quarta-feira, 31 de agosto de 2011

HOMENAGEM (JUSTA E SENTIDA) À D. AMÉRICA

A D. América Cruz foi uma das pessoas mais emblemáticas/marcantes do quotidiano penacovense. Morreu ontem, após doença prolongada. Em sua homenagem, o Homem das Tabernas fez questão de lhe dedicar alguns versos que tentam traduzir (de forma tosca mas sentida) aquilo que ela representa(va) para a Vila de Penacova. Aproveitamos ainda para recordar um dos vídeos gravados para a Taberna pelo nosso colaborador Paulo Duarte, onde a América mostra por que ficará para sempre presente na memória de quem a conheceu.







Viva a nossa América!

Mulher palavrosa (que não faladeira),
Espalhou alegria, à sua maneira.
Mulher espirituosa, sabemo-lo bem,
Animou Penacova, como ninguém.

Mulher viva, mesmo na morte,
Viveu feliz, espalhou muita sorte.
Mulher do Mundo, daqui e dalém,
Amou Penacova como ninguém.
                                               (JAD, 08/2011)



Nota: O Taberneiro António Luís regressa amanhã ao serviço, depois de devidamente reinstalado na bela (e caríssima) Pérola do Atlântico. O seu texto irá inaugurar um novo período aqui na Taberna, com menos ficção e mais opinião.

5 comentários:

Óscar Trindade disse...

Uma vida de pobreza disfarçada por uma alegria que lha dava animo nas suas dificuldades quotidianas.Com ela vai uma tradição há muito em risco de se perder que era os gritos no período do Carnaval,ninguém o fazia como ela.
Que descanse em paz.

Penacova Actual disse...

De facto,um homenagem merecida, a uma pessoa que nos habituou a encarar a vida com alguma alegria. Penacova fica mais pobre e desaparece, de vez, uma das suas manifestações mais conhecidas: A chegada do entrudo

Anónimo disse...

É com muita tristeza e emoção que chegando agora ao computador me deparo com tão triste noticia.A América enchia a vida dos outros de alegria mesmo quando a sua própria vida por vezes esmorecia.
Mulher, amiga, mãe, companheira de farras e de muitas gargalhadas era uma mulher feliz.
Penacova fica sem duvida mais pobre pois só a sua maneira de encarar a vida enchia a paisagem de luz.
Que descanse em Paz e será sem dúvida alguma mais uma estrela cintilante no céu a iluminar os que cá ficam e que com toda a certeza levou consigo no coração-
Rosa Amante

Anónimo disse...

A verdadeira e genuina portuguesa!melhor, a mais penacovense!
Partiste,... mas a tua alegria fica!

Silvio Costa / Midões-Sazes

Anónimo disse...

Que descanse em paz. Boa pessoa.

Related Posts with Thumbnails