segunda-feira, 20 de maio de 2013

E se a Feira de Penacova subisse de novo à vila?


Imagem: Óscar Trindade

Custa ver a Feira de Penacova pendurar-se penosamente no tempo, sem qualquer brilho ou utilidade. Meia dúzia de feirantes (e outros tantos clientes) cumprem um ritual que entristece quem foi assistindo ao lento definhar de um evento que já teve importância estruturante na vida económica do concelho. 

Mas, apesar de tudo apontar para a sua inevitável extinção, acreditem que é possível salvar a Feira de Penacova. E a primeira forma de salvá-la passa, curiosamente, por trazê-la de volta ao espaço que ocupava antes de se mudar para Carrazedos. Devolvê-la à pitoresca e singular alameda com vista para o Mondego que envolve o espaço do antigo castelo dar-lhe-ia contornos históricos e nostálgicos que certamente a tornaria mais apetecível.

Depois há que saber modernizar a feira e adaptá-la aos novos hábitos do comércio tradicional de rua. Atrair, por exemplo, o bom artesanato que se vai fazendo na região e que está ligado às raízes culturais deste e doutros concelhos próximos, criaria também um outro valor acrescentado, que muito bem é aproveitado por outras vilas históricas.

Óbidos ou, para não ir tão longe, Penela, são exemplos do excelente relacionamento que existe hoje entre a história local e a economia e que muito nos podem ensinar. São vilas turísticas, que se orgulham do seu título e onde este faz efetivamente sentido. 

Por que não aprender com quem sabe?

9 comentários:

Anónimo disse...

Isso já existe. Chama-se Mercado de Sabores e é em Penacova. Eu tenho lá ido, você não?

Anónimo disse...

Esta malta da taberna é divertida. Por um lado reclamam porque querem o hotel, mas agora, por outro querem ali a feira. Giro. Se o hotel voltar a abrir, os hóspedes devem ficar estarrecidos com a animação a partir das 6 da manhã a pregarem as estacas e depois ás 8 a criançada que ali está dentro das carrinhas ford transit, aos berros.

Anónimo disse...

Mercado de Sabores? mas isso não é uma vez por ano e metido numas tendas brancas. Que ligação é que tem com a mudança da feira para a vila?

Anónimo disse...

Tenho que me rir com os comentários que por aqui vou lendo. É de gente pouco viajada que nunca esteve num hotel turístico na baixa de uma qq cidade. A agitação habitual do local do hotel faz patte da oferta. e no caso em questão até era uma mais valia ter um mercado local como oferta turística.

Anónimo disse...

Ó Duarte, se criticas é porque criticas, se propões é porque não faz sentido. Não adianta dares conversa a esta malta

Anónimo disse...

Já há muito tempo que a feira devia ter regressado a esse local ...

Anónimo disse...

O anónimo das 9.30 é o exemplo típico do critico fácil que por cá vai grassando. O mercado de sabores realiza-se uma vez por mês. Já o anónimo das 9.34 (o mesmo) é muito viajado. Tão viajado que compara a oferta de um local como o mirante com um qualquer hotel de uma baixa de uma cidade. Deve estar confundido com uma pensão ou residencial.

Anónimo disse...

Penacova não tem emenda a começar pelo poder que não admite que alguém pense para lá das talas que esse poder enverga.
Tristes.

Anónimo disse...

Concordo contigo zé. Tanto a feira como, na minha opinião, as feiras temáticas que a camara realiza ganhariam muito com a passagem para o mirante.

Related Posts with Thumbnails