sexta-feira, 17 de junho de 2011

CLIENTES DA TABERNA EXPLICAM FIM DOS SANTOS POPULARES EM PENACOVA

Capela de S. João - Penacova

Ao contrário do resto do concelho, Penacova não terá este ano nenhuma festa alusiva aos Santos Populares. São João já não é festejado há alguns anos e este ano também Santo António ficou sem qualquer festiva comemoração.

Segundo Alfredo Algeroz de Ribela (primo afastado do sociólogo Jorge Algeroz), a razão para o fim destas manifestações populares prende-se com o “excesso de uma moderna e jovem oferta cultural na vila sede de concelho, sobretudo desde que tomou posse o novo executivo camarário, o que foi matando o interesse dos penacovenses por eventos de cariz mais tradicional.”

Pedro Coirato de Vila Nova tem uma explicação bem mais simples e prosaica: “Com a capela de São João em obras, era um risco fazer este ano a festa de Santo António. Se alguém morresse entretanto, Penacova ficava sem local para o velório.”

9 comentários:

Anónimo disse...

Hoje estou mesmo muito chateado. O Macho Actual das Adegas uma espécie de blog, feito por meninos da escola privada, já não deixam fazer comentários anónimos. Tive que me virar para o Homem das Tabernas. Estava a pensar mudar de blog mas assim volto ao mesmo de sempre e melhor sem dúvida nenhuma.

Anónimo disse...

Não se lava roupa suja em casa de estranhos, mas esse blog macho das adegas é uma cópia descarada deste, mas muito pior... E ainda por cima, tem tendência política demasiado evidente e tal como reconhece, tem muito menos piada, aliás não tem nenhuma.

Anónimo disse...

Já fiquei a saber que existem as Capelas de S. João e de S. António em Penacova. Agora gostava que me dissessem onde fica a Igreja Matriz?...

Anónimo disse...

...Pois!
As Festas, Quando davam lucro todos queriam ser mordomos!
Mas, a crise,...impera!
É pena que só olhem ao dinheiro, porque antigamente é que eram festas!
Sempre se fez festa mesmo em crise! O que conta é a intensão e o sentido, mas não ao objectivo como hoje... que é ao LUCRO!
Hoje em dia, só pensam nos... $$$!
FESTA é harmonia, alegria, entreajuda, etc, etc.!
...estar a espera de ajuda? de quem? da autarquia!? eles só olham para o imbigo deles!... e agora estão a pensar no futuro deles... esta por um fio!

Anónimo disse...

1º anónimo, então a Escola Secundária de Penacova e a UC agora são ensino privado?meninos?como v. exa. anda enganado.
2ºanónimo, você não consegue atingir mesmo o titulo do blog pois não?cópia deste? nunca foi nem será o objectivo.Quanto à piada, tambem não é esse o objectivo.

Anónimo disse...

Ao anónimo que questiona:
"Já fiquei a saber que existem as Capelas de S. João e de S. António em Penacova. Agora gostava que me dissessem onde fica a Igreja Matriz?..."

A Igreja Matriz de Penacova, com o nome de "Igreja de Nossa Senhora da Assunção", fica junto da entrada do Largo dos Paços do Município, também conhecido como "Terreiro" ou como Largo Alberto Leitão.
Espera-se que em breve se possa dar como referência, em frente ao edifício de estacionamento público!!! Será que consultaram o GESPAR???

ToneDaTasca disse...

e, e, e oooohhhh menina Natasha deite aqui um jarro de tinto e uma morcela assada na mesa faz favor...gluuupgluuup, gluuupgluuup, aaaaaahhhhh...andei ali a arrancar umas batatas pro Jorge Cortiça, na terra que ele tem no Alto do Viso, e dizia ele que isto hoje in dia ninguém administra nada de jeito, é só interesse e descunhecimento e odespois é a desgrácia que prai se vê por esse País fora...gluuupgluuup, gluuupgluuup, aaaaaahhhhh...sabe Sr. António, ele tá cheio de razão, pois isto é preciso por pessoas que percebam das realidades à tomar conta das coisas (seja nas câmaras, empresas, associações, corporativas e oitros negócios mais...), pois são essas que conhecem e siguram as coisas...as oitras que prolá vão passando muuutas vezes querem é desenrascar-se a elas e a alguns amigos...gluuupgluuup, gluuupgluuup, aaaaahhhh...olhe, pode ser que agora com estas mudanças isto melhore alguma coisa (que Deus ajude lá essa nova senhora da agricultura...). Oooooohhhhh Sr. António, isto num é tempo de festas e, e, e...eghhh uuup e santos também já num há muuutos, mas sempre é de loivar essas iniciativas culturais que se vão fazendo ai por essas povoações fora (pois isto Penacova num é só Penacova...). Olhe, aqui o Tone e a Ofélia já têm lugar marcado no bailarico de S. João em Lorvão...e se Deus quiser hei-de por lá ber muuuta gente como eu...pois há tradições que num se devem perder, são a raiz do nosso Povo e há muuuta gente que num percebe isso...gluuupgluuup, gluuupgluuup, aaaaaahhhh...

Anónimo disse...

Para o anónimo de 19 às 23.13.
Então alguem se ia lembrar do GESPAR? felizmente há pessoas como tu, que estão um nivel mais acima que vão alertando para esses factos. IHIHIHIHIHI

Anónimo disse...

Apenas uma pequena correcção: Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, logo, IGESPAR.

Related Posts with Thumbnails