quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

MANUAL PESSIMISTA

 Cartoon: Luís Afonso

Vejo o país, basicamente, de pantanas. Não há otimismo que sobreviva a este pântano de mediocridade.
O governo, sem pontos cardeais, vegeta entre a sorte dos mercados e os alvitres dos especialistas em tudo e coisa nenhuma, ministros como arrastadeiras, não tanto pelo que estas carregam mas sobretudo pelo que são; o PS é um saco de gatos amestrados, que toleram um líder medíocre porque a queimar queime-se quem menos serve e até à distribuição dos trens de cozinha autárquicos, tudo quieto e calado a dobrar a coluna aos rebuçados. Enquanto isso, o Costa permanece ao fundo da encosta do castelo da capital, a disfarçar desinteresse pela agremiação do Largo do Rato.
O BPN e o BANIF continuam a chupar os ossos da carne da sopa dos desgraçados do costume. Não há dinheiro para nada, cortem-se 4 mil milhões de estado social e "Oh BPN toma lá mil milhões de euros por via dessa criatura chamada de lixo tóxico!" e entretanto, ninguém vai preso e consta que há barrigas ao sol, a Sul do Equador, a tilintar flutes de champanhe pelas glórias deste retângulo desgraçado...
Na bola, no Sporting, sucedem-se os candidatos a governar um clube tecnicamente falido. Ou é gente masoquista ou então, aquilo ainda dá para espremer mais, enquanto a equipa se arrasta em campo, num experimentalismo de fazer dó e a tentar afastar fantasmas da despromoção.
Na frente FCPorto e SLBenfica medem o comprimento das respetivas pilas a ver quem aguentará o entumescimento mais tempo, enquanto as mãos se esfregam não vão ser elas chamadas à lavoura. Mais a norte, o clube de Braga, a quem umas inteligências decretaram ser um "grande", arrasta-se atrás da rapaziada dos móveis e os adeptos descem as bancadas para descarregar nos paisanos pacenses a sua inteligência. A propósito do SCBraga ser "grande", alguém se lembra de algum título ganho por aquela agremiação nos últimos 20 anos? Eu também não!
Depois é o Papa que resigna. Já rejubilam os vates por via da coisa, que era feio, que era alemão, que andava de mantas a cobrir as desgraças dos seus pastores - pedófilos, corruptos e afins - e mais não sei quê, tudo num nível de interpretação histórico-cultural de elevar estátuas. Espera-se pelo fumo branco e que o sucessor dance e cante pop e fale claro para o povo de Deus.
Obrigado e bom dia!

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito bom como sempre!

Related Posts with Thumbnails