quinta-feira, 10 de julho de 2008

TGV FAZ DESAPARECER S. PAIO DO MONDEGO

Uma das linhas do projecto de linha de alta velocidade (TGV) prevê a passagem pelo concelho de Penacova. O Homem das Tabernas teve acesso a documentos, até agora confidenciais, entre os quais se encontram os mapas que aqui divulgamos.

E o problema, pela análise que fizemos dos documentos (facultados por uma fonte amiga no Ministério das Obras Públicas) não se encontra apenas no rasgar do nosso território concelhio por uma linha Norte-Sul. Há também a questão dos terrenos adjacentes que, por razões de segurança, ficarão consignados ao projecto da alta velocidade.

Ou seja, por outras palavras, se a linha passar mesmo pelo nosso concelho, a freguesia de São Paio do Mondego terá que…desaparecer. Há outras freguesias afectadas, mas São Paio terá mesmo que ceder todo o território à empresa que ficará com a concessão da linha, podendo os seus habitantes optar pelo realojamento no concelho de Tábua ou noutras freguesias de Penacova.

O Homem das Tabernas deu já a notícia a António Manuel Teixeira (presidente da Junta de S. P. Mondego), que ficou incrédulo com tal possibilidade: “Onde é que vocês foram buscar tal ideia? Não acredito que tal possa acontecer.” Mais a frio e confrontado com os documentos, acabou por declarar: “Bom, bem vistas as coisas, se podemos mudar-nos para Tábua, até talvez seja uma boa notícia.”

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá, boa noite

Finalmente no mapa…da ferro via.
Finalmente alguém (de fora claro), para descobrir as potencialidades deste “magnifico” concelho.

Abram uma Quinta do Covão Tinto Cão 2000 - Este Tinto Cão apresenta cor profunda, aromas de confeitaria, algum pão de ló e também um ligeiro bafio. Os taninos são muito poderosos.

abraço

Anónimo disse...

Em virtude da linha do TGV "que nunca vai ser feita" porque não há dinheiro nem para mandar tocar um cego, O HOMEM DAS TABERNAS vai mudar de sítio para uma "nova centralidade" na zona de Vila Nova precisamente na taberna onde se discute mais politica do concelho e onde o tal Presidente da Câmara já nomeado pelo pai, vai tentar persuadir os homens do governo da cor dele, a não passar em S.Paio com o TGV, em virtude de poder deitar abaixo a barragem com a
velocidade e inundar essa centralidade e algumas adegas, senão todas e assim desaparecer mais um blog, como tem acontecido a tantos outros como aconteceu também ao castelo em tempos. Nem isso conseguiram conservar.
Só podem estar mesmo com a bebedeira.

Related Posts with Thumbnails