quarta-feira, 18 de abril de 2012

O debate político em Penacova

Lendo o que se vai comentando aqui pela Taberna, sente-se que, à medida que nos vamos aproximando do período de pré-campanha eleitoral autárquica, o debate político já vai misturando e comparando os argumentos dos dois maiores partidos locais.
Os três anos de gestão socialista em Penacova têm, entre o conjunto dos comentadores, zelosos defensores e encarniçados advogados, dispostos a marcação cerrada, impiedosa e (por vezes) trauliteira a todos os que ousam questionar opções.
Já a oposição, encostada ao balcão e pouco ou nada habituada a contestar um poder que se exibe e se passeia, já mostra estar farta de ver a banda passar. Até porque a banda parece estar sempre a passar.
Mas o que se discute, afinal, aqui na Taberna? Uma rápida consulta aponta-nos três delicados pontos, onde o fogo se tem cruzado com mais intensidade:
1-    É ou não proporcionalmente vantajoso o esforço financeiro que o Município está a fazer na renovação no centro da Vila de Penacova?
2-    Foi boa ou má opção alterar o projeto de construção do novo parque de estacionamento, tendo em conta o aumento de investimento que a mudança implicou?
3-    Que situação financeira encontrou o atual executivo municipal? Muita boa, como diz a oposição, ao ponto de permitir o voluntarismo deste primeiro mandato socialista? Ou má, como afirma o poder, que se queixa de contas que ficaram por pagar?

8 comentários:

Anónimo disse...

É incrivel como o PS-penacova fala da situação má de contas que recebeu e, de repente, desata a fazer obras que não são mais do que atirar dinheiro fora em vez de, então, saldar as dividas supostamente herdadas.
Escrevam isto, se o PS perder as eleições, eu não queria estar na pelo dos desgraçados que receberam a câmara depois da passagem desta gestão socialista.
Se era mau há quase 3 anos, será catastrófico daqui a ano e meio.

Anónimo disse...

De uma vez por todas, para ti Zé Tó e para alguns anónimos! A questão de as finanças serem boas ou más é muito simples. As dívidas de cerca de 5 milhoes de euros a fornecedores ficaram por pagar, ponto final! O que foi deixado do anterior executivo não foram os cofres cheios, foi a capacidade de endividamento da câmara! Nos cofres tinham ficado poucas dezenas de milhares de euros!
É DIFERENTE!
A questão que colocas sobre a alteração do parque de estacionamento também é interessante! Visto que o anterior projecto tinha um orçamento de cerca de 2,5 milhoes de euros e este tem um orçamento de cerca de 900 mil euros, comparticipados em 80% pelos fundos do QREN!
Por isso aumento de investimento? Não me parece o caso, mas se queres transmitir isso às pessoas, estás à vontade!
Já há uns tempos tinha visto aqui uns comentários a dizerem se querias informar as pessoas, ao menos que o fizesses com as informações correctas! Não poderia estar mais de acordo! Estes números são públicos não custa nada procurar e copiar!

Anónimo disse...

Para o 1º anónimo: Adapte a sua última frase áquilo que o seu partido está a fazer ao país.

Tenha vergonha.

Quanto à sua 1ª parte do comentário, quando é que percebe a diferença entre ter candidaturas bem feitas e o não ter? e afinal fazem obra ou não? e que autoridade, conhecimentos ou estudos realizou para dizer que é dinheiro deitado fora? é que se formos por aí temos dezenas de exemplos nos últimos 20 anos, não?

Anónimo disse...

Bom, finalmente algo que diz respeito à região!
Agora, que se pronunciem as vozes concordantes e as discordantes, para que delas se possa retirar o tal máximo divisor comum!
Parabéns!

Anónimo disse...

Que grande cara de pau.
Este anónimo das 09,58 H que é sempre o mesmo, cada vez está pior!
Como é que alguém pode acreditar que o anterior projecto do estacionamento era mais caro do que este?
Não faça os outros de burros!
Num lado era um projecto global das obras todas no outro é só o parque de estacionamento, entende?
Deram 270.000 euros por um terreno, enquanto o outro era não era preciso adquirir nada.
Se olharmos para o "placard" da obra até parece que Penacova ainda vai receber mais dinheiro do que a obra custa. O valor da adjudicação é inferior ao da comparticipação da obra. Claro que tem explicação.
Quanto à comparticipação do QREN, devo lembrar que Penacova recebeu o prémio de mérito por ter uma excelente taxa de execução dos fundos comunitários. Isso fez com que todos esses projectos tenham valores altíssimos de comparticipação que não seriam possíveis de outra forma.
A boa situação financeira do Município ao contrário de muitos concelhos do país, fez com que se conseguisse não ver anuladas algumas comparticipações em obras importantes e até até aumentar os valores percentuais. Transcrevo para aqui parte de uma acta, do que disse o Sr. Presidente da Câmara sobre a situação financeira do Município quando tomou posse dos destinos deste concelho.

Presidente Humberto Oliveira:

"No entanto também quer deixar a premissa de que a situação financeira do Município não é má, nunca o disse e se ler as actas das reuniões do Executivo até ao momento, pode verificar isso. O que é importante é que para a opinião pública não passe a imagem que tem passado, até por parte de pessoas bem informadas, sobre a situação financeira da Câmara, que há muito dinheiro para gastar, o que não corresponde à realidade. Há dinheiro paragastar, mas também existem contas para pagar, como se reflecte no mapa que foi distribuído. Agora a situação financeira não é má, é boa comparada com outros Municípios, ou até muito boa se se pretender que o adjectivo fique, contudo não corresponde à imagem que as pessoas têm, não apenas as de Penacova, mas até de alguns Presidentes de Câmara da região, com quem teve ocasião de almoçar e que se referiram a este assunto."

Acho que isto diz tudo!

Anónimo disse...

O PSD está a tentar tirar o país da miséria em que nos deixaram e se assim não fosse estávamos falidos.
Sabe o que isso quer dizer?
Foi o PSD que pediu ajuda externa?
Foi o PSD que negociou o documento da TROYKA?
Deviam estar calados durante muito tempo mas como a vergonha não existe, vão atirando postas de pescada armados em santinhos.
Quanto aos números, é isso mesmo são números que se modelam à vontade de cada um.

Anónimo disse...

Até parece que Penacova se resume ao centro da Vila sede de concelho.
O importante é que os eleitores e o povo do concelho analise as mudanças. Afinal o que mudou na vida dos Penacovenses. Há mais turismo? mais industria? mais emprego? mais restaurantes, mais cafés? mais cultura? Há mais habitação? Mais pessoas a fixar-se em Penacova? Ou esta está mais deserta?
E os poucos comerciantes e logistas de Penacova, estão mais satisfeitos?
A Câmara tem mais carisma, mais liderança, mais força no panorama distrital e nacional, é mais conhecida?
Penacova afirmou-se pela diferença, pelos tais "clusters", pela inovação?
De facto os Penacovenses, sem qualquer clubismo, sentem as diferenças, ou antes pelo contrário está tudo básicamente na mesma.
Ao nível interno, apesar do aumento de vereadores e de colaboradores políticos, e da transformação do balcão de atendimento da Câmara o comum do cidadão é melhor atendido?
A burocracia dimunuíu?
No fundo a qualidade de vida dos cidadãos de penacova aumentou?
É tudo isto que importa analisar e não apenas as obras de Penacova.

Anónimo disse...

Ainda bem que foi transcrito de uma acta, assim não restam dúvidas!
Mas que parte do "... contudo não corresponde à imagem que as pessoas têm, não apenas as de Penacova..." é que não percebeu! Pelos vistos essas palavras são de dificel percepção, para quem já deve ter a visão e audição afectadas, turva mesmo no caso da visão!
Não comeces a misturar 7up, vais ver onde isso te leva!

Related Posts with Thumbnails