segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Ainda sobre a requalificação urbana de Penacova: dúvidas recolhidas na rua

A propósito do texto da semana passada, que pretendia lançar a saudável discussão sobre as obras de requalificação de uma parte da vila de Penacova (ler aqui), a Taberna foi para a rua escutar o povo e recolheu algumas perguntas/dúvidas das gentes que não têm acesso a redes sociais ou caixas de comentários:
 
“Como é possível uma vila que quer receber (muitos) turistas não ter pensado em reservar um local para a paragem de, pelo menos, um autocarro pesado de passageiros?”
 
“Se um dos objetivos era libertar o Terreiro das latas, porque diabo se continuam a ver tantos carros estacionados/parados em todo o lado?”
 
“Por que foram escolher uma pedra tão escura para pavimentar as ruas, se existe calçada bem mais bonita e condizente com o meio em que estamos?”
 
“Não podiam ter aproveitado estas obras de regime para terem a coragem de deitar abaixo a barreira que verdadeiramente corta a vila ao meio, que é o prédio que se encontra em frente à Câmara Municipal?”
 
“Quando é que a Câmara vai reconhecer que errou na projeção do novo estacionamento, que trouxe mais problemas em vez de resolvê-los?”
 
“Como é que uns quadrados de erva podem ser mais bonitos do que os antigos canteiros do jardim da Pérgula?”
 
“Com tanto espaço morto/desaproveitado no caixote construído junto às escadas da Igreja, por que não deram mais um metro quadrado para o funcionamento do quiosque?”
 
“Por que é que o PS Penacova tem que ser uma espécie de Rei Midas ao contrário (onde mexe estraga)?”

9 comentários:

Anónimo disse...

Dassssss...Na mouche!
Tanta coisa para quê?
Este texto, com estas perguntas diz tudo sobre as obras.
Bem, quase tudo!

Anónimo disse...

Ainda se vêm carros parados no terreiro porque os condutores são autenticas bestas.

O Tuga funciona á base de que se puder levar o carro para o trabalho, e estanciona-lo ao lado da sua secretária, falo-á.

Anónimo disse...

Eu tb tenho uma pergunta: o homem das tabernas já fez alguma coisa por penacova pra estar a criticar o que é feito?

Anónimo disse...

Penacova pertence a 2 ou 3 senhores feudais que dificilente deixarão que outras obras sejam feitas. E tb não vejo este executivo a ter essa coragem de os enfrenta. é mais fácil expropriar terrenos florestais aos mais desgraçados.

Anónimo disse...

O terreiro de Penacova precisava de ser arranjadao, lá isso precisava. Mas estes senhores, concerteza com boa vontade, estragaram tudo.
Tanto dinheiro para retirar a praça ao municipio e aos municipes. As escadas, meu Deus, para quê uma escadaria, para que servem? o parque de estacionamento? qualquer turista para lá chegar, como faz? e depois para sair não se pode virar à esquerda, temos de ir dar a volta outra vez à rotunda do Penedo Raso. E a manutenção do edificio? Se é estacionamento fechado e pago vai ter concerteza que ter um funcionário 24 horas/dia.
E a velha casa do Albertinho? Lá fica? segundo se consta ainda vai ser recuperada a expensas da Camara. Será assim? grande negociata se assim for.
E os cafés e o restaurante panorâmico o que dizem? sem sequer um lugarzinho para parar com uns amigos rapidinho e ir beber uma bica. E o Ténis, completamente degradado? Porque não pensaram nisso?O municipio tinha, e tem, um espaço que era seu que podia ter aproveitado e recuperado, ao invés preferiu adquirir outro e pagá-lo a peso de ouro.
A boa vontade podia ter sido muita, mas o resultado foi desastroso. Encontramos muito poucos a dizer bem desta obra, e isto nada tem a ver com politica.

Anónimo disse...

Não costumo fazer comentários. Mas ao ler chocou-me o comentário do anónimo das 9.49. Deve ser do poder instalado na Camara. Vejam bem como estes senhores tratam os Penacovenses ou os cidadãos em geral que estacionam no terreiro pq não lhes deixaram alternativas.
Apelidar quem os elegeu de bestas é no minimo esclarecedor.

Anónimo disse...

A pertinência do comentário do anómino das 17.53, contrasta com a cegueira de quem permitiu um investimento daquela dimensão que, apesar de servir alguns, não foi suficiente para servir Penacova, com aliás é apanágio dos políticos da nossa praça, que fazem as coisa, sem auscultarem devidamente a populaçõa, privando-a de exercer um direito que lhe é legalmente reconhecido, ou seja, o direito de discutir publicamente se os projetos a serem construídos, são de facto úteis para a população e, obviamente, se existem alternativas.

Anónimo disse...

Vai acontecer isso também com o projecto de regeneração urbana da vila de s.pedro de alva. Foi apresentado, mas logo de seguida enfiado em alguma gaveta para que o povo daquela terra nem o possa discutir. Também não deve ser para fazer...no entanto sem projetos nada se faz!

Anónimo disse...

Julgo que a ideia original que levou às obras de requalificação urbana do terreiro foi devolver às pessoas o terreiro e as crianças também contam. Não vi grandes melhorias, o parque infantil que havia, onde agora está o quiosque, foi extinto e não surgiu outro melhor, nem pior. Será que Penacova já se rendeu ao baixo número de nascimento e ao aumento do envelhecimento da população? Mesmo pensando assim também me parece que os bancos escolhidos não são muito confortáveis para os idosos e esqueceram-se de umas mesa para a sueca. José Maia

Related Posts with Thumbnails