segunda-feira, 27 de maio de 2013

“O Sr. Presidente matou o comércio em Penacova”


Não sei se a afirmação é justa ou injusta. Até porque, como em quase tudo, nada é totalmente branco ou completamente preto.

Mas o que ninguém pode negar é que o desabafo em epígrafe se vai ouvindo da boca dos comerciantes da vila da Penacova (alguns até fazem questão de dizê-lo diretamente a Humberto Oliveira), desiludidos que estão com os resultados da renovação urbana da vila, numa altura em que todos já perceberam os efeitos nefastos que esta trouxe à saúde económica dos agentes que teimam em dar alguma vida a Penacova.

Humberto Oliveira, como homem inteligente que é, sabe que há frases, como a do título, que se nos colam e não mais nos largam, independentemente de tudo o resto. Se o reconhecer, saberá, na saudável e recomendável solidão do seu gabinete, avaliar cuidadosamente o que está em causa e perceber que nem tudo o que foi feito é irreparável. Ainda muita coisa pode ser feita para remediar os disparates cometidos na vila de Penacova.


E como falamos do futuro na nossa terra, o orgulho, a teimosia ou as táticas partidárias não podem sobrepor-se à sobrevivência dos munícipes. Dar o braço a torcer para salvar alguns postos de trabalho (ou para não perder mais nenhum) será sempre apreciado e reconhecido.

12 comentários:

Anónimo disse...

O aparelho socialista tratará de intoxicar os comerciantes com propaganda barata e promessas em grande. É da tradição e nisso e apenas nisso eles são de facto muito bons...
Mas há muitos ditados populares sobre o caráter da mentira que um dia serão todos usados.

Anónimo disse...

O aparelho Social-Democrata já está aqui no seu esplendor a espalhar a mentira, culpando o presidente da câmara, quando o principal culpado é o governo de coligação que todos os dias mata o comércio desta e de outras vilas, roubando os salários de quem trabalha. Tenha vergonha antes de escrever.

Anónimo disse...

Realmente, em cima duma crise destas, fazer o que se fez é não querer o desenvolvimento de penacova.

Anónimo disse...

Então o que é que quiseram fazer? melhorar um espaço, torná-lo mais atractivo é fazer o quê?

Anónimo disse...

A apatia do comercio em Penacova pouco ou nada tem a ver com o espaço.A crise é geral e nota-se em todos os sectores. Aqueles comerciantes que mais falam em Penacova, são aqueles que sempre têm mamado no sistema. Que sejam competitivos, que vejam os preços que correm ao lado e façam melhor.Um pedido para o Sr.Presidente, por favor ponha o parque de estacionamento a pagar, para haver possibilidade de quem quer ir comprar, ter lugar para estacionar.Outra dica Sr Presidente, horário para descargas no Mini-mercado velho, nada de carros aí estacionados.Quanto a Penacova, nunca teve tanto encanto como agora. Parabéns. Autoria Rio Grande!

Anónimo disse...

Não digam isso, que se o homem não faz mais é porque não pode.
Então se ele quando começou o mandato veio a publico elogiar as finanças que o PSD deixou, e veio logo a mão por trás (ou pela frente) do arbusto mandar-lhe logo uma cacetada para ele estar calado e parar de elogiar o mérito do rival...

Enquanto Penacova tiver 2 réis que não se entendem, tudo ficará ou na mesma, ou para pior.

Anónimo disse...

Que texto de opinião totalmente sem fundamento, opinião totalmente ridicula e sem base em nenhum facto. A decisão final de compra é dos consumidores, o presidente não obriga ninguém a fazer compras no estabelecimento x ou y. Isso está mal? culpem a crise, como começaram a mamar menos dos bolsos dos contribuintes deram pra se queixar que o comercio vai mal. Vai mal? fechem e dediquem-se á pesca, os negócios não são obrigados a darem certo que eu saiba...

Anónimo disse...

Há claramente 2 razões que levaram ao deserto que se vê em penacova e à falta de clientes nas lojas: a crise e os erros que se tiveram na construção do estacionamento. gastou-se tanto para ficar pior?

Anónimo disse...

Ficou pior com o estacionamento? porquê? diga lá iluminnati? és daqueles que prefere dar 5 voltas à vila só para não engolir o "sapo"? ou estacionas em cima do passeio para ires ao teu gabinete com o estacionamento a 20 metros?

Anónimo disse...

A ideia até podia ser boa, mas de facto saiu tudo ao contrario:
1. Escadas no Terreiro ? Servem para quê?
2. Quiosque escondido, Posto de turismo idem e Casas de banho a ocupar um espaço nobre,e ainda por cima pequenas que o digam as pessoas que saem da Missa todos os Domingos;
3. No terreiro continuou a faltar um local para inversão de marcha. quem sai por exemplo da estacionamento da rua da Eirinha se não quiser transgredir vai fazer inversão de marcha á rotunda do Penedo Raso;
4. passeios da Av. Abel R. da Costa, exatamente do lado contrario às montras do comércio. Quem quiser ver as montras vê à distância do outro lado da rua;
5. Quem sai da Rua Barejona de Freitas como é que vira à direita? Se não pode para que foi lá desenhado o triângulo?
6. Em S. João os bancos com as costa viradas para a estrada. Já viram alguém sentar-se e virar as costas para a estrada para quem passa?
7. Estacionamento. Como é possível fazer estacionamento tão caro, comprar o terreno tão caro, deitar uma casa nova ao chão e deixar ficar a velha. A quem serviu tudo isto?
Com Penacova rodeada de silvas por todo o lado em terrenos que não dão mais nada como não os aproveitaram e certamente mais baratos e com muito mais espaço para outras coisas.
8. E estava a esquecer a praça de táxis que não dá pra todos e muitas vezes ocupada com outros carros;
Já agora se não mataram o terreiro, vejam todos os dias o estacionamento caótico, e perguntem ao Restaurante e ao café, etc.
Ainda estava a esquecer as lojas do estacionamento, ainda desocupadas porque foram construídas supostamente para os talhos, mas esqueceram-se das condições especificas destes estabelecimentos.
Podia ter sido com boa vontade, acredito que sim mas deviam ser responsabilizados por tantos erros e tanto dinheiro consumido, e isto nada tem a ver com politiquices.
Salva-se a parte do jardim da pérgola, que embora não concordando com tipo de pedra está de facto mais bonito.
A saída do Tribunal para o Largo D. Amélia acaba com o resto.

Anónimo disse...

1- as escadas do terreiro servem para quê? o sr. deve ser arquitecto, só pode.
2 - Quiosque escondido?sugiro uma ida ao oftalmologista. Casas de banho pequenas? bem, o homem deve ser grande.
3- percebeu finalmente porque é que não pode fazer inversão de marcha? além de ser perigoso qual é a sua duvida....quer ir para os bombeiros, desce.....quer sair de penacova sai por cima, pelo penedo raso. Para s. joão já não deve querer ir, visto que vem a sair do estacionamento e já lá foi tratar das suas coisinhas , a pé.
4 - passeio do lado contrário às montas? você não deve andar bem da cabeça.
5 - não pode virar á direita? umas aulinhas de código só lhe faziam bem.
6 - já me tenho sentado em muitas esplanadas com as costas viradas para a estrada. Não tenho por hábito preocupar-me com quem passa. Devia sair mais de casa. E nem precisa de ir para muito longe. Em Coimbra há dezenas de bancos de costas para a estrada...virados para o mondego, sabia?
7 - Se sabe a resposta diga aqui. Sempre existiram situações dessas.
8 - a praça de táxis ocupada. Tem toda a razão. Já lá vi passar a gnr e nada fazer. Umas multinhas resolviam a questão.
9 - as lojas foram construídas para os talhos? não sabia que essas coisas funcionavam assim. E eu que até estou interessado em alugar um dos espaços e a pensar que seria por concurso. Não me diga que foi como fizeram com o café turismo ou o bar da ip3?
10 - bom esforço. continue. gostei da parte do "sem politiquices". Foi para lhe dar um ar mais sério, não foi?

Anónimo disse...

Por pontos (alguns):
-As escadas servem para subir e descer, acho eu.
-Wc's pequenos? Nunca lá enrou, e realmente se as pessoas que saem da missa quiserem ir todas ao mesmo tempo, aí são pequenas, sim; os quisoque e o posto de turismo escondidos? Deve ser para rir.
-Inversão de marcha? Meu caro vá a outras vila como Penacova e veja se pode fazer essa manobra nos centros de vilas.
-O posicionemento dos bancos é uma apreciação de génio, para não dizer outra coisa.
-Estacionamento caro? O meu amigo por acaso sabe em quanto ficava o projecto do executivo anterior? Só ficava mais de 3 vezes o valor deste!
-Quanto ao tribunal, meu caro, não devia conhecer as actuais condições para quem lá trabalha, como chover lá dentro.

Related Posts with Thumbnails