quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

CULTURA EM PENACOVA FOI CORRIDA A PONTAPÉ!

Jorge Algeroz, passou hoje aqui pela Taberna.
Como é um homem culto e de apurada análise, gostamos de o ouvir e, quase sempre, concordamos com ele.
Desta feita, a conversa resvalou para o plano da cultura, uma palavra estranha aqui pela terra, há já bastantes anos.
«O que é a cultura em Penacova? Os festivais de folclore, de Lampreia, umas coisas desgarradas, sobras de coisa nenhuma. Aqui, qualquer definição de cultura que ultrapasse o folclore e pouco mais, é corrido a pontapé.
Daqui a alguns meses, teremos o Centro Cultural, com a biblioteca e outras valências e das duas uma, ou o auditório servirá para sessões de propaganda da Câmara, cujo partido que a detém é perito; ou para ranchos folclóricos apresentarem os seus variados números de pandeireta, acordeão e vozes de rouxinol...
Não tenho nada contra o folclore, mas é preciso ir mais longe, um pouco mais de audácia. E seria de esperar que as novas gerações estivessem mais atentas ao fenómeno e participassem mais, quanto mais não fosse com a sua presença. 
O átrio da Câmara sempre foi a maior galeria de arte do concelho e é lamentável que a arte se prostre, tanta vez, num sítio nem sempre recomendável...
Preocupa-me o que possa vir a ser a "política cultural" desta gestão socialista da câmara. Os sinais existentes são nenhuns ou maus, pelo que é legítimo esperar o pior.
Ainda assim e sem passar cheques em branco, esperemos para ver...»

2 comentários:

Rosado disse...

Essa descrição que fazem da cultura em Penacova é o resultado de anos e anos de PSD no poder. Mas as coiss estão a mudar, basta lembrarem-se das primeiras festas do concelho em Julho.

Anónimo disse...

Boa era a cultura do Mauricio.

Related Posts with Thumbnails