quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Não sei onde estava quando escrevi este texto

Esta nossa bonita e próspera “democracia” foi criada em 25 de Novembro de 1975 e não no dia 25 de Abril de 1974.

Foi com o 25 de Novembro que venceu a ideia de que é perigoso deixar nas mãos do povo as decisões sobre o seu futuro.

Foi com o 25 de Novembro que venceram aqueles que queriam assaltar o Estado em proveito próprio. O saque tem sido tal que nos tornámos num país praticamente inviável, tal é o fartar vilanagem daqueles que nos têm vampirizado. O caso Face Oculta é o mais recente (não o último) paradigma de como alguns roubam os nossos recursos de forma obscena e despudorada, ficando quase sempre impunes.

Foi com o 25 de Novembro que começou a delapidação de tudo que é produção nacional, desde a agricultura à indústria naval.

Foi com o 25 de Novembro que se tornou possível privatizar as ricas e suculentas empresas públicas, ficando o Estado sem esses recursos para assegurar o financiamento daquelas que nunca poderão dar lucro, por terem sido criadas para servir.

Enfim, foi com o 25 de Novembro que se subverteu o sagrado princípio de que o poder económico deve estar sujeito ao poder político.

Pelo exposto, quando se fala na reestruturação do mapa de feriados nacionais, faz hoje mais sentido assinalar o 25 de Novembro, símbolo de uma República moderna e arejada, do que insistir na comemoração do 25 de Abril, sinónimo de bizarrias democráticas e de ultrapassados direitos.

O 25 de Abril acabou. Acabe-se também com o feriado.

1 comentário:

Anónimo disse...

Que confortavel falar no face oculta, logo no dia em que foram detidos mais dois por causa do BPN. Mas os teus novos amigos podiam ficar chateados se falasses nisso.

Related Posts with Thumbnails