quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

VITORINO NEMÉSIO REVISITADO


Eu bem queria evitar o assunto do mês em Penacova, mas como o já mítico laçarote é alvo de chacota por esse país fora (como alguém já disse por aqui), atrevi-me a repisar o assunto e, a propósito, evocar Vitorino Nemésio.

Se Nemésio fosse vivo, como escreveria ele hoje sobre Penacova? Falaria das águas poluídas do Mondego? Inspirar-se-ia nas extensas matas de acácias e eucaliptos? Não me parece. Só sobraria mesmo a penedia, que essa não muda, ou muda muito lentamente.

Daí que eu, depois de mais uma olhadela para o laçarote que “enfeita” os Paços do Município, me tenha lançado na blasfémia de mudar as mais famosas palavras de Vitorino Nemésio sobre Penacova.

Ontem:
"É preciso chegar às abertas e miradouros para achar a razão de ser da fama de Penacova que é o seu admirável panorama de água, pinho e penedia." (Vitorino Nemésio)

Hoje:
É preciso chegar ao Largo do Terreiro para achar a razão de ser da fama de Penacova que é o seu abominável panorama de foleirice, despesismo e penedia. (José António Duarte)

8 comentários:

Anónimo disse...

Mas quem será o Christo e a Jeanne-Claude desta delicia?...

Anónimo disse...

Travanca tambem já enfeitou a junta com um laçarote

Anónimo disse...

Mau gosto sempre foi uma marca de Penacova. Essa paisagem merecia outros hábitos. Mas de quem não sabe, de quem não conhece, não se pode esperar mais.
O que me chateia é que existem pessoas com bom gosto oriundos de Penacova aí a viver e também espalhadas por todo o mundo e a fazer coisas com qualidade.
Claro essas ao verem este estado de desgraça da vida cultural penacovense a cair na pirosisse mais pura, nao sentem vonytade nenhuma de ali voltar a viver.
Se, grande esforço recordo um designer português a trabalhar com projectos na área da música em Portugal, Inglaterra...
Outro, director de uma agência de design sediada em Nova Iorque e com filiais em Singapura e outras capitais do mundo (o director geral é Penacovense). Isto para falar apenas nesta área.
Tenho quase a certeza que estas pessoas teriam capacidade e estariam livres para, pelo menos, serem melhores conselheiros. Acredito nisso porque estas pessoascontinuam a gostar e a regressar a Penacova, e também a lamentar sucessivamente estas opões. Há uma diferença: não são nem querem ser políticos.
É revoltante e triste olhar para isto. Eu nem queria acreditar quando vi esta imagem.
Essa é a crise de Penacova e que já não é de agora. Infelizmente quem tem tido o poder e quem o tem agora (para grande desilusão minha pessoal. o Humberto é meu colega de escola), continua cada vez mais no desconhecimento. Sabe-se de esgotos, de alacatroes, estradas florestais e tal. Mas e o resto? Sabem que existem mais aspectos de que o poder político (mesmo local) deve cuidar? Se não sabem, chamem quem sabe. Sejam competentes nas áreas que conhecem. E assumam o que desconhecem!

A. Padilha

desiludido disse...

Se a moda pega, não tarda temos a assembleia da republica tambem de laçarote. Pobres na carteira e pobres nas ideias. Como vai o nosso querido Portugal.

Jorge Neves disse...

Aproveitem o laçarote para fazer um nó de gravata mas bem apertadinho.No minimo podia ser azul e branco que são as cores de Penacova.

Anónimo disse...

Caro Jorge, está redondamente enganado!!! Até essas cores foram ignoradas por este executivo, ao aceitar um logótipo de cor castanha.
Essa é a nova cor de Penacova!
Uma cor triste! Fazendo lembrar a monotonia constante de Outuno, a entrada em tempos frios, ventosos, chuvosos...
Para mim, não é uma cor apelativa!

O bipolar disse...

É a tragédia e o horror!
Esta malta fala de enfeites de natal como se fosse a pedra basilar para uma vida melhor. Onde é que os enfeites de natal,seja um laço ou sejam luzes(São ambos maus, e o primeiro não gasta energia), é importante para o nosso concelho??!
Em vês de se criticar coisas importantes como a cultura( O pior município que conheço neste campo), o emprego etc, vejo com espanto que um simples enfeito de natal é digno de uma "escandaleira". Penacova não está mal por causa do laço meus amigos, neste contribui em nada para melhorar ou piorar o concelho. A politica é só "drama queens" e por isso cada me merece menos respeito.

Jorge Neves disse...

Como disse alguem hoje na SIC, só falta mesmo o punho no meio do laço.
É com muita tristeza que vejo Penacova a ser gozo nacional devido a um laço tambem de mau gosto.

Related Posts with Thumbnails