terça-feira, 14 de setembro de 2010

ESCÂNDALO GASTRONÓMICO: CHANFANA SERVIDA NA POIARTES 2010 FOI FEITA EM PENACOVA!


O Homem das Tabernas já uma vez tinha exaltado as ímpares qualidades da chanfana feita no nosso concelho (ler aqui poema apologético) e, pelos vistos, tinha razão.

Então não é que a chanfana servida na última Poiartes foi todinha feita por cozinheiros/chefes penacovenses? Podem crer que é verdade. Apesar de ser um zeloso defensor dos seus produtos autóctones, Jaime Soares tem a consciência de que, no que toca à gastronomia, Penacova é imbatível. Na edição passada da Poiartes, foi até confrangedor ver os turistas e apreciadores de chanfana desabafarem que o que estavam a comer nem era “mau de todo mas, enfim, faltava qualquer coisa”. Alguns mais desbragados desembucharam mesmo que “em Penacova é que se come boa chanfana”, o que deixou os empresários locais (e o Presidente, quando soube) à beira de um ataque de nervos.

Assim, este ano decidiram não correr riscos e encomendaram a confecção da iguaria a cozinheiros(as) penacovenses, sendo que outros donos de restaurantes optaram mesmo por contratar especialistas de Penacova para tomarem conta das cozinhas durante o certame deste ano.

Dizem as críticas que este foi o ano em que, apesar da crise, mais chanfana saiu.

8 comentários:

Anónimo disse...

O Jaime Soares só não pediu "conselhos" ao camaradas partidários de Penacova na altura de fazer o açude. Foi comer e calar.

mouramortino disse...

Antes de falar na chanfana vamos ao mais importante:
- O crédito da imagem pode ser em vinho na taberna?

ó homem das tabernas olha que a melhor chanfana era a das tasquinhas não a dos restaurantes... heheheheh

Anónimo disse...

Caro Mouramortino,

É claro que pode passar aqui na Taberna para beber um copo e ...provar a nossa chanfana.

Anónimo disse...

Estes gajos sempre a malhar no ceguinho, dão cabo da cabeça a qualquer um. Mas afinal quem é que aprovou o projecto do açude?
Não foi o INAG?
Os colegas partidários até se davam mal com o Jaime Soares, por essa e por outras que ele fez.
Não fizemos nós também um açude? Ou melhor dois? E aqueles dois enormes, que não deixam mesmo passar os peixes e derreteram tudo o que havia da Raiva para cima?
Acho que realmente o açude não está bem e tem que se encontrar uma solução, mas de que vale referirem-se a isso como se o PSD tivesse alguma culpa. Então o de Coimbra foi culpa do PS?
Ai Penacova, sempre a mesma coisa!

sjassuncao disse...

Caro anónimo das 11:50, esta dos açudes toca-me particularmente, uma vez que participei na sua construção. Estas obras no nosso muiquerido Rio Mondego, eram parte integrante da empreitada da Mini-Hidrica, sendo a empresa responsável pela sua execução a Hidroeléctrica de Penacova, com sede na área metropolitana do Porto (coisa que nunca entendi). Os projectos foram apresentados e aprovados pelo INAG e Ministério do Ambiente, corria o ano de 2003, quando se iniciou a sua construção.
Os açudes possuem passagem de peixe, np Porto da Raiva na margem esquerda e na Foz do Alva na margem direita. há já algum tempo que não os visito e não poderei afirmar se as passagem estão desobstruídas, mas foram executadas, isso posso afirmar.

Anónimo disse...

Todos foram aprovados pelo INAG, tanto esses de que fala, como os outros todos por aí abaixo. Porque só se há-de falar no da Rebordosa?
Os grandes que eu dizia, são a barragem da Raiva e da Aguieira.

Jorge Neves disse...

E a Ponte do Açude tambem não é grande?
O Sergio tem toda a razão, existe passagem de peixe. E A MANUTENÇÃO DOS AÇUDES?

ToneDaTasca disse...

aaaaaahhhh, agora sim...passadas as férias, as três medalhas da taberna tão de novo juntas...ooooohhhhh menina Alzira, faz favor de botar aqui pró balcão um jarro de tinto......gluuugluuup, gluuupgluuup, aaaaahhhhhh...oooooohhhh Sr. José e sabe uma coisa...andei ali a vindimar pá Lucília de Cácemes e, e, e...eghhh uuup e dizia-me ela que agora as consultas vão ser pagas e a doutores particulares...olhe é por essas e por oitras que aqui o Tone vai continuar o tratamento como tem feito até aqui, não há nada que chegue à medicina popular e aos remédios com séculos de provas dadas...ooooohhhhh menina Marlene, faz favor de servir um prato de chanfana àlá Penacova e bote um tinto pácompanhar...gluuupgluuup, gluuupgluuup, aaaahhhhhh.....isso, isso menina Marlene, não perca o embalo, se a menina não demorar a deitar, aqui o Tone a beber também é um instante....aaaaahhhhhhh, gluuupgluuup, gluuupgluuup....assim, sim...o comer e o beber até fazem com que um Homem re,re, re...juvesneça uns trinta e picos anos...uma pessoa fica cá cum peito.....

Related Posts with Thumbnails