sexta-feira, 8 de outubro de 2010

BALANÇO DO 1º ANO DE PS NO MUNICÍPIO DE PENACOVA - A ANÁLISE DE AUGUSTO BORRALHO


Como faz por esta altura um ano que os socialistas ganharam as eleições para a Câmara Municipal de Penacova, o Homem das Tabernas aproveita para trazer aqui um primeiro balanço do trabalho feito pelo actual executivo desde Outubro do ano passado.

E como temos sido acusados de sermos muito incómodos para o poder instalado (e que bem que isso nos fica), ao ponto de sermos frequentemente ameaçados e insultados, optámos por chamar alguém completamente independente (este sim) para nos dar a sua desprendida visão do que tem feito a equipa socialista, “liderada” por Humberto Oliveira.

Augusto Borralho (candidato indepentente derrotado nas últimas eleições), um homem desassombrado que não precisa do poder instalado em Penacova para nada, fez a sua penetrante análise ao balcão da Taberna, enquanto se atirava a uma bela morcela e a um Quinta da Vegia (Dão tinto, 2008):

Ao contrário do que possam pensar (porque fui candidato contra estes meninos), eu até acho positivo este primeiro ano de Partido Socialista à frente da nossa querida terra. Se não vejamos:

- Criaram o primeiro Festival da Lampreia no concelho. Antes tínhamos um mero Fim-de-semana da Lampreia que, ainda que tivesse mais movimento, não tinha um nome tão sonante. Uns visionários, estes rapazes;

- Numa época de crise mundial, têm sabido dinamizar a indústria automóvel internacional que se encontrava em lenta agonia, pela aquisição que têm feito de modernos carros para os altos dirigentes da Câmara. Nesse aspecto, o Engenheiro Maurício não sabia pensar em grande, como este executivo faz;

-Diminuíram a taxa de desemprego no concelho (pelo menos entre socialistas). Ele nunca se viu tanta cara nova a gravitar à volta da Câmara. E todos com um delírio comum: acham que os socialistas são gente confiável e útil ao país;

- Tiveram a ousadia, no ano passado, de montar uma verdadeira iluminação de natal que revolucionou a vida nocturna na vila. Sei de pelo menos 3 pessoas que vieram a Penacova de propósito para ver as nossas luzes a piscar;

- Dinamizaram a cultura popular/brejeira no nosso concelho, com a contratação dos melhores artistas dessa área. Aliás, se Penacova não tem apostado na música pimba, muitos dos seus munícipes morreriam sem saber o que isso é, o que seria uma pena;

- Colocaram Penacova no mapa do desporto nacional, ainda que pelas piores razões, já que somos gozados por não conseguirmos agora realizar uma simples prova de triatlo. Mas, como dizia alguém, bem ou mal, o que interessa é que falem de nós;

- Conseguiram poupar em algumas mordomias, como nos transportes das crianças, acabando com algumas ligações do Centro Escolar a povoações mais próximas. O Eng. Maurício, nesta matéria, era um esbanjador. Com o dinheiro que agora se poupa, já vamos com certeza ter umas festas do município ainda mais abrilhantadas, que é o que o povo gosta;

- Criaram um superavit democrático no concelho de que já não havia memória por estas bandas. A forma como são hoje conduzidas as Assembleias Municipais deixa orgulhosos todos aqueles que pugnam pela liberdade de expressão;

- Endividaram o município como deve ser, que foi mais uma coisa que o anterior executivo não soube fazer. Agora sim, já nos podemos comparar com municípios como Vila Nova de Poiares e afins;

- Ah, já me esquecia, também arrancaram umas ervas na Livraria do Mondego;

Perante tudo isto, só podia mesmo dar nota positiva ao primeiro ano de gestão socialista em Penacova, pelo que o Sr. Presidente escusa de andar a ameaçar por tudo e por nada que se vai embora. (Augusto Borralho)
___________________

Depois de Borralho, aguardamos agora as eruditas palavras do sociólogo Algeroz, que passará por aqui brevemente para deixar a sua apreciação sobre o assunto em análise. E o mesmo poderão fazer os estimados clientes, na nossa caixa de comentários.

15 comentários:

Anónimo disse...

Publiquem se quiserem,visto que ultimamente só publicam as "verdades" laranjas. Deixo aqui um apelo a todos os simpatizantes do Partido Socialista que deixem de comentar aqui. Já se viu a orientação deste blog por muito que repitam que é de caracter ficcional.
O blog que continue a ter muitas visitas e comentários laranjas. Já que acabaram com o blog deles após as eleições que se divirtam aqui uns com os outros. Ah, e que daqui a 3 anos voltem para a Câmara. É tudo o que posso desejar a todos os penacovenses que se continuam a identificar com algumas pessoas que aqui comentam.

Anónimo disse...

Pois é. A verdade é tão cortante que já faz os socilistas tocarem a rebate para, imagine-se, boicotarem esta taberna. Esta atitute é uma espécie de reconhecimento da nulidade que foi este ano de ps na camara e de que os taberneiros souberam ir tocando nas feridas.

Anónimo disse...

Muito bem Sr Anónimo das 00:39, deixem de comentar, que certamente ficaremos a ganhar em nível de educação e inteligência.

Mas, Sr Augusto Borralho, peço desculpa pela observação, esqueceu-se de que foram atribuídas as culpas do endividamento da Câmara Municipal ao executivo anterior, pelas obras realizadas no nosso concelho. As obras que tão bem foram apelidadas no jornal de campanha, como sendo do Partido Socialista, afinal são agora chamadas de: obras do anterior executivo.
O Centro Educativo, que agora está muito mal, era uma das obras mencionadas no dito Jornal de Campanha, como sendo obra do PS. Afinal, agora já não é! É uma obra do Sr Engº Maurício (nem sequer é do executivo anterior, pois também havia socialistas por lá), porque parece que agora está a dar problemas. Enfim...

Gilberto disse...

Diz a sabedoria popular que “quem não se sente, não é boa gente”, mas existe também o “quem não quer ser lobo, não lhe veste a pele”.
Servir o povo não é nada fácil, e quanto mais perto/acessível estivermos, mais difícil se torna.
Sobretudo nós os ”eleitos”, que acabamos por sermos visto pelos eleitores como um tipo de “propriedade”.
Por muito que se faça, nunca se consegue agradar a todos, e a critica surge depressa demolidora, grande parte das vezes sem grande justiça/fundamentos.
Isso acaba por fazer grande parte do nosso dia a dia, para podermos dormir a noite, temos que aceitar/respeitar, e aprender a viver com isso.
Eu tenho andado por aqui de cara destapada e obviamente, parafraseando o Paulinho das Feiras: “Eu Fico”.
Irei continuar a acompanhar este espaço, e a meter o bedelho/veneno sempre que me apetecer.

Anónimo disse...

Só um a parte para o primeiro anónimo, para além de ser do PS deve ser também Benfiquista. Eu não tenho nada contra eles..., mas, como eu ia a dizer, está a solicitar que os simpatizantes do PS deixem de comentar neste blog, assim como fez o corpo dirigente do Benfica, ao apelar aos seus adeptos de não irem aos estádios quando o Benfica jogasse fora, isto depois de o Benfica perder 3 vezes seguidas. Coisa que já não se via há décadas. Coitadinhos... Eu pessoalmente não sou de nenhum partido e também não o conto ser brevemente, quem sabe um dia..., no entanto, o que se escreve neste blog, dá para compreender um pouco do que se passa e não passa no concelho. As verdades acabam por se saber, mesmo sendo este blog, tendencialmente ficcional. Verdades estas que parecem incomodar muito este nosso primeiro anónimo. Pelos vistos a carapuça serve-lhe bem. E se lhe serve assim tão bem, porquê comentar como anónimo... Dê a cara, ou outra coisa, se assim lhe apetecer, já que foi o seu partido que aprovou o casamamento entre pessoas do mesmo sexo.

Jorge Neves disse...

Nem balanço merece devido à tanta falta de trabalho feito com proveito.
Unica nota possitiva vai para as constantes reportagen nos jornais, mas isso tambem se deve á influencia do PS na comunicação social atraves dos subsidios atribuidos.

Anónimo disse...

Antes de tudo, quero dizer que votei PS nas eleições de há um ano e que não aceito sugestões de nenhum boyzinho para não escrever aqui ou acolá. Quanto ao primeiro ano de ps na camara, ainda é cedo para fazer julgamentos preciitados. Ainda tenho esperança num bom mandato, ainda que, confesso, o Humberto me esteja a desiludidir em muitos aspectos, já que foi por ele que votei.

Anónimo disse...

Ai meu Deus, somos tantos desiludidos com ele. Eu acho que ele tem que agarrar o Município e este concelho e moldá-lo à forma dele.Não deve andar a entregar tudo aos outros, para se ver livre de trabalho. Se ele quiser, eu ainda acredito que é possível, apesar da falta de jeito.

Anónimo disse...

Curiosamente, nenhum simpatizante deste executivo veio ainda contrariar qualquer um dos pontos da análise do Borralho.

Anónimo disse...

Receberam ordens internas para não comentar. Por outro lado estão a ver quem ganha a distrital!

Anónimo disse...

Ordens não confirmo. Mas posso informar os senhores taberneiros que já foram motivo de conversa em reuniões do ps local, em que foi aconselhado não frequentar a Taberna. Ponham-se a pau, se não levam, como dizia o outro.

AL disse...

Mal vão as coisas quando um partido que está no poder está preocupado com um blog...
Mais original é a ideia de o boicotar.
Este PS-Penacova aprendeu rápido com a "escola Socrática", que não a grega, claro, mas a do Largo do Rato...
Vendo o que vai pelo país, deviam temer o pior!

PalermaAnónimo disse...

Bom Dia!

A atitude do PS face a este Blog fez-me lembrar a do Dr. "que não defendeu a sua honra na assembleia" e dos seus 'seguidores'!

Caro Borralho poderá acrescentar à sua lista o Mega(em preço) investimento na logomarca e o vistoso stand utilizado na CIC e na EXPOFACIC('tenda' de peças de vidro)

Jorge Neves disse...

Convite para o aniversário da Rua do Ramal de Chelo

O bebé chamado Rua do Ramal de Chelo, que é nada mais que a estrada que liga a Robordosa a Lorvão (Terra onde se encontra O Mosteiro de Lorvão um dos mais antigos da Europa, já que a sua fundação remonta a meados do século sexto, de acordo com as memórias relatadas pelos cronistas monásticos, corroboradas por uma pedra de ornato visigótico que se encontra incrustada na torre dos sinos) está quase a fazer o seu primeiro aniversário se a memoria não me atraiçoa.
Deixo aqui o convite ao Sr. Presidente da Autarquia de Penacova, ao Sr. Presidente da Junta do Lorvão e ao Presidente das Águas de Coimbra para estarem presentes e se possível que levem uns doces tradicionais de Lorvão, umas Nevadas de Penacova, que eu ofereço o bolo de aniversário com o formato do Órgão de Tubos do Mosteiro de Lorvão.
O meu desejo é que o festejo deste primeiro aniversário seja de forma pública, para agradecer o mau estado que a estrada se encontra devido às obras que se iniciaram e não acabaram e que se encontram praticamente suspensas.
O Ramal de Chelo, está com valas abertas, algumas com bastante profundidade, dificultando a passagem a pé dos peões, bem como da centena de veículos que por ali passam diariamente, incluindo os transportes escolares. Nem as camadas de terra e de “entulho” que alguns populares colocam nas referidas valas para minimizar os saltos que os veículos dão ao passar resiste mais que meia dúzia de horas, para já não falar nas “novas” tampas de saneamento que se encontram alguns centímetros abaixo do nível da estrada, dos buracos com diâmetro bastante considerável que colocam em risco quem por lá circula, onde ainda vai resistindo alguma defeituosa sinalização dos mesmos (já parei varias vezes para colocar os respectivos sinalizadores de obras que por lá se encontram em mau estado) e das viaturas da empresa responsável pela obra que se encontram estacionadas na berma da estrada mais precisamente nas curvas com menor visibilidade.
Por toda esta situação, gostava de festejar o aniversário da obra de forma pública, com os representantes das referidas Instituições, para ver se desta forma no menor espaço de tempo se põe fim a esta vergonha, antes que aconteça algo de mais grave, pois segundo me informaram a empresa se encontra na falência.
Podem ver as fotografias aqui:
http://independentepelafregueia.blogspot.com/2010/10/convite-para-o-aniversario-da-rua-do.html

Anónimo disse...

E assim se faz um ano de ma politica...

Related Posts with Thumbnails