sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

POSTO DE TURISMO DE PENACOVA ENCERRADO AO FIM-DE-SEMANA


A maioria dos penacovenses ainda não terá reparado mas os poucos turistas que ainda vão passando pelo concelho já deram por ela: Penacova encerrou o seu posto de turismo ao fim-de-semana!

Ultimamente, muitos têm sido os turistas que nos têm vindo pedir informações aqui na Taberna sobre Penacova e nós lá temos ajudado na medida do possível, chegando mesmo ao ponto de “emprestar” as nossas meninas para guiá-los a determinados pontos da vila e do concelho.

Como não é normal uma vila turística ter o seu posto de turismo encerrado ao fim-de-semana, tentámos indagar junto das nossas fontes o porquê desta bizarra situação. E o que nos disseram, anotem se faz favor, é que a Câmara Municipal de Penacova considera um desperdício ter um funcionário de serviço ao Sábado e ao Domingo para receber os turistas que por aqui vão passando.

Pensam que é mais uma piada aqui da Taberna? Antes fosse. Mas, infelizmente, o posto está aberto durante a semana, encerrando precisamente nos dias em que a procura é maior.

Ganhamos nós, que assim sempre aqui vão caindo alguns desprevenidos e à conta disso temos facturado mais uns trocos.

18 comentários:

Anónimo disse...

Boa. Valente Tinto!
Só mesmo nesta terra provinciana...

Vocês tbem só se podem safar ao sabado, visto que ao domingo é mentira...

<abraço

Jorge Neves disse...

Penacova no seu melhor!
Podiam dar formação aos burritos que eles asseguravam o serviço ao fim-de-semana com visitas guiadas.

Rosado disse...

Os srs. taberneiros decidam-se! Se criticam por termos funcionários a mais então não digam que é uma má medida pouparmos em mão-de-obra de fim-de-semana para atender meia dúzia de turistas!

Marciano disse...

Para três ou quatro turistas pé descalço que por aí aparecem o melhor, mesmo, é encerrar não só ao sábado e domingo, assim como todos os dias!

Jorge Neves disse...

Se tinham funcionários a mais continuam a ter porque nenhum foi despedido. Como lá continuam deviam fazer uma escala de serviço onde fique contemplado o serviço de fim-de-semana.
Essa meia dúzia de turistas como diz, de certeza que passa a palavra a outra meia dúzia e assim sucessivamente, neste caso espero para bem de Penacova que não a passem pelos motivos mais óbvios.
Já chega o Centro de Saude de Penacova ou SAP como queiram chamar não ter urgencias às 4ª e 6ª feiras de manha.

Anónimo disse...

O que eu não acho bem é as nossas meninas andarem por ai a mostrar as belezas na vila e no concelho...não ta certo, muito me desiludem os Srs. Taberneiros por tal iniciativa!!! Quanto ao resto, lá devem ter entrado mais dois boys (com horário de função pública)...e claro, por cada dois que entram tem de se pré-reformar outro, de preferência dos mais antigos...

sjassuncao disse...

Isto é "uma no cravo, outra na ferradura", o Sr Presidente, vereadores e demais servos do PS, dizem "à boca cheia" que Penacova deve apostar no turismo! Apesar de anubciarem que são contra a construção da Mini-hídrica, não mostram qualquer inicativa disso mesmo! O cartaz da lampreia, é aquela cois castanha, que se pode ver...ah é a nova cor do Municío! Onde está a cor do brazão ou o verde das paisagens (está nos logótipos. Agora fecham o posto ao fim-de-semana, porque os (poucos) turistas que vêm a Penacova, não merecem ser bem recebidos, nem precisam de informações. Vêm o "Nós por cá" que até consegue dizer onde é a Livraria do Mondego!

Eu até tinha desistido disto! Mas não podia deixar em branco!

Anónimo disse...

O turismo em Penacova sempre foi uma miragem. Já nos tempos do PSD era assim. Mas estes cavalheiros e senhoras do PS que agora mandam e desmandam na cãmara, sempre prontos a gabarem-se das suas obras que ás vezes só eles vêem, estão a ir pelo mesmo e pelos vistos pior.
Cambada de incompetentes.
Votei neles em 2011 mas pelos vistos enganei-me.

Anónimo disse...

O sr. Sérgio Assunção deve andar distraido. E nunca o ouvi a criticar o executivo anterior quando essa situação se passou por diversas vezes. Houve muitas situações em que me dirigi com amigos aos sábados e Domingos ao posto de Turismo, para alugar o campo de ténis e o posto estava fechado. Ah pois, o Ténis, o que deixaram abandalhar, que nunca acabaram as obras, que deixaram fazer tudo e mais alguma coisa ao barraqueiro que lá estava. Agora estes que venham e fechem a porta.
Quanto á mini hidrica deve andar distraído mais uma vez.

Eu também já tinha desistido disto! mas não podia deixar em branco.

sjassuncao disse...

É pena que seja sempre em anonimato!
Eu até critiquei e até ao Presidente disse isso mesmo!
Quanto ao Ténis, pois o que se pode dizer... ideias até havia, e continuam a haver muitas! Olhe, quer mais uma! O parque de estacionamento, ficava melhor nesse local, do que em frente da Igreja Matriz de Penacova. Será que lembraram de consultar as entidades competentes?...

Anónimo disse...

As entidades competentes? quem? a igreja? já agora....Ou aquela entidades que eram constantemente esquecidas nas alturas de fazer candidaturas ao QREN ou Fundos Comunitários?.Ideias havia muitas? há pois devia haver...tipo aquele projecto para o parque do ténis, megalomano que um iluminado dizia que só custava 2 milhoes.Realmente as mentes brilhantes de Penacova começam agora a vir à tona. Por onde andaram durante tantos anos?quanto ao posto de turismo vou mais pelo pragmatismo. Ter um posto aberto com funcionários que a unica coisa que sabem dizer é sim com a cabeça? por amor da santa. Para estar aquilo aberto que fosse com um funcionário, neste caso 2 por fim de semana que falassem inglês, francês e tivessem noções minimas da história e localidadees do Concelho. Vá, tenha lá coragem então e diga nomes de funcionários com estes atributos. É que aposto mais uma vez,que se a câmara contratasse era falada por outros motivos de certeza.

Sérgio, critiquem sim senhor, mas vejam antes o que fizeram ou não fizeram para trás.

quanto a mim, assunto encerrado.

Sonia Chelinho disse...

Muitos como eu julgaram que a aposta no turismo era um bandeira deste executivo mas decididamente que o fecho do posto de turismo em dias potencialmente com maior afluxo de pessoas não vem melhorar as coisas.

Ainda que se tomem outras (boas) medidas como a publicidade ao fim de semana da lampreia do MB ou a produção de folhetos esteticamente agradáveis (embora com falhas ao nível da tradução português-inglês), este encerramento transmite um ideia completamente contrária à de uma aposta no turismo! Mesmo que o afluxo de pessoas seja muito baixo, o passa palavra é muito importante e, neste caso, só poderá incentivar a fuga dos poucos turistas que ainda nos visitam.

E a falta de formação não é desculpa absolutamente para nada! O que não falta por aí são (bons e maus) cursos de formação e concerteza que todos, câmara e os próprios funcionários sairiam beneficiados por melhorarem as suas competências e assim poderem prestar um melhor serviço.

E a

Anónimo disse...

... fecharam o posto de turismo,porque foram todos para a lampreia!... o tacho é grande...!

Jorge Neves disse...

Quem pagou o tacho?
Do proprio bolso ou a autarquia?

Anónimo disse...

Mais uma vez , onde andava o Conta Peso e Medida há 10\15 anos atrás quando passava pelo posto do turismo e o via fechado???não me diga que tambem deu esse recado ao anterior presidente? se deu, foi mais um de muitos que caiu em saco roto.
Só mesmo por inocência v. exas não sabem porque estavam funcionários no posto de turismo antigamente. bastava estar atento e ver quem eram as senhoras. Mas não, sou eu que sou maldoso e só eu é que sei porque o trabalho de fim de semana só era distribuido por aquelas 2 ou 3 senhoras.

Anónimo disse...

Eu acabo por perceber como está o país quando vejo a escrever que o castanho é a nva côr do municipio.
O que é que o brazão tem a ver com a imagem que alguem queira dar a alguma coisa? olhe, só um conselho, veja nos municipios de Penela, Montemor, Cantanhede, Coimbra, que por acaso sao da mesma côr politica que o sr. quanto foi gasto na criação das novas imagens. E depois diga sinceramente se são mais bonitas que a actal imagem de penacova. Sim, porque nessa eu vejo o castanho e o verde que você falou.
Acabei de ler a acta da assembleia municipal onde o Eng. tambem esteve presente e até apresentou um voto de louvor. Mas vejo lá as posições sobre a mini-hidirca. Não me diga que tambem era um dos arrepiados de frio na foto do Caneiro?

Sonia Chelinho disse...

Meu caro e sapiente anónimo, humildemente reconheço que há 10, 15 anos não conhecia a situação do posto de turismo..mas por favor não tente desviar as atenções porque se no passado as coisas não funcionavam bem ou se havia favorecimentos de alguma espécie, os erros, a terem ocorrido, não servem de maneira alguma para desculpar ou branquear aquilo que se passa no presente e que é claramente negativo para a imagem do concelho.

Anónimo disse...

Meu douto e venerável Com Conta Peso e Medida, por onde andou a sua mente brilhante nos últmos 20 anos?
Então agora não sabe como andou o posto de turismo nos ultimos 10|15 anos? e por milagre começou a interessar-se agora?
tá bem. canta bem mas não me alegra.

Related Posts with Thumbnails