quarta-feira, 20 de junho de 2012

O tribunal judicial de Penacova

Foto: Jornal As Beiras

A confirmar-se a permanência de um tribunal em Penacova, estaremos, seguramente, perante um dos acontecimentos mais importantes para a sobrevivência do nosso concelho.

Ainda que, à partida, uma instituição deste tipo não seja considerada pelo senso comum como decisivo e direto fator de crescimento/desenvolvimento de um qualquer concelho, no caso de pequenos territórios interiorizados e de matriz vincadamente rural, um tribunal com o de Penacova marca o seu hinterland a vários níveis:

- Garante a dinamização de mais uma centralidade na vila: saindo do velho e decrépito edifício (que tinha a vantagem de não nos deixar esquecer o que é a nossa Justiça), irá criar-se um novo polo, fora do centro do poder. A vila já tinha, e bem, outras centralidades. Primeiro com a construção do “novo” Centro de Saúde e depois com a criação do eixo EB1/Centro Cultural/Piscinas Municipais, ganhou-se uma saudável e desejável descentralização de áreas funcionais, que “arrastou” vida para locais afastados do nosso “Terreiro do Paço”. Neste contexto, o novo tribunal virá enriquecer este quadro;

- Garante postos de trabalho: Para além da manutenção (em Penacova) dos postos de trabalho dos funcionários (nos tempos que correm, chega a ser uma obra de caridade), há que contar também com a criação indireta de emprego em áreas tão diversas como a restauração ou o apoio judiciário/jurídico;

- Por fim, garante um serviço que não existe na maioria dos concelhos limítrofes, o que, em si mesmo, constitui um fator positivo de distinção.

P.S. – Tomada que está a decisão, resta-nos assistir à inevitável repartição/reclamação do respetivo mérito. Do governo, dirá o PSD, por ter sido sensível aos argumentos locais. Do poder local, dirá o PS, por ter tornado o desfecho incontornável.

2 comentários:

Anónimo disse...

Esqueça-se a atribuição dos méritos; saudemos sim a manutenção da Instituição no Concelho!

Anónimo disse...

Gostei muito deste texto.! Vocês são a consciência deste concelho e orgulho-me de Penacova ter um blog desta qualidade. O resto são blogs que se limitam a dar conta da agenda de propaganda do concelho, sem qq espírito crítico. Não menciono os blogs mais pessoais por não terem significativa espressão.

Qto ao assunto em analise, não acho que penacova "morresse" sem o tribunal, mas sempre é bom para a economia local que este continue.

Méritos? Mas não foi o governo que tomou a decisão?

José P. Barreto

Related Posts with Thumbnails