terça-feira, 11 de setembro de 2012

A NOVA FACE DA VILA - FACTOS E PERGUNTAS


Passei recentemente por Penacova.
Vi as obras de requalificação urbana do centro da vila e de uma maneira global, gostei do que vi.
Não me custa nada reconhecer as coisas boas que por lá acontecem, independentemente das cores de quem as promove.
De facto, os carros foram afastados do espaço público que ganhou novos espaços e novos desenhos. Há ali mais modernidade, mais ar, mais terreno.
Lanço, ainda assim, umas quantas perguntas que, espero, sejam respondidas:
- Porque razão foram retirados os bancos dos espaços arborizados? Ou não estão ainda colocados?



- Porque razão se optou pelo granito, dado não ser esta uma rocha "tradicional" nem em Penacova, nem na região? 
 É uma opinião, vale o que vale, mas a calçada portuguesa é muito menos monótona...
- Está prevista a retirada do "cotovelo" que restou numa edificação, junto ao novo parque de estacionamento e que se revelará um obstáculo à circulação, numa zona já de si estreita?

Repito, há mais espaço, há mais ar, mais beleza, mais design e mais estética, mas é inevitável perguntar:
- De que serve tudo isto se, como naquele dia, ao fim da tarde de um sábado de verão (19h), não havia vivalma no centro da vila?!...
E mesmo no Café Turismo, onde me desloquei, apenas três pessoas: eu, ou meu acompanhante e o empregado que nos serviu os cafés...
Desejo, eu e seguramente muitos penacovenses, que a câmara consiga ajudar a encontrar solução para esta falha grave... Os novos espaços públicos da vila de pouco servirão se neles não houver o elemento humano.
Os espaços públicos são, justamente, para as pessoas e não apenas para mostrar na altura das eleições ou para estabelecer em manifestos políticos, em que são servidos de forma descarada (como já li) como a fronteira entre o subdesenvolvimento passado e o desenvolvimento atual, em Penacova.


5 comentários:

Anónimo disse...

Se não se faz, é porque não se faz; se se faz é porque se faz!
Olha lá, mas as obras já acabaram?

Anónimo disse...

Bom dia. Penso que a parte do cotovelo não foi cedido pelo proprietário da casa.

SC disse...

O primeiro anónimo só tem um objetivo, atacar o A. Luís. Até no dia em que ele escreve um texto simpático para a câmara e para o PS o ataca, para além de ser um mal educado. Se fosse eu ao A. Luís nem respondia a estes cobardolas de mer... que pensam que Penacova é deles.

Anónimo disse...

SC é um nome?
Olhe, quando diz que o A. Luis escreve um texto simpático é porque não sabe interpretar o que está escrito, ou não conhece o seu estilo de escrever!

Anónimo disse...

Boa tarde a todos.Sou Penacovense mas não resido no Conselho.Contudo ia regularmente à Vila que me viu nascer,ia ás compras no mercado tradicional(apesar de ter tudo à porta onde moro). Com as obras a rotina que eu fazia terminou assim como de algumas pessoas que conheço,se antes das obras já não havia condições, agora pior!!!Mas a culpa não se deve só às obras.De momento não há nada de apelativo para o comercio,convívio,muito menos para os turistas!!! Eu estudei durante 12 anos em Penacova e a "vida" que a vila tinha era divinal,havia sempre imensa gentes pelas ruas a tratar dos seus assuntos,a beber um café, nos bares; nos bancos do jardim, assim como nas pequenas ruas se via sempre alguém...mas tudo isso foi morrendo com o tempo.Posso dizer que foram os melhores anos que recordo de Penacova.Será que com a crise seria necessário gastar dinheiro com esta requalificação da Vila será para "chamar atenção"?Pois há cada vez mais jovens a sair do Conselho;será que era para tentar dar Vida de novo a Penacova?Sr.Presidente dou-lhe os parabéns está tudo muito bonito etc e tal,mas de funcional não tem nada!! Com as obras de requalificação só estão a dar a sentença de Morte antecipada a Vila.Porque não promover mais o comercio, locais de lazer o turismo
as habitações de forma diferente?Eu adoro Penacova e tenho pena de a ver a morrer desta forma.....

Related Posts with Thumbnails