sábado, 21 de maio de 2011

ÚLTIMO TEXTO...

Tinha que chegar esta hora.
Nada é eterno e ao contrário do que muitos pensam, não me julgo rigorosamente nada importante. Por pensar isso é que nunca me filiei em nenhum partido, ou seja, entendo que os partidos precisam de gente capaz. Capaz de obedecer, capaz de defender o que não é defensável, capaz de adorar sucessivos chefes e, em traços gerais, pensar o que outros pensam. 
Iluminados são tipos como Francisco Assis ou Emídio Rangel, por exemplo, figuras importantes da vida social e política nacional que,  perante o debate de hoje em que Sócrates foi vulgarizado por um maçarico, conseguiram ver precisamente o contrário. Isto sim! Isto é gente capaz e com visão muito mais além!
Ao longo deste tempo que estive n' O Homem das Tabernas, praticamente três anos, fui um espírito livre. Vagueei entre o humor, a ironia e a escrita séria, mas sempre em total liberdade, sem ter de andar a bajular chefes, a insultar de forma baixa e medíocre quem quer que fosse. Limitei-me a dar as minhas opiniões, inicialmente com os pés em Penacova, posteriormente e por razões pessoais, bem mais longe, mas sem nunca a perder de vista.
Bem sei que o meu estilo se dá a tudo, desde o ódio à simpatia, mas só me lê quem quer!
O texto que esta semana escrevi sobre o saneamento de um padre foi a gota de água. Insultos - apoio, também - mas sobretudo os insultos de pacóvios anónimos, ao serviço de partidos ou grupos, quase como se fossem cães de fila que se atiçam a quem ousa dizer o que pensa, com nome e cara.
Mas lá está. Tudo está feito para a vitória da esperteza - saloia ou não - e quem dá opiniões desassombradas arrisca-se a "levar por tabela", sobretudo opiniões próprias, sem prestar vassalagem ou encomiásmos a senhores e senhoras que se julgam donos de tudo, instituições, empregos, pensamentos, palavras, enfim...
Por muitas "vitorias" que consigam, essa, a de castrar o pensamento a gente que como eu não alinha em foguetório e retórica balofa, não a levarão no regaço.
De resto, estão todos bem uns para os outros e merecem-se por inteiro!
Boa Noite e Boa Sorte!
__________
A partir de 23 de Maio, na comemoração do 3º aniversário deste espaço, a vida continua!

9 comentários:

David Almeida disse...

Esperamos que não seja o último texto...nem que o HDT acabe por aqui.Seria, na nossa opinião, o empobrecer ainda mais, cultural e civicammente, (diga-se o que se disser) deste concelho.
Um abraçoem especial, nesta hora, para o António Luís.

Anónimo disse...

Acho que o António Luís devia criar um blog sozinho. Esta questão do Padre e por muito que lhe custe assumir parece-me que teve bases dúbias, até porque não me parece que esteja na posse de todos os elementos. Ao longo do anos aprendi a gostar dos seus textos, independente de quem satirizava ou criticava. Ao contrário do que o Prof. David diz, eu acho que com o final dos textos do A. luís o blogue morre mesmo por aqui. Aliás, ao ver o video promocional, tirei todas as dúvidas.

Um abraço

Anónimo disse...

Eu peço ao caro amigo A. Luís que pense de novo na sua decisão...pois foi a sua visão, inteligência e o seu talento natural para a escrita que tornou este espaço tão apreciado (e odiado por alguns, poucos...) a nível local e nacional!

João Paulo ( Pestana) disse...

É uma pena que assim seja, ainda mais nesta fase em que recebeu de facto alguns comentários ameaçadores de alguns cobardolas anónimos. Não está em causa se o teor do texto é totalmente verdadeiro ou não, até porque aqui no alto do concelho não ouvi falar disso, mas pelas reacções dessa trupe parece-me que sim. Por isso é de facto uma pena deixar de escrever agora pois vai-lhes proporcionar uma pseudo vitória moral. Mas claro que a decisão é sua e apenas sua. Cumprimentos.

João Paulo Pestana
Silveirinho

Anónimo disse...

Cheira a manobra do senhor a. Luís e dos taberneiros para se autopromoverem. O texto tem muitas reticencias e o final não é claro...
Acabar com o blog dias antes de completar 3 anos? vejam lá melhor e acalmen-se.

Anónimo disse...

Pois é Pestana. Não há uma unica ponta de verdade no texto. Essa é que é essa.

Anónimo disse...

A.Luis,mais propriamemte Tó manè para os amigos!,espero que contionues com a tua ingenuidade!
Para bem de Penacova, a critica construtiva, e as opiniões criticas ou não... são salutares...mesmo que doia a alguem...! Mas com argumentos!e não com especulações...! UM ABRAÇO!

Silvio Costa - Sazes

António Luís disse...

@David Almeida: Abraço e obrigado!
@João Paulo: Ou não!...
@Sílvio: Obrigado. A parte do "ingénuo" teve piada!
@Anónimos: Pois.

MadDog disse...

António Luis não dê ouvidos.. continue connosco... fazendo isto é dar razão a quem não gosta de liberdade de expressão e sempre presseguiu aqueles que pensavam de maneira diferente ao longo de milhares de nos... Continue o seu trabalho e não ligue para mentes mesquinhas e retrógadas...

Related Posts with Thumbnails