sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

O Natal não interessa, nem ao menino Jesus!



O natal é a festa da hipocrisia absoluta. O símbolo da festa, para a maioria dos crentes, fica em segundo plano e isso inquieta-me.

Esta semana fui a um centro comercial e a história repetiu-se: uma multidão  de gente quase maluca, passando uns por cima  dos outros, à procura de alguma coisa, que eles não têm a menor ideia do que seja.

Quando cheguei a Penacova fui confrontado com a esquizofrénica preocupação que as pessoas têm de desejar umas às outras "Boas Festas" ou ”Feliz Natal". O que é isto? O que pode correr mal no Natal? Faltar a água? Faltar a luz? O peru estar mal passado e comer a salada toda? O menino Jesus ir para o Sporting? Sejamos honestos: é só um dia, uma noite!

Mas a coisa pior que pode acontecer é ser obrigado a ver o "Natal dos Hospitais". Um doente estar acamado  e ter que levar com 33 horas de todos os pimbas do país e arredores... Aposto que, um dia antes, uma data de doentes foge do hospital:
-Ó Sr. Manuel, onde pensa que vai? O senhor foi operado há 37 minutos?

O Homem das Tabernas sabe que nos anos 80, dois irmãos do concelho de Penacova, que nasceram num fim de tarde em que passava o "Natal dos Hospitais", ouviram o Dino Meira (penso que foi o grande tema "Zum,Zum,Zum”) a cantar e cada um fugiu para o seu lado. Agora, tantos anos depois, reencontram-se na morgue do mesmo hospital, a verem o programa.

Feliz Natal a todos os meus amigos e inimigos!

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails