sábado, 18 de junho de 2011

A FORJA

Soube hoje do (re)nascimento de uma associação cultural que já existiu em Penacova e que se prepara para voltar à actividade.
Pessoalmente e certamente em nome deste espaço, congratulo-me por este (re)nascimento e espero que a Forja consiga vingar numa terra com hábitos culturais deficitários, seja por (quase) não existirem estruturas culturais - tanto físicas, como criadoras/geradoras de cultura - seja por que quando existem têm fraca adesão e os seus mentores rotulados de elitistas e gente que visa protagonismo, pecados que fizeram com que a primeira encarnação tivesse esbarrado num muro de indiferença.
O aparecimento do "Centro Cultural de Penacova" quase impunha que algo se fizesse nesta área, fosse pelo executivo camarário, fosse por associações culturais como a Forja, que não consubstanciem a sua existência e as suas iniciativas nos bailaricos e nas "festas temáticas" servidas entre "cerveja, porcas e parafusos ou mini-saias".
O Homem das Tabernas estará atento e a Forja poderá contar com o nosso escrutínio positivo e construtivo, sendo que do nosso carácter satírico, irónico, humorístico se infere que somos culturalmente positivos e achamos que a cultura e os seus mecanismos são uma das alavancas para o progresso das terras e das sociedades.
Felicidades e boa sorte!

4 comentários:

Anónimo disse...

A forja é uma designação interessante. Desconhecia que já tivesse existido como associação cultural, apenas conhecia algumas forjas como a do "ti Gil" na Cheira. Poderiam informar quem faz parte da direção desta forja e o que dignam fazer em prol da cultura em Penacova.
Obrigado

Anónimo disse...

E mais uma vez é tudo muito lindo porque é uma associação de "amigos". Já os bailaricos e afins são motivo de desdém. Como se não fizessem tambem parte da cultura popular.

ToneDaTasca disse...

e, e, e oooohhhh Sr. António e bote praqui um jarro de tinto do lavrador faz favor...gluuupgluuup, gluuupgluuup, aaaaaahhhhh...olhe, andei ali a cortar uma milharada pro Luis Servente, de Telhado, e inquanto dava ao foição ele lá ia dizendo que, que, que isto de andar a forjar resultados é que deu origem a que os gregos nos pusessem a todos in perigo...porque nos aqui inté fomos muuuto responsáveis!...
Olhe Sr. António, o que está ai na forja é mais uma grande época do slb, agora que esse Viras-Boas vai imbora é que o nosso jesus vai dar cartas novamente e ganhar tudo...gluuupgluuup, gluuupgluuup, aaaaahhhhh...dizia ele que num saia, mas o vil metal dá a volta à cabeça de muuuuta gente (o nosso jesus é que é um homem de amor à casa, num sai por nada...)...oooohhhh menina Natasha bote praqui mais um jarro de tinto que, que, que já vejo a luz a vibrar proano cum as vitórias sobre esses andrades...gluuupgluuup, gluuupgluuup, aaaaahhhhh...olhe, vou indo que amanhã tenho de ir prantar uma sorte de eucalites po Alcides Fazenda que, que, que isso ainda é a cultura que melhor se adapta aqui às nossas terras...gluuupgluuup, gluuupgluuup, aaaaahhhhh...intéamanhã Sr. António, intéamanhã menina Natasha...

Anónimo disse...

Pelo que leio aqui em alguns comentários, somos o único País do mundo onde há um campeonato e sempre dois campeões...

Related Posts with Thumbnails