sexta-feira, 15 de abril de 2011

MUSEU VITORINO NEMÉSIO


Através da nossa caixa de correio electrónico, uma leitora do Homem das Tabernas fez chegar uma extensa carta de denúncia sobre a exploração do Museu Vitorino Nemésio na Portela de Oliveira.

As acusações feitas são graves e pessoalizadas mas, como a leitora não se quis identificar, nós aqui na Taberna optámos apenas por alertar para o problema, sem entrarmos em alguns pormenores descritos que, por carecerem de confirmação, não os divulgaremos.

Diz a Camponesa (é assim que se identifica) que o museu e espaço envolvente não têm sido devidamente dignificados, referindo-se, por exemplo, ao facto de os turistas nem sempre serem bem recebidos e de não poderem usufruir livremente dos espaços naturais que o envolvem, lamentando ainda que a Câmara Municipal de Penacova entregue a gestão do espaço em questão, sem averiguar se o serviço prestado é condizente com a qualidade que um concelho turístico merece.

Para ser honesto, tenho que dizer que sempre que visitei aquele espaço, quer a título pessoal quer com alunos, sempre fui bem recebido, não podendo, sem outras informações, subscrever aquilo que a nossa leitora nos relata.

3 comentários:

Gilberto disse...

Penso que recebi a mesma informação.
Conheço pessoalmente há variadíssimas anos a pessoa em questão e o local, onde já fui n vezes nas mais diversas ocasiões.
Nunca me apercebi de nada de negativo, antes pelo contrario, dai não aceitar/compreender muito bem o exposto.
O enunciado é grave, muito grave mesmo, para mim fica só a perder por ser apresentado sob anonimato.
Penso que no local deverá existir um livro de reclamações, que é o meio imediato mais eficaz que temos ao nosso dispor para apresentar reclamações.

Anónimo disse...

Ha um ditado! Não a lume, sem fumo!
realmemente, o responsavel pelo Museu do Moinho, ... estar de costas viradas com o responsavel do bar do moinho! contiguo ao museu!... Porque...?
Mesmo, faz do Museu como se fosse a casa dele!... parece que o TURISTA; faz um FAVOR! visitar o MUSEU...!
É pena... porque é um ponto ROTEIRO/TURISTICO, dos moinhos de vento... estar neste estado!

É de lamentar que a serra de Gavinhos, com a maior concentração de moinhos de vento a funcionar!!!
Estar em 2º plano... a nivel de ROTEIRO/TURISTCO!
E o Municipio, Tem como BANDEIRA, a promoção turistica...! ONDE...!?
Só se preocupam em Promoção, Pessoal, na comunicação social!

Maria Ferreira disse...

Eu sou de Coimbra e amo Penacova e as suas gentes, por este motivo sigo com a máxima atenção o que se passa no dito Conselho! Também já fui por diversas vezes ao Museu do Moinho da Portela da Oliveira (fui em serviço, com idosos, com a família e com amigos) e garanto, sempre fui recebida de uma forma excepcional pela pessoa que está no Museu. Os meus parabéns à CMP pelo espaço (que é pena ser pequeno, mas muito educativo). E já agora... se todos nós considerássemos os nossos postos de trabalho como se fossem as nossas casas, isso não seria bom?! Pelo menos eu, gosto de receber bem as pessoas em minha casa e quando isso acontece dou-lhes o que tenho de melhor e a minha melhor atenção!

Related Posts with Thumbnails