segunda-feira, 10 de junho de 2013

Penacova será sempre Penacova

Vila de Penacova, antes das eleições autárquicas de 2009

O evidente prejuízo que a nova face da vila de Penacova custou à economia das suas gentes e que o Homem das Tabernas, teimosa e livremente, tem vindo a sublinhar, marca agora a agenda política concelhia, confirmando que vale sempre a pena discutir, por muito que isso custe a quem está comprometido com o poder. Ser um pensamento livre, num meio pequeno como o nosso, tem um preço. Atrever-se pode custar muito e, por isso, poucos se atrevem. Falamos em nome dos que não podem.

E a questão volta a colocar-se quando se discutem os supostos ganhos estéticos que resultaram da renovação da vila . Parece haver a imposição de uma espécie de pensamento único, que nos obriga a afirmar que a vila ficou melhor. Dizer o contrário é não gostar na nossa terra, pois claro. Isso custa-me, mas também aí não me importo de abrir o caminho da discussão, mesmo que, eventualmente, fique a falar sozinho.

Para mim o que sobra é que Penacova teimará sempre em ser bonita, por mais atropelos que sofra. Como costuma dizer o taberneiro Paulo Duarte, a diferença de Penacova relativamente a uma virgem, é que...será sempre Penacova.

15 comentários:

Anónimo disse...

Até a senhora dos artigos prá casa fechou a porta...
Ela e o restaurante do Coimbra..
E o hotel, a continuar fechado..
E a pensão...
E tudo mais que vai fechar nesta vila de fantasmas...

Anónimo disse...

Parabéns Zé-Tó por mais um texto em que revelas a tua opinião com uma grande atitude, a meu ver. Aos olhos de outros estás a ofender, apenas porque tens uma opinião contrária. Se Penacova ficou mais bonita com as obras, é uma questão de estética. Uns preferiam como estava, outros preferem agora assim remodelada. Cada um é livre de expressar a sua opinião, e estas não se discutem, antes pelo contrário, deveriam ser bem vindas e respeitadas. Educação e bom senso tem faltado aqui por estes lados. Agora uma coisa parece indesmentível, aos olhos de uma larga maioria (apesar da não comprovação com estudos de sondagem), Penacova não ficou mais funcional, o que se revela no prejuízo enorme no comércio local, em especial. Assumir isto era sinal de humildade. Tentar corrigir alguns erros era de bom senso (o mínimo que poderia ser feito). Não podemos por em causa a boa vontade e os objetivos de quem planeou as obras, mas assumir o erro era um bom sinal de mudança e de progresso para Penacova.
Cumprimentos

Unknown disse...

A culpa de Penacova estar como está , não é responsabilidade das obras. Penacova já não existe há muito tempo... Os responsáveis até 2009 nada fizeram por Penacova. Agora que se tenta mudar a sina de Penacova, todos criticam. Temos que dar tempo para que as mudanças comecem a dar resultado.

Anónimo disse...

O que eu acho de mais engraçado no meio disto tudo e que aqueles que nada fizeram durante +20 anos ,são os primeiros a criticar.A minha opinião é que para podermos fazer algo por está "terra" tinha de se começar por algum lado e só depois de estar concluído todo o projecto que a autarquia está a fazer sim podemos falar. Além disso não é fazer projectos como as piscinas,pavilhão e outros onde não dá para se organizar nada, quando ai sim era tempo de vacas gordas e nada se fez por esta linda "terra"

Anónimo disse...

Uma salva de palmas. Como em 3 linhas se desmontou toda uma teoria de maldicência e de crítica fácil Parabéns ao Vasco Melo.

Anónimo disse...

Ontem por exemplo, numa acção levada a cabo por um comerciante, passaram na sua esplanada largas dezenas de pessoas a consumir. Antes das obras não existia esplanada. É tão simples quanto isto. Já a sra. dos artigos para o lar fechou devido ás obras? Que coisa sem sentido. O desemprego e a falta de poder de compra promovida pelo actual governo não conta?

Anónimo disse...

Sim, Vasco Melo, porque realmente o que vai dar vida a Penacova, torna-la alias uma metropolis, é tirar um bocado de alcatrão e meter calçada. Isso sim, realmente, é o que nos distingue de outras vilas, e agora sim, virá um período de crescimento exponencial para a nossa terra. Jamais irão lojas fechar, jamais os restaurantes estarão vazios, jamais a vila será um total deserto durante o dia.

Fomentar a instalação de empresas em Penacova? Não não. Baixar os impostos directamente relacionados com a Câmara que são taxados a empresas? Não pode ser, porque há obras para fazer!

Será um inicio de um século dourado para Penacova, onde jamais se associará a palavra Penacova com a palavra Deserto.

Anónimo disse...

4 empresas já com lotes comprados na zona industrial da alagoa que foi iniciada sem projecto de águas e saneamento e que este executivo teve que emendar. Impostos taxados ás empresas no minimo permitido por lei. Você de facto é muito bom. Jamais as lojas irão fechar porque o Passos Coelho tudo está a fazer para que não aconteça.Restaurantes idem porque o Passos Coelho vai recuar na medida dos 23% de iva e ainda vai pagar a quem coma nos restaurantes. E o sr. tentar dizer algo que preste? seria interessante, não?

Anónimo disse...

4 empresas? wow, trata-se de um pólo industrial ao nível dos melhores da Europa. Então com os impostos taxados no mínimo permitido por lei, é de apostar que neste momento estão 20 ou 30 empresários a roçar as mãos de contentes para mudar as suas empresas para Penacova. Realmente o que faltava era o saneamento, depois vieram todas as 4 empresas a correr. Seria o mesmo que dizer que quando construíram a torre eiffel, esqueceram-se de construir umas casas de banho lá em baixo, depois veio o executivo seguinte, fe-las, e louvou a sua relevância.
Mas não há problema, essas 4 empresas serão a salvação do município.

Anónimo disse...

Quando há esta serenidade e lucidez na resposta, os argumentos pindéricos de quem quer continuado agarrado ao poder caiem por terra. Era preciso mais gente assim esclarecida para que alguns pseudo-penacovenses/Coimbrinhas lavassem a cara de vergonha!

Anónimo disse...

4 empresas, uauuuu. Diga lá quantas instalaram no Parque dos Covais. Esses comentário de pseudo penacovenses-retornados só dão vontade de rir. E não, a salvação do municipio serão vocês, que deixaram 3.8 milhões de passivo em 2009.

Anónimo disse...

Para quem ouviu dizer em 2009, que a situação não era boa...era muito boa, realmente um passivo desses é uma desgraça. Porque non te calas?

Anónimo disse...

A verdade dói. A situação era "boa" porque ainda não se tinha atingido o limite de endividamento. Mas a julgar pela amostra não deveria demorar muito. Só não entendo é como com, tão maus gestores, esse passivo já reduziu em 2.8 milhões. Consegue explicar, caro Juan Carlos?

Anónimo disse...

Se calhar porque não fizeram nada, não? Ou então o que fizeram ainda foram candidaturas aprovadas e negociadas pelos outros e onde ainda beneficiaram da bolsa de mérito atribuída a quem cumpriu. Por exemplo o parque de estacionamento de Penacova e as obras de regeneração da vila, só custaram aos bolsos da Câmara cerca de 15% do seu valor, precisamente porque outros trabalharam bem, ao contrário do que dizem!
Gostei dessa do D. Juan mas Carlos não, obrigado!

Anónimo disse...

O parque de estacionamento e a regeneração da vila foram candidaturas feitas por quem?Se o vosso projecto de estacionamento era um subterrâneo onde eram as antigas bombas de gasolina como é que podia ser a mesma candidatura? deve pensar que isto funciona de boca. ó homem trate-se. Se nem a candidatura da biblioteca e dos sintéticos souberam e conseguiram fazer e vem para aqui você falar em candidaturas? o desespero deve ser mesmo grande. E a falta de memória também. Tente ser ser sério, sr. alcaide.

Related Posts with Thumbnails