segunda-feira, 20 de junho de 2011

PISCINAS DE POIARES VÃO ENCERRAR POR FALTA DE LIQUIDEZ?



Este é um daqueles títulos tão bem conseguidos e apropriados que quase dispensaria um texto de suporte.

Mas obviamente que o Homem das Tabernas não poderia ficar por aqui e quis saber das razões que estão a ditar o encerramento das piscinas de Vila Nova de Poiares. Alegadamente condenado por falta de verbas para a sua manutenção, o equipamento está a gerar um verdadeiro sobressalto cívico (como eu adoro esta expressão) entre a “raça poiarense”, que promete não baixar os braços na defesa de tão importante infra-estrutura.

Contactámos, obviamente, Jaime Soares que, de pronto, nos convidou para uma bela chanfana em sua casa, confeccionada à moda de Penacova por imposição do anfitrião, já que só em público e por obrigação institucional, confessou-nos, consome a chanfana de Poiares.

Sobre o encerramento das Piscinas, Jaime Soares lá foi dizendo: “Essas barbaridades de se dizer que as piscinas fecharão por falta de dinheiro são uma afronta para a gestão séria e equilibrada que tenho feito do meu município. A prova de que não há falta de dinheiro na Câmara é o investimento de quase meio milhão de euros que estamos a fazer no centro da vila, nomeadamente o Jardim de Santo André. Para além disso, que fiquem descansados os poiarenses, pois vou lançar brevemente um outro concurso para a construção da maior praia de água salgada do país, com areia e tudo, que será extraída nos extensos areais que se formarão depois da construção da mini hídrica do Caneiro.”

Depois desta explicação, saímos de Poiares satisfeitos (a chanfana estava mesmo boa) e com os bolsos cheios de preservativos com sabor a chanfana. Já ouviram falar?

12 comentários:

MadDog disse...

Barbaridades???? Tá a chamar atrazados mentais a quem as frequenta e recebe o aviso de um dia para o outro que vão fechar sem data para abrir novamente??? A justificação veio dele para quem frequentava as piscinas: NÃO DÃO DINHEIRO!!! Um equipamento público ao serviço das populações do concelho agora é suposto dar lucro!!! Só não houve problemas quando iam chovendo os milhões para as construir.... Enfim tipico de quem vem....

Anónimo disse...

Só de pensar que há malta do PSD de Penacova que não se importva de ter este especimen como presidente da minha terra, até me dá arrepios na espinha.

Anónimo disse...

Curioso que o PS de Penacova dava como "bom exemplo", o concelho de Poiares, em termos de investimento público. A zona industrial, as piscinas municipais, o "estádio" municipal, a cobertura de rede de saneamento...era tudo um exemplo.

Anónimo disse...

O investimento nessas obras pode ser na mesma um exemplo, agora a GESTÃO desses investimentos é que não!

Anónimo disse...

O anónimo das 23.33 tem uma certa dificuldade na compreensão no português ou é só impressão minha?

Anónimo disse...

Caro anónimo das 20:14, as dificuldades são presença constante nas nossas vidas e teremos que lutar para as poder vencer!
Mas a minha interpretação foi correta, você é que não conseguiu atingir o objetivo do meu "post".
Quando se fazem investimentos deste tipo, teremos de saber observar se teremos ou não capacidade para os sustentar. Você não vai comprar um Ferrari, se sabe à partida que não tem meios financeiros para o atestar, pagar imposto, seguro, pneus, etc...
Assim, o ditoso Presidente Jaime, foi fazendo esses investimentos, sabendo que não teria as verbas necessárias para suprir os custos de manutenção, e nem sequer pagar as obras. Pois todos sabemos que muitas empresas "ficaram a arder" com o iva das faturas que tiveram de pagar, sem nunca terem recebido o devido pagamento.
Este é um exemplo que não deve ser seguido, em termos de gestão de dinheiro público. Pois não é só construir, investir, fazer obra ... também é preciso pagá-la e mantê-la.

Anónimo disse...

Depois de ver hoje no site da câmara que as nossas piscinas vão estar abertas todo o verão só posso desejar mesmo o Jaime Soares em Penacova. Isso ou o regresso do Eng. Pedro Carpinteiro.

Anónimo disse...

Quanto vai custar ao executivo?
Ao preço de +12 anos, vai ser necessária muita entrada para cubrir custos de funcionamento!!!

Quando vai ser feita a manutenção do equipamento (filtros da água, bombas, filtros de ar condiconado)?

Gestão, Gestão, Gestão...

Anónimo disse...

Se encontrar uma piscina publica que dê lucro em todo o país acredite que lhe ofereço o meu apartamento.
Mas você acaba por ter razão, inteligentes eram aqueles que tinham as máquinas a funcionar, funcionários lá dentro, mas com a porta fechada.
Enquanto contribuinte, pai e utilizador das piscinas com os meus filhos, só tenho que aplaudir esta medida. Por muito que lhe custe.
Quanto à manutenção, é óbvio que não lhe posso responder, mas acredite que, pelo que tenho visto, tenho plena confiança nos responsáveis por essa área.

Anónimo disse...

Só mesmo alguem com noção nenhuma do que é uma autarquia, o estado, etc, para achar que umas piscinas municipais estão bem é fechadas nos meses de verão. Rentibilização? aqui nem se trata do caso. Trata-se sim de criar hábitos de vida sauddaveis a uma população. De que me serviria frequentar durante o ano e depois estar quase 3 meses como era antigamente sem poder usufruir?
É que nem todos gostam de praia e rio.

Anónimo disse...

Por termos gestores públicos com estes pensamentos, é que estamos na m***a em que estamos metidos...
A gestão pública não é para dar lucro(?!!!), mas também não pode ser feita a pensar que tanto faz um buraco de 10 mil como de 10 milhões. O investimento deve ser feito para ser rentabilizado, sim de pleno acordo, e não poderia pensar de outra maneira...mas como vai ser feita a limpeza de tanques...como vão ser mudados filtros de água...como vai ser feita a manutenção de bombas, de equipamentos de climatização e ventilação...se tudo estiver a funcionar? As piscinas não vazam, limpam e enchem numa noite...as máquina têm de para para se poder intervir e raras são as empresas que fazem manutenção durante a noite (diria até muito raras).
Mas tudo bem...se Poiares é exemplo e o Sr Jaime também...peçam-lhe para se candidatar a Penacova, pois em Poiares "acabou o reinado".

Anónimo disse...

O último anónimo se percebesse alguma coisa do assunto estaria caladinho pra não cair no ridiculo. Ou então é mais um que pensa que percebe e está armado em esperto.
E se me recordo as piscinas estiveram encerradas nas férias da páscoa para substituição da cobertura. Não teria sido feita por essa altura toda a manutenção necessária?

Related Posts with Thumbnails