sábado, 15 de janeiro de 2011

FINALMENTE, ALEGRE VEIO À TABERNA

O candidato à Presidência da República esteve, finalmente, no nosso estabelecimento. Entrou de passo firme, boné, sobretudo, cofiando a barba de mão esquerda (claro!), acompanhado de alguns apoiantes do BE, uns poucos do PS (para disfarçar que o apoiam) e alguns de Penacova.
Foi um momento tenso, já que o PS, como é mais ou menos público, não recomenda a nossa Taberna, apenas porque não alinhamos nas suas ilusões e resistimos à castração da opinião pública que sobretudo o PS nacional vem praticando de há uns anos para cá...
Alegre, ao entrar, meteu-se com a Marlene, ainda vestida de vermelho
"- A menina é um perigo para os homens, como Cavaco é para a democracia!"
e Marlene com aquele sorriso de rosas e cerejas, vermelhas deixou-o para se dedicar ao serviço, já que a Taberna estava cheia, talvez não percebendo bem o alcance da frase do candidato. A cultura de Marlene é restrita e passa, feliz e essencialmente por ser  sempre bonita e  fazer os seus patrões taberneiros felizes, bem como a clientela em geral.
Um outro cliente que estava ao balcão, Jorge Pitosco da Ponte, sem modas de veneração ou laudatória pose rendida, perguntou:
"- Oh Dr. Alegre! Depois do 23 de Janeiro, que título é que vai dar ao livro que escreverá sobre como se perde um milhão de votos? Deixe-me adivinhar: 'O menino que pregava pregos em duas eleições com a cabeça e as perdeu'?"
Da face da Alegre desenhou-se um sorriso quase amarelo, com este retorquindo:
"- Caro amigo! Eu vou vencer! Cavaco e a direita, juntos, iriam estiolar a democracia. Correremos o risco de Portugal se tornar um feudo direitista, fascista, salazarento e sem liberdades! O livro que vou escrever intitular-se-á: 'O homem que pregou numa tábua num algarvio sem cultura!"
A Taberna irrompeu num aplauso, com o nosso rafeiro Bagaço a latir ao fundo do balcão enquanto descosia o sono na sua cesta; a Alzira a estremecer a esfregona com que ia limpando a cozinha; a máquina de flippers a dar o 'tilt' mesmo antes do Zé Canecas do Azevinheiro lhe acertar com o habitual pontapé. 
Digamos que a democracia que se respira na Taberna fremitou. Não por ter sido ameaçada, mas porque a sobrecarga de democratas provoca overloads nem sempre fáceis de gerir.
A concentração de jacobinos de Alegre e socialistas de pacotilha em bicos de pés dá-se a "diferenças de pressão"...
A comitiva partiu, ruidosa, espantando à força de berros e palavras de ordem de tom serôdio, o medo sobre elas pairante, por via de uma esperada e humilhante derrota!
A Taberna, já posta no habitual sossego, permanece, certamente, para além desta gente e das suas "certezas".

3 comentários:

Jorge Neves disse...

Alegre mais não passa do maquenista do comboio fantasma deste (des)Governo.

O TRAM-TRAIN FANTASMA DA LOUSÃ
Esta história, que cantamos, é surreal,
não é crível, ninguém vai acreditar,
foram homens que acordados, a brincar,
olhando a Lua, se puseram a sonhar;
Imaginaram que eram donos de um Império,
planearam dar a volta ao hemisfério,
fizeram estudos, concursos internacionais,
só então viram que era ambição a mais;

ONDE ESTÁ O METRO?
OU O TRAM-TRAIN?
É UM TREM FANTASMA
QUE ASSOMBRA A LINHA DA LOUSÃ.
Somos povo humilde e trabalhador,
não nos tomem por lorpas de afeição,
temos honra, dignidade e muito amor,
nossa história foi feita a lavrar o chão;
Não queremos mais do que é nosso por razão,
temos orgulho na nossa simplicidade,
nos contratos, celebramos com a mão,
as escrituras com a nossa seriedade.

Anónimo disse...

Os homens é que são um perigo para a bela e inocente Marlene...mas a protecção dos taberneiros é infinita. O candidato do Bloco, apoiado pelo PS, pode ir caçar para outra freguesia.

Anónimo disse...

Alegre, saiu triste de Penacova.Mas sempre veio a taberna!È de lamentar que Alegre sempre se fez acompanhar por alguem, que a muito estava adormecido...mas acordou nas "Autarquicas". mas acordou com o mesmo "Ar" de outrora.Ao menos que o "herdeiro" que ficou com "os livros" lhe diga: PAI!chega-te mais para tras! ja controlo a assembleia...a secretaria dele...os vereadores...ja não deves estar a preocupar-te...só se o Alegre der um empurrão na nossa federação...

Related Posts with Thumbnails