quarta-feira, 27 de março de 2013

Jorge Algeroz de volta a Penacova

Nota da gerência: Jorge Algeroz, sociólogo da Taberna, está de volta, depois de algum tempo afastado, durante o qual esteve nos Estados Unidos, para um doutoramento em Harvard. O Homem das Tabernas aproveita para lhe endereçar os Parabéns pelo seu doutoramento!
Antes de partir em direção a Londres, onde irá dar algumas aulas na Universidade de Oxford, Algeroz aceitou deixar, ontem, um pequeno texto sobre a situação política em Penacova e que a seguir transcrevemos.

«A situação política em Penacova é de fácil análise. Estamos perante uma estruturação cujas bases assentam num entranhado semi-submerso, isto é, é como se a sobrevivência dos poderes instalados tivesse sido assegurada pela obra do regime, proscrita no Largo do Terreiro e que, segundo os caciqueiros do regime - que aliás introduziram a única e relevante novidade na vida política local, já que se apresentam como uma espécie de guarda pretoriana ou suiça da máquina e da obra do partido - é a revolução no concelho, isto é, há a Penacova antes do atual Largo do Terreiro e a Penacova depois do atual Largo do Terreiro. Isto é maniqueísmo básico e pouco dotado, também.
Mas o mais caricato nesta revolução apregoada pelo Partido do poder, devidamente disseminada por um aparelho de comunicação que se assumiu, também ele, como uma diferença relativamente aos anteriores poderes, é uma espécie de má educação vendida como vitimização proveniente dos ataques dos desalojados de 9 do 10 de 2009.
Ora esta falsidade seria grave se, por exemplo nas assembleias municipais, a maioria do partido do poder não usasse e abusasse do insulto e dos ataques pessoais a todos os que não aplaudem a sua obra e o seu discurso. É uma espécie de ditadura do pensamento, mas um pensamento medíocre, acãozoado e que, a prazo - e não necessariamente em outubro próximo - terá de prestar as tradicionais contas.
Para já, parece-me evidente que o atual poder vai continuar a se-lo, uma vez que do lado de lá da barricada está um modelo político bastante mais educado, digamos e que, por isso, não alcançará o seu objetivo.
Deixo-vos com uma frase de um cineasta, de nome Claude Chabrol e que refere: «A estupidez é infinitamente mais fascinante do que a inteligência; a inteligência tem os seus limites, a estupidez não!»
Ora, posto isto, penso que está tudo dito. A questão aqui em causa em outubro próximo não é tanto o progresso do concelho, já que, tirando o Largo do Terreiro, tudo permanece como sempre foi, mas a sobrevivência a uma certa estupidez que se instalou, essa sim, a principal nota de "progresso" nestes 4 anos.
Em outubro, ficará a saber-se que escolha se fará»

Jorge Algeroz, em 26 de março de 2013 - O Homem das Tabernas

5 comentários:

Anónimo disse...

Tenham cuidado, o Querido Líder está atento, tenham muito cuidado!

Anónimo disse...

O pessoal do PS já está com as orelhas em brasa...
Preparem-se que vem aí os insultos.

Anónimo disse...

A retorica desta tasca é sempre a mesma: bater no ps e na camara, esquecendo a obra que está a ser feita. Mas olhem que a falar mal não vão a lado nenhum. se continuarem conluiados com a oposição continuarão na irrelevância e não serão reconhecidos.

Anónimo disse...

Obra? que obra?
Manipulação, ilusão, mentira.
Olhem para o vosso ex-querido lider Sócras...
Ah não não podem. o vosso umbigo tapa-vos as vistas.

Anónimo disse...

Pois o reconhecimento não pode acontecer. Pelo menos em breve porque Gala só para o ano e nas homenagens que costumam fazer também não tem cabimento. Terão que ficar na vossa insignificância.

Related Posts with Thumbnails