quarta-feira, 18 de julho de 2012

Penacova precisa de mais informação e de menos propaganda

Imagem: elevationnetworks.org

A disseminação acrítica da informação oficial do nosso município tem beneficiado da não existência de filtros jornalísticos, resultado da ausência de órgãos de informação no concelho. O fim da rádio local (já lá vão 20 anos!) e do Jornal de Penacova tornou fácil a “venda” da mensagem do “regime”, posta a circular em diferentes canais de divulgação da atualidade concelhia.

Por outras palavras, faz falta jornalismo no nosso concelho. Os sites de “notícias” têm cumprido bem o seu papel de divulgação/atualização e nesse campo estamos muito bem servidos. Mas tem faltado a “sábia e contextualizada leitura dos acontecimentos”, sobretudo quando a fonte de informação é sempre a mesma: o município.

E, talvez por isso, há hoje muita propaganda no nosso concelho que campeia e faz escola, por clara ausência de trabalho jornalístico. Querem um exemplo? A forma hábil como o fim das Festas do Município (imagem identitária deste executivo) foi transformado numa rigorosa medida de gestão. Medida correta? A maioria dirá que sim, pois assim lhe foi vendida a equação. Mas o jornalista, por "defeito" de formação, faria sempre as perguntas incómodas, como estas: É assim tão grave a situação financeira do município que não permita assegurar as festas que “se pagavam a si próprias” como chegou a ser dito? Não é possível organizar uma semana de festas mais baratinha, sem o recurso a “artistas” de cachês milionários? Se a Câmara tomasse em mãos a organização das festas do município (fazendo encontrar no recinto as diferentes associações do concelho e programando a diversão com os grupos locais) não pouparia muito dinheiro? Este ambiente de fim de festa não será antes sinal de problemas financeiros até aqui bem maquilhados e que escondem inclusivamente problemas de tesouraria?

Como não sou jornalista, possivelmente terei até feito as questões erradas. Mas queria ter alguém que as fizesse (estas ou quaisquer outras) por mim. Merecemos todos o contraditório.

16 comentários:

António Luís disse...

Meu caro!
Absolutamente de acordo contigo!
E mais, a imagem do Presidente da Câmara, esfíngico, no meio das obras é absolutamente esmagadora, pelos piores motivos.
Para quem tem espírito livre e crítico, está lá tudo explicado.
Mas é mau! Apenas isso!
Quanto à nota de imprensa, bom, deveria ser "premiada" por ser um exemplo cínico de um folheto de propaganda, assente na falta, lá está, de espírito crítico.
É medíocre porque assenta na confiança que os políticos, em geral tem, na estupidez das pessoas.
O problema é que, mesmo sem serem iluminadas, algumas pessoas não são estúpidas e, pasme-se, pensam!

Anónimo disse...

Estas enganado, muito enganado se te dás bem com o Presidente fala pessoalmente com ele sobre isso e depois ves.

Anónimo disse...

Nas proximas eleições candidatem-se para fazer melhor e não levar a Camara como dizem á falencia....voçes falam tanto e não ligam nenhuma á vossa terra, só sabem criticar

António Luís disse...

Só para clarificar um ponto, o problema não será seguramente Humberto Oliveira, mas sim algumas "adjacências do partido" que o segura que, por norma, são muito competentes na defesa da sopa!

Anónimo disse...

Quanto ao texto tem os seus pontos relevantes e outros, nem por isso!
Quanto à opinião do António Luis, igual a si mesmo, mas deixo-lhe um conselho: deixe o seu calhau e peça tranferência para uma zona mais próxima para que faça algo que nunca fez pela sua santa terrinha!
Ao longe custa menos ajudar, certo? Já criticar, sem tirar o traseiro do sofá...

Pedro Viseu disse...

Muito me admira a vossa indignação quanto a falta de opinião critica quando, das várias vezes que foram convidados para a terem, sobretudo no Penacova Atual, declinaram o convite. Por isso não percebo de que se queixam.

Anónimo disse...

O José Duarte tem razão. O Jornal de Penacova faz falta e bem me lembro do escrutinio qie esse jornal fazia do mandato do mauricio quando o ps não existia por aqui. Temos a taberna e ainda bem, mas não são jornalistas (mas andam bem informados,).

Pedro Viseu disse...

Quanto ao Jornal de Penacova, só acabou porque, por um lado, não tinha o apoio financeiro do município, por outro, não via o dinheiro de alguns assinantes, que somente pretendiam recebê-lo em casa, sem se preocuparem com a despesa que significava fazer um jornal. Portanto, se ele existe é porque alguns penacovenses não quiseram. Quanto à fonte de informação ser sempre a mesma, o António Duarte anda, propositadamente, distraído, pois no que diz respeito ao Penacova Atual, muita mal estaria o concelho, se apenas fossem divulgadas as notas de imprensa que o município envia para publicação. Esquece-se, ou nem por isso, das inúmeras iniciativas do concelho às quais é dada a devida publicidade, e que não dependem exclusivamente do município.. Portanto, que o António Luís e o António Duarte me digam que não conseguem causar danos na governação do presidente Humberto é uma coisa, agora que tentem reduzir às notas de imprensa do município, as únicas publicações que são feitas em Penacova, só demonstram que desprezam tudo o resto que se faz em Penacova e no concelho, e se, aparentemente, nada mais existe em Penacova, é porque não quem as realiza não as promove, daí o texto escrito pelo José António, ser, esse sim, propaganda de quem nada faz por Penacova, a não ser criticar, porque sim.

Anónimo disse...

IHIHIHIHIHIHIH
Com isto, Pedro Viseu, acabaste de lhes tocar na "ferida", o nada fazerem pelo concelho!
Isto tem-se visto nas suas ausências nas iniciativas, um por não estar cá, o outro porque prefere criticar sem presenciar, que é muito melhor!!!!

António Luís disse...

1-Pessoalmente, não tenciono causar danos na governação de ninguém, chame-se Humberto, José, Mário ou Luísa.
2-Seria facílimo para mim não querer saber de Penacova para nada... Nem sequer lá estou, não é?! Um dia, quem sabe. Já faltou menos, seguramente para me calar de vez.
3-Fossem os meus escritos de sofá macios e simpáticos para com os poderes e não faltavam candidatos a pagar-me cervejas e cafés quando fosse em passeio à "santa terrinha". Lembro-me de não ser simpático com o Eng ºMaurício e, no entanto, nunca da boca dele ou de outros do seu executivo saíram frases tão "meigas" como as que me são dirigidas agora.
4- Não escrevo no Penacova Atual,como cheguei a fazer antes de aparecer o HDT, porque não acho correto fazê-lo em dois blogues do concelho, como não o fiz também, no Penacova Online, por exemplo.
5-Mas sosseguem, senhores. Eu não tenho importância nenhuma. Não faço ninguém perder ou ganhar nada, muito menos eleições.

Cumprimentos.
AL

Anónimo disse...

A roupa lava-se no rio, mas já que é para dizer o que está mal vamos a isso.1ºEstes senhores que lá estão não conhecem mais terra nenhuma só a vila de penacova,todo o dinheiro é gasto só lá.
2º para quê fazer um centro escolar em lorvão? para estar ás moscas? das terras da freguesia quais os miúdos que frequentam a dita? mesmo que fechem as outras escolas pensam que os pais os vão levar a lorvão? desenganem-se, pois se a maioria das crinças, já agora vão para coimbra.
3ºpara quê gastar tanto dinheiro para tirar os carros do terreiro se a vila está ás moscas a maior parte do tempo? algumas aldeias do conselho tem mais movimento.
fui ver um dos eventos que fizeram no centro cultural e para meu espanto as pessoas que estavam eram acompanhantes dos intervenientes no espétaculo e nas ruas nimguém.
Silva

Anónimo disse...

Por acaso tinham muita coisa para dizer mas divetem-se a dizer mal uns dos outros.
Acho mesmo que estão todos bem uns para os outros. O Penacova Atual é publico a filiação partidária do seu autor. Qunato a isso nada a dizer a não ser que naturalmente é partidário e isso é apenas importante que as pessoas todas saibam disso para tirar as suas concvlusões quanto á publicações. Antiagmente uma erva no chafariz do potrco era uma notici do fim do mundo, agora toda a entrada de Penacova cheia de silva que até tapam as placas e as paragens dos autocarros partidas isso não o incomoda. Toda a gente sabe bem porquê.
Quanto à nota de imprensa e à falta de dinheiro para as festas e ao almoço na Quinta da Nora. O ano passado diza-se que as festas se pagavma a si própriss, agora não precebo. falta de dinheiro? è a única cãmara com quatro autarcas a receber ao final do mês. Era suposto os três primeiros da Lista terem ordenado, mas os seis primeiros já lá estão. Por acaos conhcem algum vereador do desporto em Municipios como o nosso com Secretário? Tb não.
E já agora o almoço. Porque é que tem que haver almoço? É obrigatório pagarem-se almoços com o dinheiro dos contribuintes? Para quem foi o almoço? É que se é assim para a próxima também quero.
Contribuí para a mudança mas enganei-me. É vida com diria alguém

Anónimo disse...

Foi só falar na defesa da sopa, que logo saltaram algumas adjacência do poder (devidamente disfarçada a defender o que de melhor se faz em Penacova ao nível de opinião a crítica...), a defender a dita!...

Anónimo disse...

É impresão minha ou o pedro viseu não precebeu o texto do José? Opinião não é o mesmo que jornalismo. Não me digam que se os homens da taberna tivessem aceitado escrever no Penacova atual, aquilo já era um jornal. Pois acho que faz falta o jornal de Penacova, ainda que estivesse fraquito pro fim. Mas sempre tinha um jornalista à frente que sabia eqlibrar as coisas.

Anónimo disse...

Não conheço anónimo de 18 de Julho(20.35) mas tenho que lhe dar os parabéns pois obrigou o pedro viseu a escrever um texto á pressa a criticar as silvas que nunca tinha visto.

Pedro Viseu disse...

Não fossem o António Luís, o José António Duarte a darem a cara na crítica às políticas deste e de outros executivos, nunca se saberia quem realmente crítica o quê neste blog. Os que não se identificam, apelam à mudança mas não têm tomates para se identificarem, esperando que os outros, aqueles que se identificam, se comprometam por eles. Mas isso é uma "luta" antiga, desde o Jogo de Possíveis", e desde então nada mudou. O que mereciam, é que não houvesse nada em Penacova para vos entreter. Se quisessem comentar, que o fizessem num blog de Poiares, Miranda do Corvo ou Coimbra.

Related Posts with Thumbnails