sexta-feira, 8 de abril de 2011

ESTARÃO AS FEIRAS A RESSUSCITAR À CUSTA DA CRISE?

Feira da Espinheira, 3 de Abril de 2011, 15.05 horas

Na visita que fiz à última feira da Espinheira, no passado Domingo, um pregão de uma simpática e experiente feirante rezava assim: “Comprem, comprem. Aqui não há crise meus queridos!”

Enquanto deambulava entre caixas de sapatos e cabides repletos de camisas e de vestidos, comecei a pensar que, se calhar, quando muitos pensariam (comigo incluído) que as feiras teriam os seus dias contados, perante a pressão das grandes superfícies comerciais, a crise acabará por, se não resolver, pelo menos adiar a lenta agonia que se vinha vivendo no mundo das lojas de lona plantadas sobre o alcatrão.

Mais à frente, as palavras de um outro comerciante pareciam confirmar a minha tese: Isto hoje não está mau! São 3 da tarde e ainda aqui estou porque há gente a comprar!

Ainda será cedo para uma análise mais cuidada, mas parece-me que com os ventos negros (e aparentemente infindáveis) da crise, este tipo de comércio, paradoxalmente, ganhará vida com a falta de dinheiro nos bolsos.

15 comentários:

Anónimo disse...

J A Duarte! ainda vem que tirou esta foto! mas ja agora sabe o local onde foi tirada?
Na via principal que dá acesso a sede e "porta" principal a Freguesia de Sazes do Lorvão!...e de Carvalho!
Por acaso, ja imaginou, se acontece algo de emergencia!?( acidente de viação, assistencia medica urgente, incendio numa casa ou no mato) para o lado de Sazes do Lorvão, Midões, Contenças, Palheiros, Cacemes, Ponte da Mata ou até para os lados da Freguesia de Carvalho?
Gostaria de saber a quem seria impotado tal responsabilidade de cortar uma via publica, em dia de feira, pondo em risco a vida de centemas de pessoas que vivem nas freguesias de Sazes do Lorvão e Carvalho!
É um caso para pensar... enquanto não houver uma desgraça!
Uma imcopetencia da junta de Sazes e camara de Penacova!

Jorge Neves disse...

Sem dúvidas que as feiras são um lugar por excelência em tempo de crise, sempre foi assim e vai continuar a ser.
Mas na maioria dos casos as feiras contribuem em muito para a economia paralela, onde os maiores prejudicados acabam por ser quem paga.

Anónimo disse...

e verdade.....esta feira e uma vergonha.........

Anónimo disse...

E vão faze-la a onde??? Já que são tão espertos digam possiveis sitios.

Anónimo disse...

Um post muito inteligente do taberneiro de serviço...Este homemdastabernas tá a reaparecer (qual fénix renascido das cinzas) em todo o seu esplendor...

Gilberto disse...

Não estou assim tão certo caro Taberneiro.
A feira da Espinheira será mais um caso algo a parte. Trata-se de uma feira centenária, que se realiza ao Domingo, com uma secção de come e bebes competente, oferta variadíssima de outros produtos, bons preços ( e pode-se sempre regatear), na fronteira de 4 freguesias, bons acessos, …
E obviamente sem esquecer também uma gestão competentíssima…
Agora mais a sério, os Feirantes quando vem pagar os seus terrados geralmente estão bem mais pessimistas. Mas o facto é que as desistências não são muitas, sendo rara a semana em que não me procuram por lugares novos no recinto. Algo que temos evitado muito desde que entramos, para evitar complicar ainda mais o já existente e que está a vista de todos.
Para os mais distraídos se a feira não está bem, não piorou nestes últimos 6 anos, foi uma herança pesada, com monte de problemas, com os quais temos de prosseguir e vamos tentando resolver na medida das nossas forças. Se houver pessoal com ideias luminosas, quiçá uma varinha mágica, me procurem, agradecemos a ajuda.
Quando voltar apite, pago um branco, que existe por lá do bem bom, e prometo que lhe arranjo matéria para variadíssimos futuros Post´s

Anónimo disse...

Resposta ao anonimo das 16:05.
Na Estrada que liga Espinheira/Telhado, ha espaço para muitos feirantes!esta cortada em dia de feira!
Mesmo AS ESTRADAS DE PORTUGAL, esta a fazer uma estrada na espinheira, porque a junta nem a camara tem dinheiro! para que serve esta estrada!?... especulaçao imobiliaria!!!!!A comunicaçao social devia denunciar ISTO!

É UMA VERGONHA AS ESTRADAS DE PORTUGAL ESTAR A FAZER ESTA ESTRADA NA ESPINHEIRA!!!PARA QUE?
....DESCULPA ESFARRAPADA! SO A DOIS MORADORES!
Desculpem, povo de Palmazes, Dantes eram conhecido pelo " cabo do mundo", sabem porque?
era UMA povoaçao só tinha um acesso! Agora por causa de duas casas...desculpa! O POVO É QUE PAGA!
E os terrenos CONTIGUOS a estrada nova valorizam... e o povo paga!
Só ai se vê a imcopetencia da junta e da camara!

Anónimo disse...

Vocês que tudo sabem e que tudo criticam por acaso já repararam na estrada nova que lá anda a ser aberta para prevenir tudo aquilo que dizem?

Francisco disse...

Apesar de tudo esta feira até tem tido alguma evolução nos últimos anos.. Já não são montadas tendas no meio da lama, já existe alguma divisão dos produtos vendidos, e já existem desvios para os veículos ligeiros. Agora o que falta é fazer planos de emergência para garantir um acesso rápido e tranquilizar as ditas populações.
É preciso garantir que em caso de emergência quando os bombeiros cheguem à Espinheira, a GNR que por lá anda a multar carros, em articulação com os feirantes já tenham a via desimpedida.
Francisco Ferreira

Anónimo disse...

Nem a junta nem a câmara têm dinheiro...ahahahahahahaahahahaahhahahaahhahahahahaahahhhahaahahhahaahahahahhahahahaahhahhhahahahahha. Se há estrada é porque há, se não há é porque não há. Um outro diz pra fazerem na estrada Telhado-espinheira. Não era lá antigamente que faziam? e era criticado o espaço. É mesmo há tuga este tipo de conversas. Especulação imobiliária? onde? em Palmazes? na própria Espinheira? eu farto-me de rir cada vez que aqui venho.

Gilberto disse...

Vou abrir uma excepção e vou responder ao anónimo (para não lhe chamar outra coisa) de 08/04 das 21H26. É me de facto difícil ficar impávido perante tanta ignorância e asneirada, e penso que as pessoas tem o direito de ser bem informadas.
Quando foi implementado o IP3 há uns bons anos atrás, foi cortada na zona uma estrada de acesso local. A Junta Autónoma de Estrada (JAE) na altura comprometeu-se a arranjar e implementar uma alternativa, mas o que foi ficando (e já lá vão 20 anos) foi aquele remendo só num sentido para a saída do IP3 e que representa um atentado a segurança de quem por lá circula.
A agora Estradas de Portugal (EP, e ex-JAE) e a Brigada de Transito sempre pretenderam o fecho dessa alternativa, algo que obviamente a Junta sempre combateu fortemente enquanto não fosse feito o prometido.
Já tinha sido tentado no anterior executivo uma solução que acabou por não ser bem sucedida. Perto do final do último mandato fui mais o Eng Mauricio a EP a Coimbra, onde propus a solução que foi agora implementada e que na prática é somente uma pequena correcção do que tinha sido começado (estrada implementada entre dois terrenos e não só num).
Quando se fala de algo com esse conteúdo e com esse tom é aconselhável que se esteja bem informado. Dois conselhos pelo peço de um: antes de chamar incompetente a alguém procure um espelho, e se não sabe do que esta a falar, cale-se, ou então, muita mais inteligente, procure previamente informar-se junto de quem sabe. Evitará desse modo fazer estas tristes figuras…

Anónimo disse...

Gilberto, eu tenho pena é que estas pessoas tenham o direito de votar. Não é por mal, mas há muita gente que devia ser proibida, independentemente do partido a que pertence. É como digo, a maior parte das vezes venho aqui é para me rir com os comentários.
Esta então desse anónimo relativa á especulação imobiliária é do melhor que já aqui vi.

ToneDaTasca disse...

e, e, e oooohhhh menina Alzira bote aqui um copo de tinto ao Tone faz favor...gluuupgluuup, gluuupgluuup, aaaahhhhh...Olhe, andei ali a arrasar umas batatas com o Alcides Piqueno numa leira que ele trem lá pós lados do Casalito e, e, e...eghhh uuup e enquanto faziamos o serviço comentávamos que esta malta nova num tá preparada pá crise que ai vem...Habituaram-se a viver à grande e à francesa. Ele eram compras no shoppingues (ou lá como raio isso se chama...), eram carros novos, era ir ao banco e pedir empréstimos...e, e, e...eghhh uuup e tá claro, isto mais tarde ou mais cedo tinha de dar o estoiro...Olhe Sr. Zé, aqui o Tone nunca deixou de fazer as compras do mês na feira da Espinheira...guuupgluuup, gluuupgluuup, aaaaahhhh...Enquanto a minha Ofélia vai comprar o bacalhau e a mercearia, o Tone vai direitinho à barraca dos frangos traçar uma bifana e beber um tinto (descubro logo por ali dois ou três trabalhos pá semana seguinte)...gluuupgluuup, gluuupgluuup, aaaahhhh...Odespois dou uma volta pela feira e cruzo-me quase sempre com o Sr. Presidente Gilberto, e ele como boa praça que é faz sempre as honras da casa...Continuo pela feira abaixo a ver o movimento (noitro dia até me cruzei com a menina Marlene, que fazia as compras aqui pá taberna...) e encontro sempre mais um ou oitro senhorio a dizer que precisa dos meus préstimos pós trabalhos agrícolas...Pácabar vou comer umas pataniscas regadas com um jarrito de ½ litro às bombas, agarro na minha Ofélia e arranco na zundapp até à Casqueira. Um bom almoço e umas visitas às capelas dos amigos e, e, e...eghhh uuup e tá o Domingo passado na Paz do Senhor...Agora esta malta nova faz isso? É o fazes!!! Ainda há tradições aqui pelas nossas bandas que vale a pena manter, não acham? Menina Marlene bote aqui um tinto ao Tone faz favor...gluuupgluuup, gluuupgluuup, aaaaahhhhh...intéamanhã Sr. Zé, intéamanhã meninas...

Anónimo disse...

Grande Gilberto, estiveste bem, as pessoas falam de cór, não sabem o que dizem, so querem protagonismo gratuito.
Tenham vergonha.
Senhores taberneiros façam o favor de obrigar a que toda a gente se tenha que identificar (incluive eu), quero ver se depois vem para aqui dizer essas coisas...

Jorge Neves disse...

Tambem acho que não se deve publicar comentários vindo de anónimos( sem conta no Google) ou que não assinem o que escrevem.

Related Posts with Thumbnails