sábado, 11 de dezembro de 2010

NASA AFIRMA QUE É POSSÍVEL VER PENACOVA DA LUA


O Homem das Tabernas sabe que, depois da "Grande Muralha da China", há uma outra grande obra humana que é possível ser vista da Lua. Trata-se da iluminação de Natal da Vila de Penacova.
A intensidade da luz emitida é tal que é possível avistar um forte ponto luminoso que, por pouco, não tem causado a confusão em alguns satélites menos preparados para lidar com a presença de tanta luminosidade, já que apenas foram programados para reagir à do Sol.
A NASA tem telefonado para a Câmara de Penacova a pedir  que se diminua a quantidade de "lúmen" (unidade de medida do fluxo luminoso), para que os satélites não se baralhem e na estação espacial orbital os astronautas possam dormir sem se baralharem com o ciclo natural da luz, uma vez que toda esta situação veio baralhar o seu ciclo biológico do sono...
Entretanto, em terra, a situação também não está fácil. Milhares de aves têm-se despenhado de encontro ao "Penedo da Carvoeira" e "Livraria do Mondego", completamente cegas e aturdidas pela intensidade da luz, - há zoólogos que temem que as aves se estejam inclusivamente a lançar em suicídio contra as formações rochosas, porque com a luz, perdem as suas rotas migratórias sobre o rio Mondego -; os galos de Penacova e num raio de 5 km andam desvairados e a cantar a horas impróprias, levando as galinhas a não porem ovos e os respectivos donos a pegar em caçadeiras para abater os galos que não os deixam dormir, as suas esposas fartas de tirar as penas a galináceos e os seus filhos já enjoados de comer canja; os carros no IP3 desligam as luzes entre a zona do Casal de Santo Amaro e a zona das"Águas de Penacova", porque com luzes se auto-encandeiam podendo levar a acidentes, enfim...
Para o ano, o governo (hoje na sombra) de Passos Coelho tenciona colocar ponto final a este regabofe, limitando a iluminação de Natal em Penacova à tradicional "gambiarra" do Engº Maurício!


9 comentários:

O Cantoneiro disse...

E a lua tb se vê de Penacova. Hehehe

Não se preocupem taberneiros, que a CMP de Penacova tem muito dnheiro para desperdiçar. E a pena disto tudo é que à noite não vê vivalma a usufruir de tão iluminada paisagem.

Ronqueira disse...

Parabéns ao taberneiro que escreveu este texto pois está muito bem imaginado!
se calhar é pena que muita gente dita da cultura e mesmo a senhora vereadora da cultura em Penacova nem perceba a sua mensagem...

Anónimo disse...

E a mega fita de cetim escarlate que decora o edíficio do Município. Contou-me um vendedor de panos que a Câmara lhe encomendou 200m de cetim. Objectivo: embrulhar o edifício dos paços do concelho! Quando me contou não queria acreditar, mas ontem reparei que na fachada do lado do café turismo lá temos a fita, ou uma parte dela! Pensei: é aquilo? Bem... estamos entregues à bicharada... cá para mim alguém tinha o cetim encalhado e precisou de arranjou uma forma de o vender...
Agora: quanto custou aquilo?

Anónimo disse...

A Câmara e a Junta de Freguesia também se podiam preocupar, em envidar esforços para repôr as lampadas fundidas da iluminação pública do nó de Lorvão (praticamente todas apagadas há séculos)e da rotunda da Barca, mesmo na entrada de Penacova é uma autêntica vergonha, já para não falar no poste que está torto há um ano.

Anónimo disse...

Desde quando os poste de iluminação são da responsabilidade das câmaras? esse então á entrada de Penacova só mesmo um ignorante para dizer isso.
Eu acho piada áqueles que agora falam em bracos isto e aquilo. Eu tive um rasgo na estrada a 10 metros de minha casa, aberto durante 3 anos. De 2006 a 2009. Por acaso já foi tapado, por este executivo.
Mas como é normal, no tempo do Eng. era tudo a brilhar. Não havia defeitos nenhuns em nada.

Anónimo disse...

Bem... passei á minutos pelo terreiro ...na minha opinião a mais bonita decoração de natal dos ultimos 30 anos...uma lição de bom gosto... agora vou telefonar a alguns amigos de concelhos vizinhos para passarem por penacova..vão roer-se de inveja...

Anónimo disse...

Então e a crise onde está? só o povo é que tem que apertar o cinto?
que pena não haver sentido de responsavilidade, e gastarem menos dinheiro em algo que só serve para
uns quantos se fazerem grandes (com o nosso dinheiro) se tinham dinheiro para as iluminações para que fizeram um empréstimo? ou será que foi para pagarem as ditas? obrigada aos taberneiros pelas noticias que dão.

Anónimo disse...

"A mais bonita decoração de Natal"???
Só queria saber, para quem é aquele presente???
Uma Câmara tão "embrulhadinha"!

Anónimo disse...

Não se preocupem que ainda hoje fui fazer o Pagamento por Conta, pressupondo lucros que talvez eu venha a ter...
Portanto os senhores executivos esforcem-se por gastar cada vez pior, que nós cá estaremos para ser cada vez mais taxados!
Alguns nem a sua casa serão capazes de gerir quanto mais uma autarquia!

Related Posts with Thumbnails