segunda-feira, 23 de abril de 2012

Hotel-escola em Penacova. Por que não?


Sabemos todos que não se trata de um imóvel qualquer.

Como alguém me dizia há dias, é um investimento com a cara de Penacova que se degrada todos os dias. As vandalizações são cada vez mais frequentes e o espaço, cumprindo a tradição do local onde está implantado, já vai servindo de “ponto de encontro”, oferecendo aos entusiasmados visitantes um abrigo seco e seguro.
E não. Não chega ficar à espera que, mais tarde ou mais cedo, um qualquer messias de fartas algibeiras se engane e aceite pegar em tão pesado fardo, pagando uma renda exorbitante e investindo o que é necessário para (re)qualificar uma infraestrutura que perdeu atributos por falta de comparência.
Neste contexto, será assim tão extravagante a hipótese de se apostar num hotel que potenciasse a formação profissional que é feita a poucas centenas de metros? Sentando-se à mesa com os Ministérios da Educação e da Economia, os senhorios (Município de Penacova e Santa Casa da Misericórdia) têm aqui uma saída que lhes permitirá estancar a desvalorização do investimento feito e criar um modelo de hotel onde os jovens (formandos e formados) podem colocar em prática o que vão aprendendo ou aprenderam. Um hotel de formação, ligado umbilicalmente aos cursos profissionais ministrados nas escolas EB 2,3/S de Penacova (Curso Técnico de Turismo e Ambiental Rural) e Beira Aguieira (hotelaria/restauração), promovendo o emprego qualificado e associando Penacova a uma unidade hoteleira com peculiares características. E não esqueçamos que temos uma escola superior de hotelaria e turismo a duas dezenas de quilómetros, com mão-de-obra superiormente qualificada (gestão hoteleira, por exemplo) faminta de oportunidades...
Irrealizável? Nada disso, até porque não seria o primeiro caso de sucesso.

10 comentários:

Anónimo disse...

Uma ideia, mas haverá mais.

Anónimo disse...

Ora ai está uma ideia de génio. Com mão de obra mais barata e nem por isso menos especializada, era uma maneira dos estudantes entrarem no mundo do trabalho, com responsabilidade e a trabalhar a sério, com algum insetivo, pois dariam o seu trabalho em troca dos seus gastos com alimentação e transporte. Os pais poupavão e todos ficavam favorecidos, e se com tudo isto os preços fossem mais em conta de certeza que os clientes seriam mais. O nosso conselho é muito bonito se todos nos unirmos e cada um mostrar o que de belo temos nas nossas aldeias, podemos ter programas de interece para vários dias ou até semanas. FORÇA PENACOVENSES

Anónimo disse...

Claro que é possível.É mais uma ideia que podia ser equacionada.
Sabemos que as dificuldades são muitas, sabemos também que a Cãmara não é o accionista maioritário, mas também sabemos que este assunto se arrasta á tempo demais.
Um hotel desta natureza encerrado e tanto se fala em turismo.
Talvez haja solução, mas era preciso uma Cãmara Municipal empenhada, liderante, inovadora.
Não basta fazer o trivial, festitas, concertos, btts, tudo é preciso, bem sabemos, mas tudo na dose certa e as grandes lideranças vêem-se nos grandes projetos, e pese embora, a camara não ser o maior acionista, nestes concelhos mais pequenos tudo tem que girar à volta do Municipio.
Infelizmente continuamos na mesma, ou melhor, estamos bem pior.

VeraC disse...

Uma excelente ideia. A sociedade civil precisa de contribuir com ideias e ser incentivada a participar critica e construtivamente nas suas localidades. Os partidos, sejam eles quais forem, não esgotam a criatividade tanto em termos de propostas como em termos de acção. É tempo de construirmos alianças entre a sociedade civil e o poder político local. E nos deixarmos do jogo habitual em que os partidos ou levam para o seu seio as pessoas mais válidas, partidarizando excessivamente o espaço público, ou constroem narrativas de oposição conflitual para "destruir" quem na sociedade civil pretende participar. Vejo por todo o lado pessoas com muita criatividade, sem ambições partidárias (ou até muito avessas aos partidos), mas que estão ávidas de participar na vida pública. A sociedade civil precisa de se organizar não só na Internet mas também nas localidades e passar do discurso individual para a acção coletiva.

Anónimo disse...

Não acredito que seja possivel, com muita pena minha, porque quêm já fez o investimento quer tentar arranjar algum retorno e nesses modos meu amigo Taberneiro está a dizer que ambas as partes abdicavam de tudo, vai ser quase impossivel, até que segundo sei a Câmara já tinha pensado em algo do genero.
Imagine voçê, faz uma casa, gastou dinheiro e depois como não a consegue vender arrenda-a de borla so para ter a casa a funcionar?? Não me parece que queira ser tão genero a esse ponto.

Anónimo disse...

Martins da Costa resumia tudo a uma frase que ainda hoje é verdadeira, Penacova é uma terra de mortos!

Anónimo disse...

"...era preciso uma Cãmara Municipal empenhada, liderante, inovadora..."
E ele a dar-lhe!
Ainda me lembro quando o maurício quis fazer lá um resort de 7 estrelas! Epá, azar do caraças, esbarrou contra a opiniao da Santa Casa! É que foi mesmo azar!
Será qeu nessa cabeça ainda não entrou que por muito que a câmara queira fazer alguma coisa, a decisão é sempre da entidade SANTA CASA DA MISERICÓRDIA?
Vê lá se acordas prá vida!

Anónimo disse...

"Não seria o primeiro caso de sucesso!. Onde!? nunca ouvi falar em hotéis escola, caro Duarte.

Anónimo disse...

Ó anónimo das 15,40 horas, mas porque é que aqui há uns tempos atrás a culpa do hotel ter problemas e estar sempre fechado era sempre da Câmara Municipal.
Convinha malhar em alguém e como não havia muito por onde pegar,dava-se neles por causa do hotel. E aí o hotel já não era da Santa Casa.

Anónimo disse...

Não havia era pouco por onde pegar!
A crítica que se poderia fazer na altura era a câmara ter entrado com investimento e ter ficado como accionista!
BIG MISTAKE

Related Posts with Thumbnails