes fortunas nessa altura?olhe, eu não fui nem os pobres de portugal. Talvez os actuais "miseros" professores como se auto-intitulam. è por isso que passado 10 anos, e com salários bons, conseguiram comprar centenas de milhares de acções de bancos a falir e que depois vendiam pelo triplo um mês antes do banco fechar. agora dou-lhe uma dica. o PM era o mesmo.
Pois é. Assim já entende ou sou outra vez eu que estou fora do contexto?

Anónimo disse...

anónimo das 15.23, quem fala assim não é gago. Mais nada.

Anónimo disse...

Tanta coisa para dizer, que no seu PS é que estão os bons! Os outros só fazem porcaria.
Então nestes últimos 15 anos, com dois e meio de interregno, só fizeram bem ao país.
Então com taxas de inflação muito boas,com taxas de juros muito baixas, devíamos estar no céu, então porque estamos na m%&&&da?
Esqueci-me, já sei...é da crise!

Anónimo disse...

Não meu senhor. Tanta coisa para provar com numeros que, enquanto uns criticam mas não apresentam propostas, outros não andaram a dormir e verificaram que, quando esses criticos por lá passaram ainda conseguiram fazer pior e, perdoe-me a sinceridade, mudar só por mudar ainda vá que não vá. Agora mudar para pior, não obrigado.

Anónimo disse...

Você não percebe nada disto!
Queria que o PSD fizesse as propostas e vocês pegavam e aproveitavam as que vos cheiravam.
Quem é que está a governar?
É a oposição?
Não insista, 15 anos é muito tempo, para que se arranje desculpas esfarrapadas.
Como é que sabemos que eles são piores para você dizer que se muda para pior.
Oiça as vozes do interior do seu partido. Aproveite e abandone o barco também. está na hora.
Já fizeram mal demais a este país.
Passem bem, mas tem que se dar oportunidades a outros.
Quanto a mudar por mudar como você diz, tudo bem, mas e em Penacova, mudou-se porquê?
Comecem já a arranjar as desculpas, porque a coisa começa a ficar preta e a qualquer hora, vão-vos começar a perguntar pelo que prometeram. E o que vão dizer?
Escola Socrática, prometeram o céu e nem a terra nos podem dar!

Anónimo disse...

Eu é que não percebo? você é um bem disposto. Ao que uns apresentam numeros, você contrapõe que não apresentam medidas para não "ensinar" os outros. Deve ser uma nova forma de politica. Votem em nós que depois logo se vê. Não apresentam propostas porque você sabe tão bem como eu que as medidas a tomar ainda vão ser mais agrestes. Quanto ao abandonar o barco. Esqueceu-se de por os ratos para se perceber a sua assinatura. Devia era lembrar-se que há ratos do seu partido que o querem ver fora há muito tempo. Continue a fazer o trabalho "sujo" por eles que no fim vai levar uma palmadinha nas costas.
Em Penacova mudou-se porquê? Você que é uma pessoa minimamente inteligente acho que por esta hora já percebeu não? é que se ainda não percebeu, então pode-se dizer que o seu partido está entregue aos "bichos".
Como é que eu sei que eles são piores????você leu bem o meu comentário? não me viu dizer em lado nenhum que estmaos no país das maravilhas pois não? eu só não quero é regredir 30 anos.
E já agora, como é que sabemos que vamos mudar para melhor? tem bolinha de cristal você? Ou mais uma vez voltamos ao velho principio que os competentes são só os do seu partido? é que se quer entrar nesse tipo de debate pode bem ficar aqui a escrever sozinho.

Anónimo disse...

Anónimo das 23.26, o anterior anónimo, que fala ou pede para abandonarem o barco deve ser da escola do cherne que conseguiu enterrar isto tudo em 2 anos e depois fugiu prá comissão Europeia. É essa a massa de que eles são feitos.
Anda aí um desses sérios que fala mal do governo e diz que ao fim destes anos é triste ver os Pais a terem que emigrar. Só não diz é que emigraram pra fugir das dividas que tinham contraído.

Anónimo disse...

A escrever sozinho já ele está habituado nos blogs dele!
E depois, com o (hipotético, mas mais que certo!) novo governo a entrada do FMI é inevitável, aliás, o próprio lider já o admitiu. E com essa entrada se pensam que estas medidas são duras esperem para ver as do FMI, a tentar recuperar mais rapidamente a economia! Mas se acham que isso é mudar para melhor!
Não pensem que passará a ser um mar de rosas...

Related Posts with Thumbnails