sábado, 24 de setembro de 2011

ALGEROZ REGRESSA À TABERNA

O sociólogo da taberna regressou e com ele a análise sempre lúcida sobre a política e os seus "quês e cós".
Cá vai.
«(...) Parece que a Câmara de Penacova admitiu uma quinzena de funcionários, contrariando uma tendência contrária a nível nacional. Aliás, isto valida uma teoria que, não sendo minha, perfilho frequentemente e que refere que a a política tem uma movimentação parecida à de uma cobra, sendo que Penacova, como vila/concelho do interior, está situada na cauda. E a coisa funciona em movimentos sucessivos em que o movimento da cauda é contrário ao da cabeça. Ora estando Penacova como já referi,  na cauda, a tendência é que ande sempre ao arrepio da dianteira da cobra. Quando Penacova assimilar os movimentos agora praticados pela cabeça da cobra, já ela estará num movimento contrário... Dramático, portanto!
Ora as coisas estão a mudar. Como metade do mandato está já praticamente arrumada, o PS-Penacova está já a tratar de mandar Humberto Oliveira fazer o trabalho que lhe compete, isto é, começar a abrir as caixas das desculpas, quase todas elas assentes na (putativa má) herança de Maurício Marques e do PSD. Se inicialmente as coisas se processavam no elã da novidade e do deslumbre, está a perceber-se que pouco ou nada mudou, a não ser a afincada e quase canina defesa do poder e das suas estruturas conquistadas e a colocação de defensores da causa, olhem, quanto mais não seja comentando neste espaço que agora é ainda mais único  nesta terra. A manutenção do poder obriga a que todos os mecanismos sejam lícitos e não é tanto o bem concelhio que importa mas sim, o bem dos partidos e neste caso do partido e das suas figuras.
A desculpabilização, digamos, está arrumada em caixas do tipo matrioskas, que se sucedem umas às outras, sendo que a última revela a surpresa e que, por regra nunca deve ser aberta. Se o for, o caminho é apenas um. O fim! E o PS e Humberto Oliveira (que são entidades efetivamente diferentes) sabem-no e não quererão que as coisas aí cheguem...
A verdade é que ainda não existe nada de palpável nestes 2 anos de "câmara nova", o PS não tem nada para mostrar daqui a dois anos na campanha eleitoral a não ser, muito provavelmente, falar mal do anterior executivo e culpá-lo de tudo e mais alguma coisa, acrescendo ainda as frases feitas do costume, leia-se, a "crise" e a cor do governo de Lisboa.
As "maiores mudanças" são algo transparentes aos olhos dos munícipes, isto é, não implicam mudanças substantivas no seu modus vivendi. A coisa radica nas festarolas de Julho, nas alterações à designação de festivais, o laço natalício na câmara e pouco, muito pouco mais.
Vai ser duro e vai valer tudo! Preparem-se!»

14 comentários:

Anónimo disse...

3 anos? ainda nem se passaram 2. Não vás ao médico não ó Algeroz. E ainda não se viu nada? realmente quando se fala por falar, mal, de forma gratuita, sem se estar minimamente atento ou pelo menos informado, o resultado final é o traduzido neste texto: asneira da grossa.

Pedro M. S. disse...

Este anónimo é um dos que o Algeroz alude como "defensores" da causa, não nega nada, não apresenta a "obra" e, mais cobarde, não se identifica...
Deve ser da vergonha!

Anónimo disse...

Este anónimo está no Concelho. Não é como o ALgeroz que está a milhares de kilometros e escreve aquilo que lhe encomendam.

António Luís disse...

Oh caro anónimo das 10:40h, mande-me para o email a "informação correta" e garanto que lhe arranjo um textinho bem bonito de devoção à causa!
E mesmo estando (não a milhares de quilómetros)longe, a distância não me impedirá de arrumar as palavras. Nem que eu estivesse nos antípodas de Penacova...

Anónimo disse...

Perfil de Pedro M. S. : de Penacova.

Excelente. Nada Anónimo também.

Caro António Luís, a única informação correcta a que você tem acesso é a verdade indesmentível que o JAD e outros comparsas lhe transmitem, logo............

Quanto a textinhos bem bonitos, fico-me pelos seus, que são de facto bem bonitos.

Leu o Diário de Coimbra ontem? ou alguém lhe transmitiu o que lá vinha? e nos últimos tempos também não? é que para quem diz que ainda não se fez nada ou quase nada........

Anónimo disse...

Milhares, não! São SÓ 900 km, que a nadar se fazem com uma perna às costas!
A beleza dos textos, bem como a sua qualidade, é deveras discutível! Depende sempre de quem os lê! Não seja presunçoso, António Luís, deixe que sejam os leitores a decidir se os seus textos são ou não de beleza inegável e duma qualidade inigualável!

António Luís disse...

Agradeço aos ilustres comentadores, mesmo que eu não lhes conheça os nomes e as caras, que me enviem, por favor, esse bendito texto publicado no Diário de Coimbra que parece poder vir a fazer luz no meu espírito envolto em trevas. Agradeço, pois, que mo facultem, já que a edição electrónica do DCoimbra, que consulto praticamente todos os dias, não o disponibiliza.
Relativamente ao anónimo das 23:11h, tenho a dizer-lhe que não opino nem opinei sobre a "beleza indiscutível" dos meus textos. Se falei em "textinho bem bonito", ironia... sabe?!

Cumprimentos insulares a todos!

Anónimo disse...

É como a ironia de um texto que aqui postaram há uns meses em que "gozavam" com uma das promessas do Humberto sobre a energia éolica em Penacova. Mais uma vez é só ir lendo o Diário de Coimbra. Se realmente se interessa tanto pela santa terrinha faça-se assinante. Apesar da distância, penso que os jornais do continente ainda aí chegam pelo correio. Ironia sabe?

António Luís disse...

Obrigado pela sua simpatia e por me dizer que posso tornar-me assinante do Diário de Coimbra, pois não o sabia, nem tão pouco que o jornal chegaria cá pelo correio!
Sabe, isto é uma ilha e as pessoas que aqui vivem são todas algo, digamos, "simples"... Viver num buraco dá nisto!
Registo, já agora, com agrado a parte em que se refere ao senhor Presidente da Câmara como "o Humberto"!
Está lá tudo!

Anónimo disse...

O senhor António Luís deveria estar calado e não andar a dizer disparates fazendo-se passar por quem não é na pessoa deste Algeroz.
Dedique-se aí ao Alberto João que ele bem precisa e deixe Penacova em paz.

Anónimo disse...

Prefiro tratá-lo como sempre o tratei na escola do que alguns que o tratam por sr. presidente como forma de respeito e depois andam de taberna em taberna a falar mal dele.Mas isto é só uma coisa de gente "simples" como as que há aí na ilha.
E é tal e qual como os seus textos. Está lá tudo.
Prometo que numa próxima vez escreerei, sr. dr. presidente da câmara.........só para não lhe fazer comichão.

Anónimo disse...

Eh lá, não me diga que quem o conhecia antes de ele ser presidente da câmara e que o tratava por Humberto, agora tem de o tratar pelo titulo adquirdo pelo exercicio eleitoral de 2009?
Não brinque!

Anónimo disse...

Fonsecas ao ataque!
Coitado do Algeroz...

Anónimo disse...

Ai Sonhador, Sonhador.....

Related Posts with Thumbnails