quarta-feira, 20 de março de 2013

COMICIDADE DE LARANJA NA BLOGOSFERA DE PENACOVA


Como me auto proibi de falar da política de Penacova, hoje proponho-vos mais um exercício de escrita absurda pelo que quem quiser, siga em frente para uma rede social perto de si, assistir à elevação do debate político nessa terra.
Portanto, há pouco, ao olhar para um pacote de sumo de laranja, tirei umas quantas e inquietantes conclusões. Aqui vo-las deixo:
No rótulo começa por afirmar-se: "100% sumo de laranja". Mas logo por baixo lê-se o seguinte: "proveniente de concentrado." Pergunta: mas é 100% sumo de laranja ou é concentrado? E se é "concentrado", o que é concentrado de laranja? Um grupo de laranjas em vigília pelos seus empregos? Um grupo de laranjas lésbicas  a reivindicar direitos? Mas isso é uma concentração de laranjas!...
Depois, nos ingredientes diz: "Sumo e polpa de laranja" - ou seja, se ali atrás era 100% sumo, duas linhas abaixo é sumo e polpa, logo já não é 100% sumo porque tem polpa... isto é, andam a gozar com o consumidor!
Logo a seguir, ainda nos ingredientes, refere: "à base de concentrado, antioxidante e ácido ascórbico." Ora que eu saiba, se uma coisa é 100% sumo de laranja, mas que não é 100% porque tem polpa, também não pode ser 100% sumo de laranja porque laranjas normais não tem antioxidante nem ácido ascórbico, logo este sumo de laranja é pura mentira...
Depois, um pouco mais abaixo a marca anuncia que: "O cartão da embalagem é proveniente de 'fontes responsáveis' ". Ora bem, o que é uma fonte responsável? Uma fonte de fato e gravata? Uma fonte que quando sai à noite não bebe? Uma fonte que diz ao pai fonte e à mãe fonte que vai chegar a casa antes da meia noite e que só vai beber sumo de laranja? Mais vai beber sumo de laranja à base de concentrado, antioxidante e ácido ascórbico ou vai beber sumo de laranja, feito mesmo de laranjas espremidas naquelas máquinas?
Isto sim, devia tirar o sono às pessoas e não a vida política de Penacova que essa governa-se bem sozinha, obrigado!

1 comentário:

Anónimo disse...

Um excelente texto, caro A. Luís.
Não é qualquer um que consegue, a partir de uma coisa tão simples como um pacote de sumo fazer um belo texto e tão divertido, parabéns!
MC

Related Posts with Thumbnails